60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

REINVENTAR O ENSINO SUPERIOR POR MEIO DO EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO DE CASO

Inês Aparecida Mascára Mandelli1
Tamara Aurora Bartolomei Ferreira Guimarães2
Misael Victor Nicoluci3

1. PUC-Campinas - Faculdade de Administração
2. UNIPINHAL – Centro Regional de Espírito Santo do Pinhal – Curso de Administração
3. METROCAMP - Faculdades Int Metr de Campinas – Faculdade de Administração


INTRODUÇÃO:
O ensino do empreendedorismo desempenha um papel importante na formação dos administradores, pois tem a particularidade de reunir idéias originárias de diferentes áreas do conhecimento. O preparo educacional e a cultural de um país podem ser considerados mais importantes do que suas riquezas econômicas. Deve-se educar para o auto-aperfeiçoamento e para a prática de uma liberdade consciente favorecendo, ao longo das experiências de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da autoconfiança, da solidariedade e da capacidade criativa dos indivíduos, o que significa formar pessoas críticas, responsáveis e conscientes de sua capacidade de transformação da sociedade. Pode-se afirmar que o atual modelo do ensino superior está ao que parece, esgotado. É preciso (re) institucionalizar e (re) inventar o ensino superior brasileiro, baseado no empreendedorismo. Nesta perspectiva, cabe à instituição de ensino superior proporcionar aos alunos oportunidade de desenvolver competências que possibilitem a inserção no mundo do trabalho e a participação numa sociedade competitiva. O objetivo deste trabalho é avaliar a disciplina de Empreendedorismo: Criação de Novos Negócios, abordando a sua relevância para a formação do administrador e a construção de um perfil empreendedor alinhado a nova realidade.

METODOLOGIA:
A metodologia adotada nesta investigação foi um estudo exploratório inicial por meio de levantamentos em fontes secundárias - levantamentos bibliográficos, trabalhos apresentados em congressos e dissertações com pesquisa de campo. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, via estudo de caso singular, selecionado por amostragem não probabilística, com o objetivo de avaliar os resultados obtidos na disciplina empreendedorismo, por meio de uma pesquisa efetuada com os alunos, ex-alunos e com o coordenador do curso de graduação em administração de uma instituição de ensino superior.

RESULTADOS:
A disciplina Empreendedorismo: Criação de Novos Negócios é considerada de fundamental importância na Grade Curricular do Curso de Administração, pois além de despertar e incentivar o espírito empreendedor e a criação de novos negócios pode ser considerada como um momento único para o aluno colocar em prática os conhecimentos obtidos e também vivenciar a integração e a interdisciplinaridade, além de proporcionar o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, administração do tempo, planejamento e comunicação. No desenvolvimento da disciplina os professores orientam as equipes utilizando um roteiro, que aborda com detalhes os tópicos da área de planejamento e implementação do empreendimento, auxiliando-os nas tomadas de decisões para a criação de um novo negócio e entusiasmando-os para que seja viabilizado, o que é muito valorizado pelos alunos que se sentem apoiados a cada obstáculo. Na apresentação dos trabalhos os alunos precisam “vender a idéia”, como empreendedores e mostrar que a empresa é lucrativa e conseqüentemente viável, por meio de instrumentos técnicos. Acreditam que essa forma de apresentação é ideal, pois valoriza os que trabalham na equipe, além de criar uma oportunidade para “falar em público”, que é mais uma das habilidades requeridas pelo mercado.

CONCLUSÕES:
Percebeu-se que os professores da disciplina e o coordenador do curso estão propondo um trabalho para desenvolver competências que possibilitem a inserção do aluno no mundo do trabalho e a participação numa sociedade altamente competitiva. O coordenador afirma que, como os projetos são desenvolvidos em equipes, os alunos aprendem desde o início da disciplina a serem democráticos e a ouvirem a opinião dos demais e a decidirem em conjunto. Declarações obtidas com ex-alunos confirmam que a vivência da área teórica coloca em prática o que aprenderam nos quatros anos do curso, além de permitir que se adquirida conhecimento para abrir um novo negócio. Influenciados pela motivação dos professores, os alunos desenvolveram habilidades empreendedoras e de trabalho em equipe, além de terem aprendido a pesquisar e a falar em público, já que a apresentação do projeto é aberta a todos os alunos do curso. Também conseguiram perceber que um dos objetivos da disciplina é de desenvolver um “espírito empreendedor”, que é uma nova oportunidade de trabalho, além de abrir caminhos para se trabalhar com um negócio próprio.



Palavras-chave:  Empreendedorismo, Ensino Superior, Empreendedor

E-mail para contato: ines.mascara@puc-campinas.edu.br