60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DAS TÉCNICAS ALTERNATIVAS NA MONITORIA ACADÊMICA

Solange Cavalcante Dias Chaves1
Arnildo Korb1, 2

1. Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
2. Prof. Ms./ Orientador


INTRODUÇÃO:
A monitoria acadêmica é um programa adotado no ensino superior para contribuir no processo pedagógico, que objetiva auxiliar os professores na preparação de materiais para as aulas teóricas e práticas, prestar esclarecimentos aos acadêmicos acerca das dúvidas dos conteúdos das disciplinas e planejar atividades extra-classe. A utilização das novas tecnologias, como multimídia e internet, além de técnicas alternativas, como modelagem e representação através de desenhos, tem demonstrado ser um recurso indispensável, tanto na docência assim como nas sessões de monitorias acadêmicas. Com o objetivo de avaliar o efeito dessas atividades no desempenho dos acadêmicos, o estudo realizado na disciplina de Embriologia Humana, no curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina, preocupou-se em avaliar o impacto desses recursos no processo de ensino e aprendizagem, bem como nos aspectos que as ações de monitoria contribuem na formação geral e complementar dos monitores, tanto em conhecimento científico, quanto no sentido de estimular o monitor para a pesquisa e a carreira acadêmica.

METODOLOGIA:
A pesquisa envolveu 29 acadêmicos matriculados na disciplina de Embriologia Humana da 2ª fase do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que participaram das atividades de monitoria no segundo semestre de 2007. O instrumento de coleta de dados foi adaptado ao modelo padrão da Diretoria de Ensino aplicado semestralmente para avaliar o desempenho dos monitores e aplicado no período de 25 a 30 de dezembro de 2007. O questionário foi composto de três questões fechadas para verificar a importância e a utilização das novas tecnologias e das técnicas alternativas na monitoria acadêmica e considerou aspectos quantitativos e qualitativos. Para a primeira e a terceira questão a resposta pode ser atribuída como sim ou não. Para a segunda questão os conceitos atribuíveis foram excelente, bom, regular e insuficiente.

RESULTADOS:
Nos resultados levantados para a primeira questão que enfocava a importância da monitoria acadêmica no sentido de resolução de dúvidas com acadêmicos matriculados na Disciplina de Embriologia Humana, todos os entrevistados deram como resposta, “sim”. Na segunda questão que instigou o uso de recursos tecnológicos, como os equipamentos audiovisuais, nas revisões dos conteúdos nas sessões de monitoria, dos 29 entrevistados, 20 consideraram como “excelente”, 9 atribuíram o conceito “bom”. Não houve registro dos conceitos “regular” e “insuficiente”. A última questão abordou o uso dos recursos tecnológicos e das práticas alternativas (multimídia, DVDs, vídeos, modelagem) como fator estimulador do processo de ensino e aprendizagem, sendo que todos os entrevistados responderam “sim”. Isso demonstra que o uso de recursos tecnológicos e alternativos durante as monitorias trouxe resultados positivos e veio satisfazer as expectativas propostas pelo Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade.

CONCLUSÕES:
Os resultados da avaliação da monitoria acadêmica na disciplina de Embriologia Humana fornecem elementos importantes para justificar a utilização das novas tecnologias e das técnicas alternativas para a resolução das dúvidas referentes aos conteúdos específicos nas disciplinas de modo geral. As informações levantadas resumem a opinião de professores e alunos quanto a importância de um espaço alternativo de aprendizagem dentro das instituições de ensino superior onde a “transmissão do conhecimento” possa ocorrer também, através da utilização dos novos recursos tecnológicos e dos tidos alternativos. In summa, os programas de monitoria acadêmica além de contribuir para a aprendizagem discente, desenvolvem nos monitores competências e habilidades para o ensino e a para a pesquisa.

Instituição de fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina



Palavras-chave:  Novas tecnologias, Monitoria acadêmica, Conhecimento

E-mail para contato: solcav_6@hotmail.com