60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Educação Física e Esportes

O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL (CDU) COMO SUBSÍDIO PARA O REGISTRO DE DESCRITORES RELATIVOS À ÁREA DE TURISMO EM ACERVOS ONLINE

Christiane Fabíola Momm1, 2
Andrenizia Aquino Eluan1, 2, 3
Rafael Orivaldo Lessa1, 2

1. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2. Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
3. Bolsista da CAPES


INTRODUÇÃO:
É perceptível o contraste entre os descritores do Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) e os assuntos e termos das áreas recentes do conhecimento, registrados em acervos online. Com a criação de novos cursos, ofertados em Instituições de Ensino Superior, há a necessidade de classificar não só os cursos em suas áreas do conhecimento, mas, também, refletir sobre os assuntos registrados que surgem no momento de consultar e fazer pesquisa nos acervos online das unidades de informação. As classificações bibliográficas possibilitam a representação dos assuntos, termos e conceitos das áreas do conhecimento, o que auxilia na organização dos acervos em unidades de informação e facilita a recuperação informacional por parte dos usuários. Uma destas áreas recentes é o Turismo. Analisando estas questões, esta pesquisa teve por objetivo verificar se os descritores relativos à área de Turismo representados na CDU, a qual é utilizada como referência para o registro destes descritores em sistemas de informações de acervos disponibilizados aos usuários, assim como, em consultas pela Internet, são compatíveis com os assuntos, termos e conceitos comumente utilizados na área.

METODOLOGIA:
Os métodos utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa foram leituras em livros e artigos científicos das áreas de Turismo, Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Sendo a mesma de natureza aplicada à representação dos assuntos, termos e conceitos relativos à área de Turismo no Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), tem caráter exploratório com base em pesquisa bibliográfica. A análise está pautada nos dados coletados e caracteriza-se como interpretativa.

RESULTADOS:
Os termos apresentados nas notações da CDU não incluem os assuntos e termos relacionados à área de Turismo em sua totalidade. Sob os enfoques da Administração, Direito, Psicologia e Sociologia, o Turismo não está associado a estas áreas enquanto subclasse dentro da CDU apesar de possuir relações com as mesmas. Outras áreas de estudo, tais como, Economia, Educação e Recreação possuem relações com o Turismo. Por exemplo, a notação 796.433.7, que se encontra no índice, vinculada à Recreação classifica o Turismo como arremesso de outros objetos (bolas, postes), o que demonstra que os conceitos pressupõem uma revisão e classificação mais específicas. A utilização dos termos descritos nas remissivas da CDU não caracterizam o Turismo como deve ser classificado, faltando relações com outras áreas do conhecimento. A classificação, atualmente, apresentada na CDU, dificulta a recuperação de informação tanto por meio de consultas online quanto em acervos físicos em unidades de informação.

CONCLUSÕES:
Conforme pesquisa realizada, observa-se a necessidade de uma classe específica para o Turismo, considerando-se as relações com outras áreas do conhecimento. A fim de subsidiar com maior precisão informações adequadas a serem registradas nos acervos de unidades informacionais, consultadas fisicamente ou online, torna-se necessário reavaliar e incluir profissionais da área de Turismo para auxiliar na construção e na indicação dos assuntos e termos relativos à área na CDU. Desta forma, o indivíduo poderá buscar e recuperar a informação adequadamente uma vez que os assuntos e termos apresentados nas notações da CDU, que é um dos sistemas de classificação mais utilizados no Brasil, sejam coerentes e compatíveis com a área.



Palavras-chave:  Acervo Online, Classificação Decimal Universal, Turismo

E-mail para contato: christifabi@yahoo.com