60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A GESTÃO EDUCACIONAL E OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARA ATENDER ESTES ALUNOS

Tatiane Negrini3
Soraia Napoleão Freitas4

3. Educadora Especial, Especialista Gestão Educacional, Mestranda em Educação/UFSM
4. Profª Dra. do Departamento de Educação Especial da UFSM - orientador


INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como intuito apresentar a pesquisa realizada durante o Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM, a qual foi concluída no ano de 2007. Baseando-se nas políticas públicas educacionais de Educação Especial vigente no Brasil que tratam do direito da pessoa com necessidades especiais à educação na escola de ensino regular e ao atendimento educacional especializado, as escolas devem estar preparadas para receber e atender essas crianças, que além do acesso à escola, necessitam de uma educação de qualidade. Para tanto, as escolas, ao identificar em suas instituições alunos com características de altas habilidades/superdotação, devem se organizar, administrativa e pedagogicamente, para estimular o desenvolvimento dessas pessoas, através de políticas e práticas realizadas em cada escola, de acordo com a sua realidade. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar como uma escola, através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas e pedagógicas, para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos com características de altas habilidades/superdotação.

METODOLOGIA:
Participou desta pesquisa uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS, tendo sido esta selecionada por nela ter sido desenvolvido um projeto de identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação, possuindo assim alunos participantes do PIT – Programa de Incentivo ao Talento. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um Estudo de Caso, uma vez que foi realizada em uma única instituição escolar. Como estratégia metodológica foi utilizado como instrumento uma pesquisa documental, com a análise do Projeto Político-Pedagógico da escola e do Regimento Escolar, assim como para coletar dados para a pesquisa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores das séries iniciais que possuem em suas turmas alunos com características de altas habilidades/superdotação e, uma entrevista semi-estruturada com um membro da equipe coordenadora da escola. Também foram realizadas observações nas salas de aula dos professores entrevistados.

RESULTADOS:
Esta pesquisa fundamenta-se em pesquisadores como Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Lück (2006), Aranha (2005), Renzulli (2004), entre outros, assim como nas Políticas Públicas a nível internacional, nacional e estadual relacionadas com a temática das altas habilidades/superdotação. As políticas públicas têm apresentado dados que subsidiam os alunos com altas habilidades/superdotação, porém, no caso pesquisado, percebeu-se que a escola não se utiliza destas como suporte para suas práticas educacionais, nem mesmo possuem muito conhecimento do que elas prevêem. Nota-se que as práticas pedagógicas nas salas de aulas das professoras entrevistadas são desenvolvidas a partir de um plano do professor, sendo que estratégias diferenciadas para o atendimento e o respeito das diferenças, incluindo os alunos com AH/SD, se restringem a ações isoladas. Essa limitação nas ações pedagógicas está envolvida por outras questões, sendo uma delas os mitos ainda presentes no imaginário dos professores entrevistados. Percebe-se por parte da equipe coordenadora da escola e também dos professores entrevistados que existe interesse em aprofundar os conhecimentos sobre as altas habilidades/superdotação, porém consideram ainda um assunto novo e pouco discutido na escola.

CONCLUSÕES:
Com as mudanças sociais que estão acontecendo, a inclusão somente poderá dar conta de seus anseios quando construir um espaço democrático para trabalhar com todos os alunos da escola, assim como reestruturar suas práticas pedagógicas, tendo em vista o respeito às diferenças de cada aluno. Como foi possível perceber nesta pesquisa, as políticas públicas estão estruturadas, a partir dos diferentes acontecimentos sociais, salientando e apresentando dados importantes para as instituições educacionais, uma vez que garantem o direito dos alunos com necessidades educacionais especiais, assim como dos alunos com altas habilidades/superdotação, o acesso à educação e a um ensino de qualidade. Esta qualidade da educação pode ser pensada a partir do estabelecimento de estratégias diferenciadas de reconhecimento, atendimento e respeito às diferenças destes alunos, por meio de adaptações curriculares, práticas diferenciadas dos professores, conforme está previsto nas legislações. É neste sentido que não basta para o aluno com altas habilidades/superdotação a garantia de seu acesso ao ensino, caso não haja também condições para a permanência deste no processo, com uma educação de qualidade.



Palavras-chave:  Educação Especial, Altas Habilidades/superdotação, Gestão Educacional

E-mail para contato: tatinegrini@yahoo.com.br