60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

DIVERSIDADE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

ROSANGELA KIEKOW DA ROSA1
ILMA DE SOUZA RODRIGUES FAUSTO2
JULIANE MARIA TAVARES3
JULIANA MARTINS GODIN4
ERICA PATRÍCIA NAVARO5
KEILA BARBOSA DA SILVA6

1. Profª das Escolas da ULBRA-Centro Educacional São Paulo/CEDUSP/tutoraEAD-ULBRA
2. Profª de Informática das Escolas da ULBRA- Centro Educacional São Paulo–CEDUSP
3. Acadêmica de Pedagogia e Professora do Centro Educacional São Paulo de Ji-Paraná
4. Arte-educadora – CEDUSP/ULBRA/Ji-Paraná/RO
5. Profª das Escolas da ULBRA- Centro Educacional São Paulo–CEDUSP
6. Profª das Escolas da ULBRA- Centro Educacional São Paulo–CEDUSP


INTRODUÇÃO:
O desafio de vivenciar os artigos apresentados na Declaração Universal dos Direitos das Crianças é imenso. O próprio grupo encontra constantes conflitos e precisa gerenciá-los a fim de aceitar as limitações e as opiniões do próximo. Ao provocar, desafiar, desestabilizar; pretende-se não mascarar essas diferenças, mas valer-se delas para enriquecer o aprendizado e a vivência em grupo. Pretende-se permear essa práxis com atividades lúdicas que são indispensáveis para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Além da desenvoltura de estratégias para o fomento de valores como: paz, respeito, amor, tolerância, felicidade, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, simplicidade, liberdade e união. Pois, estes fazem parte do nosso dia-a-dia, ou pelo menos deveriam fazer corroborando uma vivência cordial e primordial para nós seres humanos. Propõe-se para a introspecção reflexiva destes valores encaminhamentos que permeiam a imaginação, o lúdico, a expressão artística, as habilidades sociais, a consciência cognitiva de justiça social, o desenvolvimento de habilidades de coesão social e o autodesenvolvimento.

METODOLOGIA:
Esse projeto multidisciplinar desencadeia uma série de ações desenvolvidas a partir do estudo de caso das necessidades cognitivas, sociais e afetivas do grupo de alunos da primeira série do ensino fundamental de uma escola particular de Ji-Paraná/Rondônia. Partindo do pressuposto e necessidade de viabilizar a vivência das situações conflituosas e a teorização da condição opta-se por uma práxis coletiva por parte dos profissionais envolvidos, a fim de analisar resultados e desenvolver estratégias para superação da condição social e o autodesenvolvimento dos sujeitos cognocentes. A desenvoltura das ações diferenciadas permite o contato com diferentes realidades sociais, tanto econômicas quanto inclusivas, e ao mesmo passo dá significado para as atividades reflexivas dirigidas no grupo de alunos.

RESULTADOS:
Desde a organização do grupo de alunos da primeira série para visitar a Associação de Pais e Amigos de Ji-Paraná, confecção de biscoitos chamados de Carinhosos e auxílio dos pais, pode-se verificar resistência ao novo especialmente por parte de 40% da turma e 60% dos pais. Na ocasião da visita observa-se certa tranqüilidade, ou melhor, naturalidade durante a intervenção da psicóloga, questionando e argüindo sobre o que estes iriam encontrar na instituição. Porém, no momento de contato com os alunos da APAE, houve certo desconforto manifestado pelas duas escolas, amenizado durante as atividades recreativas dirigidas pelos especialistas na área de Educação Física. No momento de retornar à escola, muitos dos alunos da instituição visitada queriam ir junto com os “amigos” e conhecer a escola dos mesmos. Dessa forma, fica estabelecida uma parceria onde os alunos da APAE fariam a visita a nossa escola. Atividade realizada após uma série de intervenções por parte do grupo de docentes da escola com o objetivo de refletir junto ao grupo a sua condição para que a segunda situação de encontro resultasse na superação das dificuldades do primeiro contato. Realmente, o engajamento e a participação de todos os envolvidos foi surpreendente, isto desde a organização das atividades culturais, socializadoras, espirituais e físicas. Pois, todos os participantes interagiram participando, contribuindo para a realização do momento.

CONCLUSÕES:
Constata-se que o projeto Diversidade Unindo – Diferenças como uma abordagem pedagógica foi de suma importância para a reflexão da condição da natureza humana de cada indivíduo e do grupo de alunos da série envolvida. E, por conseguinte, para a sociedade, pois a interação com o próximo gera vínculos afetivos promovendo o intercâmbio e redimensionamento de valores e práticas do dia-a-dia. O ato de incentivar a prática de pensamentos, ações e palavras de auxílio para com o próximo e para consigo mesmo cooperam para construção de uma sociedade solidária. Pois a ação multidisciplinar procura nas suas especificidades e nuances desenvolver o sujeito como um todo que é na sua complexidade e superação de sua limitação humana. A práxis dos encaminhamentos e ambientes de aprendizado diferenciados corrobora para a socialização de laços afetivos e estreita as diferenças tão enriquecedoras e importantes para uma vida em sociedade de iguais, ou seja, de seres humanos.

Instituição de fomento: Escolas da ULBRA/ Centro Educacional São Paulo/ CEDUSP

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Diversidade, Sociedade, Multidisciplinar

E-mail para contato: rkrosa@superig.com.br