60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

CONHECENDO A VIDA DA BORBOLETA COMO SÍMBOLO DA PÁSCOA – O VALOR DE SE ENSINAR OS ALUNOS A PESQUISAREM SEU PRÓPRIO APRENDIZADO

Juliane Maria Tavares1, 2
Thalyta E. Figueredo1
Ilma Rodrigues de Sousa Fausto1
Rosangela Kiekow da Rosa1
Simone O. Carvalhais Moris1
Teófilo Lourenço de Lima1, 2

1. CEDUSP - Centro Educacional São Paulo
2. CEULJI - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná


INTRODUÇÃO:
Trata-se do envolvimento de um grupo de alunos desafiados a entenderem o porquê da borboleta ser um símbolo da páscoa e ao mesmo tempo uma pesquisa sobre todo o desenvolvimento da vida de uma borboleta, desde a lagarta até a transformação em borboleta. Sabe-se que para a criança é muito mais interessante manter contato direto com o conteúdo que será estudado, em vez de ficar estudando teorias que muitas vezes não fazem sentido na sua vida real. É necessário lembrar-se que muitas vezes o próprio professor aprende ensinando o que julgava ter aprendido na sua vida escolar. Através deste trabalho espera-se que os alunos sejam capazes de interagir e buscar seu próprio entendimento e que eles tenham uma visão mais ampla após a pesquisa e descoberta da relação entre a borboleta e a páscoa, e que aprendam de forma gratificante e interessante.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em forma de pesquisa que envolveu os alunos da educação infantil e ensino fundamental, onde eles se entenderam muito bem, mesmo tendo uma grande diferença de idade, pois, enquanto uma turma procuravam as lagartas a serem observadas, a outra turma ficava responsável em fazer a pesquisa científica sobre a simbologia presente na páscoa, forma de reprodução, nomes que recebem tipos encontrados, enfim, tudo o que se relacionava ao assunto foi abordado, também utilizando o quadro interativo, para terem um melhor entendimento em relação ao desenvolvimento das asas da borboleta. As turmas ainda foram desafiadas a manterem parceria com a creche da cidade, onde os alunos passaram o conteúdo estudado aos alunos da creche e aprenderam lições de vida. Todas as pesquisas tiveram acompanhamento das professoras do projeto e na culminância dele, os alunos apresentaram aos pais o que haviam aprendido, apresentando atividades que realizaram durante as aulas. As turmas presenciaram a transformação da lagarta em borboleta e tiveram um ótimo aprendizado sobre o assunto.

RESULTADOS:
Ficou evidente que a turma tinha um breve conhecimento sobre o assunto, porém, ao sentirem-se desafiados a pesquisarem e observarem o conteúdo, houve muito mais sentido para eles. Foi possível entender que a borboleta simboliza a páscoa porque ela, a princípio, fica em um casulo e parece estar sem vida, assim foi com Jesus Cristo que fora enterrado e depois ressuscitou. Com a observação da lagarta, a turma de pesquisadores comprovou de fato o que antes só era ensinado a eles através de relatos e fotografias. Assim, tornando o muito mais significante. Isso comprova que o professor deve estar sempre aberto a novos aprendizados, utilizando cada vez mais as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: quadro interativo, máquina fotográfica e computador.

CONCLUSÕES:
Constatou-se que, a partir do momento em que os alunos são incentivados a pesquisarem sobre um determinado conteúdo, mais eles demonstram interesse em aprender e o resultado é visível, porque depois que os alunos tiveram acesso ao recurso de investigação no quadro interativo e fazer pesquisa de campo com a observação da borboleta, o conhecimento relacionado à metamorfose e sua simbologia com a páscoa foi assimilado, uma vez que foi desenvolvido nos alunos a afetividade e a solidariedade, através da contextualização.

Instituição de fomento: CEDUSP - Centro Educacional São Paulo

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Pesquisa, Borboleta, Páscoa

E-mail para contato: julianejipa@yahoo.com.br