60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DE TROCAR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS POR FRUTAS QUE SÃO FONTES DE VIDA

Juliane Maria Tavares1
Daniela de Fátima Santos Côrrea1
Simone O. Carvalhais Moris1
Rosimeri de Oliveira Moura1
Ilma Rodrigues de Souza Fausto1
Teófilo Lourenço de Lima1

1. CEDUSP- Centro Educacional São Paulo
2. CEULJI/Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná


INTRODUÇÃO:
Quando percebemos que na escola a maioria dos alunos se alimentava de produtos industrializados surgiu um desafio. O que fazer para que esses alunos tivessem uma mudança de hábito? Com pesquisas feitas com os próprios alunos pode-se perceber que isso é um hábito familiar. O desafio agora então seria mudar o conceito que os alunos têm de que as frutas têm gosto ruim e que alimentos industrializados são melhores, sabe-se que o grande índice de obesidade infantil está relacionado ao lanche escolar e por eles não terem o conhecimento de que nas frutas podemos encontrar vitaminas e nutrientes de que o nosso organismo necessita, para que isso fosse mudado foi desenvolvido pesquisas realizadas pelos próprios alunos juntamente com histórias atrativas utilizando frutas e fantoches e degustação de frutas em diferentes aspectos: espetinho de frutas, saladas, geléias, sucos vitaminas e outros. Ficou notável que os alunos se sentem muito mais envolvidos no assunto quando eles começam a observar os benefícios de que a mudança de hábitos alimentares pode trazer a sua própria alimentação

METODOLOGIA:
Esse estudo tem como meta abordar a qualidade de vida dos alunos e da família envolvida no projeto. Foi feito pesquisas com questionários com a família e alunos, apresentado na forma de história sobre os nutrientes e vitaminas contidos em determinadas frutas que foram utilizadas na degustação dos mesmos, tendo como objetivo maior a participação de todos que foram envolvidos na atividade. Com filmes sobre o assunto os alunos foram motivados a experimentar diferentes frutas diariamente, através da degustação das mesmas em piquenique, sessão de espetinho de frutas, salada de frutas, visita da família na escola, lembrando que os próprios alunos realizaram pesquisas sobre determinada fruta e juntamente com os pais trouxeram para a escola para dividir com a turma de alunos a sala de aula. Essas atividades oportunizaram aos alunos uma mudança de hábito alimentar sem se esquecer do objetivo maior o interesse em se alimentar com frutas deixando assim de dar maior ênfase alimentar aos produtos industrializados. Ao final os alunos montaram um cardápio semanal que foi utilizado na cantina por todo o grupo de alunos onde três vezes por semana a cantina se serviu alimentos derivados de frutas tendo um acompanhamento de uma nutricionista.

RESULTADOS:
Após a atividade realizada os alunos tiveram acesso a várias informações relacionadas às frutas e foi possível notar a mudança de hábitos alimentares que até então eram apenas produtos industrializados que por serem mais coloridos e serem mais fáceis de serem manipulados pela família, era sempre visto nas lancheiras dos alunos que até então não tinham um real conhecimento de que esse tipo de alimento ajudava no aumento de gordura localizada. Até então as frutas eram vistas como alimentos com gosto ruins e não era bem aceita pelos alunos. Na proposta alunos e familiares tiveram acesso a várias informações e participaram de palestras e foram motivados a pesquisarem sobre determinados tipos de frutas e notaram que de fato sua alimentação era um fator principal para ter uma boa saúde. Essa pesquisa que eles realizaram sobre pratos feitos de frutas foi inserido no cardápio da cantina da escola que foi mantido até o final do ano onde todo o corpo docente e discente passou a se alimentar de lanches mais nutritivos. A parceria entre escola e família foi de grande importância no alcance do objetivo maior que era mudar a alimentação dos alunos.

CONCLUSÕES:
Constatou-se que o estudo sobre as frutas modificou os hábitos alimentares dos alunos que até então não apreciavam se alimentar de frutas, pois tinham a falsa idéia de que os alimentos industrializados, além de mais práticos possuíam mais vitaminas, pois são coloridos e atraentes aos nossos olhos, mas não possuem nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo o que causa a obesidade infantil. Ao final da proposta os participantes tiveram de fato o aprendizado de que com uma alimentação correta o organismo é nutrido e mantêm-se um peso ideal e o que foi melhor assimilado: o experimento dessas frutas e logo após o hábito de se alimentar dessas delas inseridas na cantina da escola por um cardápio que teve a participação dos alunos na elaboração do mesmo e que depois esse cardápio foi aceito por todo o grupo escolar. Os participantes da proposta se sentiram úteis, pois colocaram em prática uma pesquisa que até então não demonstrava interesse algum ao grupo e a família do mesmo.

Instituição de fomento: CEDUSP - Centro Educacional São Paulo

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Frutas, Mudanças de Hábito Alimentar, Saúde

E-mail para contato: julianejipa@yahoo.com.br