60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

A REALIDADE DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO COM BASE NOS NOVOS PCNS: UMA EXPERIÊNCIA EM CAJAZEIRAS-PB

PLINIO PEREIRA FILHO1
MARIA IRLANDA MEDEIROS FALCÃO2
RAIMUNDA NEVES COELHO3

1. EMEGS
2. CFP/UFPB
3. CFP/UFPB


INTRODUÇÃO:
Hoje, o conhecimento de uma língua estrangeira (inglês) deixou de ser visto como um meio de adquirir mais cultura e passou a ser uma necessidade de acesso a informações veiculadas em língua estrangeira. Além da sua contribuição para a nossa formação humanista, o conhecimento de uma Língua Estrangeira é, sobretudo, um instrumento de trabalho no novo contexto globalizador. A presente pesquisa teve o objetivo de verificar quais fatores os nossos PCN’s contribuem para a aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas regulares, tendo em vista em que condições diferenciam o aprendizado entre alunos de escolas publicas e privadas. Os dados obtidos na pesquisa, a primeira realizada nesta cidade, visam servir como parâmetros para demonstrar um quadro geral da realidade da Língua Inglesa, afim de que no futuro possamos reestruturar melhor algumas estratégias teóricas e práticas, formular e propor um paradigma curricular de ensino à Língua Inglesa que seja eficaz para ambas as realidades.

METODOLOGIA:
O estudo foi realizado entres os meses de abril e dezembro de 2007 no município de Cajazeiras, na Paraíba. O cronograma de execusão foi dividido em duas etapas: pesquisa teórica e pesquisa de campo. Dividimos a pesquisa de campo entre formulários e entrevistas. A pesquisa teórica nos forneceu uma pequena amostra de dados da atual legislação brasileira referente ao ensino de Língua Inglesa, enquanto que a pesquisa de campo buscou demonstrar a atual realidade da Língua Inglesa nas escolas de nível médio, pesquisa esta que foi realizada em duas escolas da rede pública e duas da rede particular. Após levantamento e leitura de literatura bibliográfica necessária para construção de embasamento teórico, aplicamos os questionários que foram preenchidos pos professores e alunos. Dos professores, buscaram-se evidências do uso da metodologia dos parâmetros e; dos alunos, níveis de desenvolvimento de habilidades comunicaticas voltadas para leitura, escrita e compreensão. As respostas dos questionários foram essencias para elaboração das entrevistas, já que estas buscaram compreender o processo ensino-aprendizagem mediante o uso do PCN(Língua Inglesa).

RESULTADOS:
Com a sistematização do coleta de dados, foi possível obter os seguintes resultados: Com relação aos recursos didáticos e tecnologicos, ainda encontram-se bem distante da realidade desejada por muitos professores e alunos. Por exemplo, nas escolas públicas analisadas, 94% dos professores contam apenas com o bom e velho quadro para ministrar suas aulas, enquanto que na rede particular, 81% dos professores dispõem de um certo recurso que muitas vezes não é utilizado por falta de interesse ou simplesmente é insuficiente para a quantidade de professores existente na escola. Em relação a aplicabilidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais, concluiu-se que: 77% dos professores do ensino privado elaboram seus planos de curso baseados na proposta dos PCN’s, porém alegam dificuldades em sua aplicação; enquanto isso, 72% dos docentes do ensino público alegam desconhecerem os mecanismos de intervenção desta nova metodologia. Segundo os discentes da escola pública, 78% deles compreendem não possuirem conhecimentos suficientes para terem êxito em exames classificatórios, tendo em vista a baixa qualificação do docente. Enquanto na rede particular de ensino, 82% dos alunos atribuem como positivo o esforço do professor em dominar os conteúdos indispensáveis para aprovação em concursos.

CONCLUSÕES:
Após a pesquisa (teórica e de campo) foi possível constatar que o ensino de Língua Inglesa nas escolas regulares (Públicas e Particulares) apresenta entre si poucas semelhanças, entretanto a realidade pública é mais assustadora. Embora à realidade do ensino público e particular sejam bem diferenciadas, elas encontram-se intimamente ligadas por um fio de fracassos e descasos para com a Língua Inglesa. Este estudo teve a oportunidade de observar essas comparações e constatações sobre o processo ensino-aprendizagem mediante o uso deste novo paradigma. Os dados coletados juntaram alunos de ambas realidades e comprovou a importância do idioma para sua formação, entretanto apontou também o descaso de alguns professores. Espera-se que este resultado demonstre quanto os alunos gostariam de realmente aprender esse idioma, que é amplamente divulgado em nossa sociedade e pode contribuir para o desenvolvimento social e cultural do educando. É importante ressaltar que os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) são diretrizes que se fazem presente para serem tomadas como um elemento direcionador e não como instrumento capaz de mudar tudo do dia para noite.

Instituição de fomento: CFP/UFCG

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  PCN’S, ENSINO MÉDIO, LINGUA INGLESA

E-mail para contato: professor_plinio@yahoo.com.br