60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

EPISTEMOLOGIA EXTERNALISTA DE DONALD DAVIDSON E SUAS IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE DE CIÊNCIAS

Fabiane de Matos Araújo2
Evandro Ghedin3

2. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências
3. Professor Doutor do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
4. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA


INTRODUÇÃO:
Esse estudo teve como objetivo traçar a epistemologia externalista de Donald Davidson tornando evidentes suas implicações para a formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. As obras desse autor estão dispostas em artigos, os quais foram reunidos em livros, compreendendo inúmeros temas, entre eles: a ação, o pensamento e a linguagem, tornando-se um dos principais teóricos da comunicação humana. A proposta medrada compõe-se do discorrimento da epistemologia externalista, apresentando seu fundamento para uma teoria do significado, tendo o eixo central desta pesquisa, o processo de como o conhecimento ocorre, a interpretação radical e o holismo constituindo-se uma referência metodológica significativa para formação de professores para o Ensino de Ciências.

METODOLOGIA:
A metodologia empregada na construção desse artigo foi pesquisa bibliográfica, leitura e fichamento das principais obras de Donald Davidson e de outros autores que discutem o tema e/ou comentam a obra do autor. A tese central que defendemos, a partir das leituras da obra do autor é que o holismo do processo pedagógico constitui orientação fundamental para a aprendizagem significativa. A pesquisa desenvolveu-se ao longo do segundo semestre de 2007.

RESULTADOS:
O resultado desse estudo expõe um novo olhar sobre como o processo do conhecimento acontece e a necessária comunicação entre os seres humanos. Diante do atual quadro sócio-econômico-político-educacional que nos encontramos, faz-se necessário uma ruptura do paradigma cartesiano e uma abertura para uma visão holística do conhecimento. Para contribuir com a atual crise em que nos encontramos há alguns fatos que acirram a crise das ciências contemporâneas, dentre outros, podemos mencionar: a descoberta da relatividade e da simultaneidade por Einstein, a mecânica quântica, o teorema da incompletude matemática, a microfísica, a microquímica e a microbiologia, as condições sociais no mundo, a industrialização da ciência e as desigualdades científicas e tecnológicas entre os países. A contribuição do holismo à educação busca integrar num sistema dinâmico, relações e interações entre os mais variados campos do conhecimento, objetivando uma melhor compreensão do conteúdo curricular e da importância desse conhecimento para a formação do discente e do cidadão.

CONCLUSÕES:
Nosso estudo explorou informações no sentido de poder contribuir com questionamentos e conceitos que promovam um mundo e uma educação em ciências melhor. Onde o outro seja respeitado, entendido e interpretado como ser um humano global, atendendo suas necessidades sócio-cognotivas-afetivas, como um todo em que fazemos parte, no encadeamento causal, isto é, obedecendo uma linha do tempo histórico, em que cada ser faz parte de um grande conjunto. Para que isso seja possível, faz-se imprescindível, para os espaços de formação de professores, um tratamento especial e de natureza reflexiva, para que tais práticas se reproduzam na escola. Consideramos que as idéias esboçadas pelo autor são fundamentais para um novo processo no caminhar da educação em Ciências, multiplicando as trajetórias que imprimem práticas diferenciadas na construção do conhecimento que se dá no processo de ensino-aprendizagem na educação científica, implicando também, outros processos formativos para os docentes.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa na Amazônia - FAPEAM



Palavras-chave:  Epistemologia, Externalismo, Ensino de Ciências

E-mail para contato: fabiane.araujo29@gmail.com