60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera

A SENSIBILIZACAO DO TEATRO ATRAVÉS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO COMO ``DOUTORES DO RIZZO``

Keila Barbosa da Silva1
Ilma Rodrigues de Souza Fausto1
Márcia Pelissari1
Adriana Cunha1
Adalberto Gross1
Rosangela Kiekow da Rosa1

1. Centro Educacional São Paulo Cedusp


INTRODUÇÃO:
O grupo de Teatro Educativo “Nos em cena” do Centro Educacional São Paulo, surgiu em Julho de 2005, com o intento de oferecer aos alunos a vivencia do fazer teatral. Por fazerem parte do mesmo, na faixa etária 12 a 17 anos, surgiu a necessidade de uma sensibilização mais abrangente no tocante sócio-cultural. Em parceria com a Pastoral da escola, montamos uma vertente do grupo, os “Doutores do Rizzo”, que tem uma função de levar nosso educando a praticar o voluntariado.

METODOLOGIA:
Os alunos que se inscrevem para o grupo de teatro, fazem oficinas de expressão corporal, trabalho de voz, leitura dramatizada e montagens, além de participarem de festivais dentro do estado. O processo seletivo para os “Doutores do Rizzo” acontece após o primeiro mês de oficinas. E realizado um teste, onde o aluno após elaborar seu personagem, interage com os professores (geralmente dois ou três professores ligados ao fazer artístico), em seguida faz uma carta pedido, expondo suas intenções para participar da equipe. Um grupo de apenas dez alunos e formado, passando então por um curso básico de Clown, e se preparam para as visitas, que se realizam quinzenalmente, atendendo ao Hospital Municipal e a Santa Casa de Misericórdia. Além das visitações a creche Municipal.

RESULTADOS:
Foi observado no decorrer dos primeiros anos uma grande mudança nos procedimentos atitudinais dos alunos, uma maior desinibição frente à exposição pessoal, e principalmente a sensibilização com os fatores sociais, com grande relevância nas relações familiares. Os alunos envolvidos no projeto mostraram-se dispostos a colaborar constantemente com outros programas voluntários, se tornaram mais disponíveis também a familiares. E surpreenderam-nos tomando a frente para novas ações de voluntariado, atendendo dessa forma a sociedade não somente nos Hospitais, mas em outros eventos beneficentes.

CONCLUSÕES:
O sucesso do projeto comprovou-se no decorrer dos anos com as mudanças comportamentais dos alunos, que antes eram vistos na escola como alunos problemáticos e hoje ao ingressarem muitos na Universidade, já buscam carreiras ligadas a área de humanas para continuarem a trabalhar a questão social, questão esta que modificou sua forma de conviver em sociedade.

Instituição de fomento: CEDUSP

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  TEATRO, VOLUNTÃRIO

E-mail para contato: ipfausto@gmail.com