60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica

ESPECTROFOTOMETRIA DE REFLÊCTANCIA DIFUSA NA DETERMINAÇÃO DE METFORMINA EM MEDICAMENTOS

Danilo Mendes Dolazza1
Karin dos Santos Proença2
Marta Maria Duarte Carvalho Vila2
Matthieu Tubino1

1. Instituto de Química - Unicamp
2. Curso de Farmácia - Uniso


INTRODUÇÃO:
A metformina (1,1-dimetil biguanidina) é um fármaco empregado no tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), encontrando-se, normalmente, comercializado na forma de cloridrato de metiformina, em comprimidos de 500 mg e 850 mg. A prevalência do DM 2 vem adquirindo características epidêmicas em vários países devido ao aumento da obesidade, aos hábitos sedentários e ao envelhecimento populacional. Esta patologia está, freqüentemente, associada às taxas elevadas de hospitalizações, exigência de diversos cuidados médicos, maior incidência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, cegueira, insuficiência renal e amputações de membros inferiores. Embora diversas técnicas possam ser empregadas na determinação de metformina, verifica-se uma carência de métodos simples e de baixo custo. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um método de reflectância difusa para a determinação de metformina em medicamentos que apresente características favoráveis de precisão, exatidão, rapidez de resultados e custo reduzido.

METODOLOGIA:
O método de determinação de metformina em preparações farmacêuticas, em fase final de desenvolvimento, baseia-se na formação de complexo da metformina com íons cobre(II), em meio alcalino. O complexo formado, rosa-violeta claro com absorção máxima em 545 nm, em solução 40 % v/v ciclo-hexilamina-água, não apresenta absortividade molar suficiente para determinação reflectométrica. Assim, utilizou-se a formação do complexo entre amônia e cobre(II), para medir a reflexão difusa do restante na solução, após a reação da metformina. Este cobre residual espera-se refletir a concentração de metformina presente. Para a realização das medidas empregou-se o espectrofotômetro UV-VIS Shimadzu modelo UV-2450. Pipeta-se 100 µL das soluções em papéis de filtro qualitativo que posteriormente, são deixados em uma atmosfera de amônia, gerada a partir de hidróxido de amônio concentrado sob aquecimento em chapa elétrica e, em seguida, colocados em estufa à 110°C. Após secagem faz-se leitura. A comparação do método proposto será realizada através do método espectrofotométrico no UV.

RESULTADOS:
Foram preparadas cinco soluções de metformina com acetato de cobre, na proporção molar de 1:1, para determinação da curva de calibração. Obteve-se curva de calibração descrita pela equação abaixo, onde R é a reflectância e C é a concentração de metformina, em mol/L na solução adicionada no papel de filtro. R = 98,02 + 246,39 C; r=0,998. Foram analisadas três especialidades farmacêuticas diferentes contendo 500 mg do princípio ativo. Dez comprimidos de cada especialidade foram pesados, triturados, homogeneizadose a partir das soluções feitas destes, quantificou-se a metformina das preparações, sendo a centrifugação necessária para a retirada dos excipientes farmacêuticos insolúveis. As concentrações de metformina nas preparações dos laboratórios Nordisk, Merck e Medley foram de 492±10, 493±6 e 487±10 mg, respectivamente.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos até o momento são bastante promissores. Pode-se verificar que os valores obtidos estão muito próximos daqueles declarados pelos fabricantes. Embora ainda não tenha sido possível realizar as determinações pelo método recomendado pela Farmacopéia a expectativa é de que deverá haver concordância estatística. O procedimento analítico proposto é muito simples e relativamente rápido. Considerando a partir da dissolução da amostras, uma determinação pode ser feita em cerca de dez minutos. Os reagentes são comuns e baratos e todo o material de laboratório é de uso corrente, não necessitando de maiores investimentos. Na continuação deste trabalho deveram ser avaliados outros reagentes capazes de formar compostos coloridos com a metformina adequados para o procedimento de reflectância no ultravioleta-visível.

Instituição de fomento: FAPESP, CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  metformina, reflectância difusa, espectrofotometria

E-mail para contato: danilodolazza@yahoo.com.br