60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR APROFUNDADO SOBRE O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DAS EDUCADORAS.

DIANA ALVES DA SILVA1

1. FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS - JABOTICABAL - FESJ


INTRODUÇÃO:
O presente estudo objetiva explorar os desafios e exigências presentes na atuação do professor de Educação Infantil, de forma que, sejam apresentadas questões que proporcionem conhecimento teórico em relação a definições e considerações que compõem a realidade dessa categoria profissional. É produto da imensa necessidade em trazer para espaços de discussão, a representação social das mulheres educadoras. Sob uma grande expectativa de que possam ser retratadas, tal como são “Profissionais da Educação”, uma vez considerado que, se faz extremamente necessário e urgente direcionarmos uma atenção maior para as questões que envolvem o educador de infância na realidade atual e o seu processo de profissionalização docente. Tal objetivo pauta-se, portanto, na constatação da existência de concepções um tanto quanto ultrapassadas de que o exercício docente com crianças pequenas não possui caráter profissional, concepções essas, ainda muito presentes no imaginário de uma grande parcela da sociedade brasileira. A construção do título “Educação Infantil: um olhar aprofundado sobre o processo de profissionalização das educadoras” sugere que discorramos sobre as necessidades formativas e reflexivas por parte dos profissionais que compõem o quadro docente das instituições de Educação Infantil.

METODOLOGIA:
Para a elaboração deste estudo, nos utilizamos de pesquisa bibliográfica, apresentando autores da área tais como: Sonia Kramer (2002); Carmem Maria Craidy (2002); Zilma de Morais Oliveira(2003) que serviram como pano de fundo para uma compreensão efetiva das concepções que inspiraram um novo perfil profissional, perfil este, evidenciado atualmente no trabalho pedagógico em Instituições de Educação Infantil, assim como nos processos de formação inicial e continuada. O respectivo estudo exigiu que nos apropriássemos também de determinados conteúdos de documentos nacionais tal como, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O tema tratado nos permite construir um entendimento histórico-social acerca da profissão docente, abrindo espaços também para a discussão das principais temáticas que envolvem a Educação Infantil, visando com esse estudo contribuir de forma relevante para a melhoria da imagem social dos professores, uma vez que se fundamenta na expectativa de suscitar no leitor um olhar mais aprofundado, uma visão mais critica e menos “superficial“ do papel que vem sendo desempenhado pela respectiva profissão no cenário educacional e social.

RESULTADOS:
De início, discorremos acerca da importância da Educação Infantil no cenário da Educação brasileira, sabendo que esta é reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, como etapa inicial da Educação Básica. Soubemos que é muito importante a posição ocupada por este nível de ensino na esfera social, atentando-nos para a significância do respectivo papel social exercido pela a Educação Infantil, enfatizando sua influência no desenvolvimento humano, em seus diferentes aspectos. Em um segundo momento nos apropriamos das razões que estipularam o magistério primário como uma carreira exclusivamente feminina. Neste ponto do estudo foi possível constatar quão grande foi a luta das educadoras infantis na busca pela emancipação. Frente às discussões apresentadas neste estudo, constata-se a responsabilidade do educador infantil para com o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos, destacando-se o fato de que não podemos nos esquecer que a efetivação de uma política de qualidade e seriedade, tanto para a formação inicial, quanto para a formação continuada na qual se contemple respeito, valorização, motivação e reconhecimento dos profissionais da educação infantil é emergencial e necessária, devido a nova demanda e necessidades atuais atribuídas ao educador.

CONCLUSÕES:
Podemos concluir assinalando que, a condição do profissional de Educação Infantil, já avançou, em muito, no quadro da Educação brasileira, mas acreditamos que há muito que se fazer, em relação à continuidade e a melhoria deste nível de ensino no país, se considerarmos que, as expectativas de atender adequadamente todas as crianças decorrem de um processo consideravelmente paulatino. Embora em termos formais, a Educação Infantil se destine, democraticamente, á todas as crianças em idade pré-escolar, se transportarmos esse embasamento para a realidade de muitos municípios brasileiros, verificamos que um notório número de instituições declaradas aptas para o atendimento infantil ainda não desenvolveu concepções tão amplas acerca do papel social e educativo do atendimento que oferecem e que tão pouco possuem recursos considerados suficientes para a promoção do desenvolvimento integral do público que atendem. Fatores dessa ordem, geram desprestigio profissional, que somados a feminização do magistério para o exercício na Educação Infantil, cooperaram para o enfraquecimento da união da categoria e acirraram uma luta desbravada, por parte das docentes, contra preconceitos e estereótipos em relação a sua profissionalidade e a sua respectiva competência para a função educativa.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  PROFISSIONALIZAÇÃO, DOCENTE, VALORIZAÇÃO

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