60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

INFORMATIZAÇÃO DAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE

Jacqueline de Castro Laranjo1
Fernando Selmar Rocha Fidalgo2

1. Mestranda da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais
2. Prof. Dr. Departamento de Administração Escolar FAE/UFMG -Orientador


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado a ser defendida em 2008 e tem como objeto de estudo o impacto da informatização nas escolas municipais de Belo Horizonte sobre o trabalho dos docentes, tendo em vista a urgência em se discutir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional, a fim de se evitar com isso possíveis “deslumbramentos” (BELLONI, 2001p. 73) que tendem a levar ao uso indiscriminado dessas tecnologias acriticamente. Cabe ressaltar que as TICs fazem parte do universo de crianças, jovens e adultos e não se pode por isso, deixar de integrá-la à educação, levantando não apenas as suas virtudes, mas também considerando seus ardis. Não se pode pensar em fazer essa integração sem antes considerar sobre a formação adequada dos docentes, preparando-os para refletir como adaptar as TICs à sua prática pedagógica, compreendendo-a como uma nova forma de representar o conhecimento e analisando o significado de ensinar e aprender nesse novo contexto. A pesquisa buscou então verificar como docentes municipais do ensino fundamental se mobilizam individual e/ou coletivamente para se apropriarem dessa materialidade disponível na escola e como adquire os saberes necessários para integrá-la a sua prática pedagógica.

METODOLOGIA:
A estratégia metodológica utilizada foi o estudo de caso com observação livre, análise documental e entrevistas semi-estruturadas, essa abordagem foi escolhida, por ser mais interessante na constatação da inserção de novas tecnologias sob o olhar do trabalhador docente. Procedeu-se a seleção de três escolas públicas de ensino fundamental do município de Belo Horizonte que possuem salas de informática. Foi realizada uma pesquisa documental nos projetos políticos pedagógicos e grade curricular destas escolas para o levantamento de dados referentes à implantação das TICs. Passou-se então, para a observação durante um mês, de modo a proporcionar-nos uma aproximação inicial e um conhecimento prévio do universo a ser pesquisado. A etapa seguinte foi a realização de uma entrevista semi-estruturada com seis professores do ensino fundamental, inclusive com professores na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo escolhidos dois docentes por escola. Esta pesquisa encontra-se atualmente em fase de tabulação e análise dos dados para posterior elaboração da Dissertação de Mestrado.

RESULTADOS:
Apesar dos seis entrevistados destacarem mudanças significativas na prática pedagógica a partir da utilização das TICs em seu processo de trabalho, durante a observação pode-se verificar que na verdade não há alteração significativa, a introdução na escola duma nova tecnologia não foge à regra: faz-se, com o novo meio, de maneira um pouco diferente, o mesmo que se fazia antes. Adicionando-se à estrutura conservadora da escola mais um instrumento de trabalho sem, contudo, alterar profundamente a maneira como se ensina (SANCHO et al.,2006). Todos os sujeitos entrevistados destacaram que a utilização das TICs não passa por uma discussão coletiva na escola, o que se constatou também pela análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, nos quais não há um destaque específico de projetos para uso da TICs. O que se constata são ações pontuais de professores com habilidades para lidar com a tecnologia, que atuam sozinhos ou até mesmo em dupla com outro colega, e quase sempre sem um incentivo por parte da administração que os estimule no uso desse recurso (SANCHO et al.,2006). Os docentes diante das dificuldades para lidar com a tecnologia, buscaram construir seus saberes apoiados em si mesmos, em familiares, nos colegas de trabalho, na própria internet e na formação contínua (TARDIFF, 2003).

CONCLUSÕES:
Em todo o mundo, a educação básica de boa qualidade vem sendo reconhecida como imprescindível para a formação dos cidadãos do terceiro milênio. Para isso, a questão do conhecimento, do processo de formação contínua é de vital importância. O conhecimento é um dos principais pilares para a realização da equidade social e a sua democratização é o único elemento capaz de unir modernização e desenvolvimento humano. Assim, para dar conta de responder aos desafios de sua carreira profissional o docente lança mão de saberes adquiridos e construídos ao longo de sua vida pessoal e profissional. Para que o projeto de informatização das escolas públicas municipais se torne uma realidade, na qual utilização das TICs pelos docentes seja eficiente torna-se evidente a necessidade de uma discussão coletiva sobre o papel desse professor e sua responsabilidade na sociedade atual. Além disso, é preciso redesenhar a organização da escola de modo há tornar seus tempos e espaços mais flexíveis e acessíveis à incorporação das tecnologias. Portanto, novas pesquisas e estudos qualitativos e quantitativos são necessários para que compreendamos melhor o trabalho que os professores realizam, apreendendo as suas contradições e entendendo a trama de relações que os envolve.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Trabalho docente, Formação Contínua, Tecnologia

E-mail para contato: jacqueline.laranjo@terra.com.br