60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura

MERGULHANDO NA LEITURA: UM PROJETO COM PARADIDÁTICOS

ROSANGELA KIEKOW DA ROSA1
ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO2
JULIANE MARIA TAVARES3

1. Profª das Escolas da ULBRA-Centro Educacional São Paulo–CEDUSP-tutora/EAD/ULBRA
2. Profª de Informática na Educação no Ensino Fundamental -CEDUSP
3. Acadêmica de Pedagogia e Profª do Centro Educacional São Paulo de Ji-Paraná


INTRODUÇÃO:
O envolvimento do educando com o conhecimento de forma prazerosa foi o que impulsionou o projeto. O desejo de ler, de criar o hábito da leitura foi a estratégia deste. Pois, ler é um ato complexo que correlaciona o explícito (informações visuais) e o implícito (o que esta nas entre linhas do texto). Quando lemos há um processo constante de verificação de hipóteses que levam esquemas de conhecimento para integrar novos dados em nosso intelecto. Quanto maior a co-relação de dados novos com a informação acumulada mais fácil se torna o processo, além de corroborar para uma construção significativa do saber além da alfabetização. Para tanto, o presente projeto justifica-se na medida em que proporciona a desenvoltura de estratégias para o fomento do hábito da leitura. Tornando esse momento de interação com a literatura algo prazeroso e único.

METODOLOGIA:
Acredita-se que a leitura proporciona a aquisição de novos termos lingüísticos de forma lúdica menos fastidiosa. Assim, num primeiro momento, a equipe multidisciplinar de professores, selecionou livros paradidáticos que proporcionaram uma gama de encaminhamentos metodológicos de acordo com a necessidade e realidade do grupo de alunos, da primeira série do ensino fundamental de uma escola particular de Ji-Paraná/Rondônia. No segundo momento apresentou o projeto aos pais dos alunos e ao mesmo passo criou parcerias nas ações de ensino e aprendizagem da turma. A ação conjunta, escola e família, concorreram para o incentivo à leitura nos lares, pois os cognocentes passam 4 horas por dia na escola e 20 horas com seus responsáveis. Somente depois deste processo foram apresentadas as leituras bimestrais permanentes, as quais todos leram e fizeram o fichamento das mesmas. As leituras semanais, escolhidas e retiradas livremente pelos alunos na biblioteca da escola, também foram fichadas. Além destas leituras os discentes são incentivados a escolherem uma bibliografia e apresentá-la ao grupo como forma de sugestão e ao mesmo tempo aguçando o interesse pela leitura do mesmo.

RESULTADOS:
O trajeto traçado pela equipe de professores envolvidos, bem como a análise constante das ações beneficiou aos discentes na medida em que tornou possível a discussão da viabilidade e qualidade das intervenções. Possibilitando desta forma a construção do projeto com o grupo de professores a partir das reais condições, necessidades e expectativas dos alunos e ainda ter os pais como aliados no processo. A opção em determinar alguns títulos de paradidáticos como leitura para todos os alunos ajusta-se ao fato dos educadores deterem um diagnóstico das necessidades de encaminhamento pedagógico podendo desta forma ampliar o ângulo de desenvoltura do projeto. As leituras opcionais permitem a liberdade de escolha e ao mesmo tempo incentivam a aquisição de termos lingüísticos de forma lúdica e menos maçante. O fichamento é a transcrição das leituras, desenvolvendo no educando a capacidade de manipular e notar por escrito as expressões da linguagem. A escolha e a leitura da literatura para apresentação aos amigos contribuem para a desenvoltura da oratória do grupo de envolvidos.

CONCLUSÕES:
A execução do trabalho - Mergulhando na leitura: uma proposta com paradidáticos - fomentou através de atividades interdisciplinares o envolvimento entre o sujeito cognocente e a literatura. Desta forma, foi possível ultrapassar a simples decodificação de signos e desenvolver a criatividade, a sensibilidade, a sociabilidade, o senso crítico e a imaginação criadora, em fim ler nas entrelinhas. Além de despertar e ampliar o comportamento de leitor e escritor dos envolvidos. Tornando a leitura uma fonte de prazer, sedução e liberdade para desencadear as emoções impressas no papel.

Instituição de fomento: Escolas da ULBRA - Centro Educacional São Paulo/ CEDUSP

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Leitura, Prazer, Paradidático

E-mail para contato: rkrosa@superig.com.br