60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 4. Planejamento Urbano e Regional

A FUNCIONALIDADE DAS ECOTÉCNICAS NOS ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS BRASILEIROS

Thalita dos Santos Dalbelo1
Vanessa Gomes da Silva2

1. UNICAMP - FEC
2. Profa. Dra. - UNICAMP - FEC


INTRODUÇÃO:
Principalmente após a realização da Conferência “Rio + 10”, Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, muitas soluções já estão sendo utilizadas a fim de reduzir o impacto ao meio ambiente causado pela exploração desmedida dos recursos naturais. Nesse sentido, a tecnologia uniu-se a ecologia, criando e resgatando as chamadas ecotécnicas, que procuram atender ao padrão sustentável de não agressão ao meio ambiente, sem o uso de produtos tóxicos, considerando o ciclo de vida dos materiais utilizados, sua reciclagem e o conforto aos usuários. Tais técnicas têm sido crescentemente aplicadas na construção civil e em assentamentos sustentáveis que vêm se formando no Brasil. O objetivo dessa pesquisa foi identificar e catalogar as ecotécnicas aplicadas na construção e no funcionamento dos assentamentos sustentáveis do estado de São Paulo a fim de expandir esse conhecimento à comunidade universitária e geral, como uma nova alternativa para técnicas de construção, principalmente as que são utilizadas em habitações.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada através de visitas aos assentamentos: IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica – Ubatuba, SP; Ecovila Clareando – Piracaia, SP; Yamaguise – Jaguariúna, SP; Universidade Espiritual Bhrama Kumaris – Serra Negra, SP e ONG Plantando Paz na Terra – Campinas, SP. Esses assentamentos foram encontrados através de suas próprias divulgações em meios de comunicação. Durante as visitas foram coletados dados referentes às ecotécnicas por eles utilizadas, como a técnica, a construção, sua receptividade pelos usuários e seu caráter ecológico e sustentável. A fim de melhor compreende-las, foram realizados cursos, como o curso em construção com terra crua, com bambu e o curso de concepção e funcionamento de ecovilas. Após a coleta desses dados, foram realizadas comparações às fontes bibliográficas a fim de analisar as possibilidades de implantação dessas ecotécnicas nos grandes centros urbanos.

RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa envolvem uma polêmica discussão em torno da localização e do público abrangente dos assentamentos sustentáveis visitados. Em sua maioria estão localizados em áreas rurais e distantes dos centros urbanos, tendo como visitantes e moradores (usuários) pessoas vinculadas a um dado movimento ou corrente filosófica a que cada um dos assentamentos está relacionado. Isso acabou dificultando a real aplicação das ecotécnicas catalogadas no cotidiano da população urbana. Por outro lado, através das visitas foi possível compreender o funcionamento das ecotécnicas e o fator sustentável e ecológico embutido em cada uma delas.

CONCLUSÕES:
Quando comparamos os resultados obtidos com os objetivos da pesquisa, concluímos que foi possível realizar o levantamento das ecotécnicas que estão sendo utilizadas pelos assentamentos a fim de torná-los sustentáveis em alguns quesitos, bem como analisar se a sustentabilidade proposta é de real funcionalidade, divulgando esses conhecimentos no meio acadêmico. Em termos da aplicação dessas ecotécnicas nos centros urbanos, concluímos que ainda existe um impasse com relação à localização e a disponibilidade dos recursos naturais encontrados nas cidades.

Instituição de fomento: CNPq - PIBIC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  ecotécnicas, eco-construção, sustentabilidade

E-mail para contato: thadalbelo@yahoo.com.br