60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE EUCALYPTUS GRANDIS COM A APLICAÇÃO DE POLÍMERO HIDRORETENTOR

Anderson Carlos da Silva Cruz1
Thomas Oehninger Ramos1
Juliano Takaki1
Raphaeli de Freitas1
João Vitor Serrano1
Sueli Sato Martins2

1. Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Agronomia
2. Prof. Dr. - Departamento de Agronomia - UEM - Orientador


INTRODUÇÃO:
Uma crescente demanda de produtos florestais vem sendo observada, aliada ao custo de produção, fazendo com que as espécies do gênero Eucalyptus sejam as mais utilizadas em reflorestamento no Brasil, na produção de madeira para diversos fins, em conseqüência de seu rápido crescimento, boa adaptabilidade e qualidade da madeira. A madeira de Eucalyptus grandis aos poucos tem sido utilizada como matéria-prima alternativa para variados fins, tais como laminação, celulose, serraria, papel e carvão vegetal. Entre outras qualidades apresenta uma alta rusticidade, podendo ser considerada para a diversificação da produção do pequeno e médio produtor rural. O Eucalyptus grandis é originário da região norte de Nova Gales do Sul e ao sul de Queensland, entre as latitudes 25ºS e 33ºS, ocorrendo também no centro e no norte (16ºS a 19ºS) de Queensland e altitudes de 500m a 1.000m. A aplicação do polímero hidroretentor em plantações de Eucalyptus já vem sido empregada há alguns anos principalmente em grandes plantações e em regiões onde há a maior presença de florestas de Eucalyptus como norte de Minas Gerais e sul da Bahia. Segundo Balena (1998) há um maior aumento de retenção na capacidade de armazenamento de água em solos de textura arenosa (7,5x) ao passo que em solos argilosos há um menor aumento (3x). O polímero hidroretentor surgiu na década de 50, elaborado por uma empresa americana e em seu início possuía uma capacidade de retenção de água que não ultrapassava 20 vezes a sua massa. Na década de 80, muitos outros estudos foram desenvolvidos e o polímero hidroretentor passou a ser mais aplicado para a agricultura. O hidrogel de poliacrilamida é um produto sintético, derivado de petróleo, que apresenta propriedades físico-químicas capaz de reter e disponibilizar água para os cultivos agrícolas, além de aumentar a capacidade de armazenamento de água do solo. Sua utilização na agricultura brasileira tem crescido nos últimos anos, principalmente na silvicultura, fruticultura e na composição de substratos para produção de mudas. Pode ainda atuar como uma alternativa para situações em que não há disponibilidade de água no solo, tais como estresse hídrico e períodos longos de estiagem. Foram relatados inúmeros efeitos benéficos pelo uso de polímero hidroretentor, dentre eles pode-se citar o aumento de retenção de água no solo, redução de lixiviação de nutrientes, melhoria na CTC (capacidade de troca catiônica) e maior disponibilidade de água para as plantas. Há também evidências que as propriedades do polímero hidroretentor como condicionadores de solo podem proporcionar melhoria nas propriedades físicas deste, variando conforme a granulometria e quantidade de aplicação.

METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual de Maringá, localizado no Município de Maringá. O solo utilizado foi classificado como de textura arenosa proveniente do Arenito de Caiuá. O delineamento experimental foi o de fatorial, com cinco repetições, 3 capacidades de campo 25%, 50% e 75% e 6 tratamentos de polímero hidroretentor hidratado a base de poliacrilamida. Os tratamentos foram constituídos pelas seguintes quantidades, em litros de polímero hidroretentor a base de poliacrilamida hidratado: T1=0; T2=0,250; T3=0,350; T4=0,450, T5=0,550 e T6=0,650. Os valores quantitativos das variáveis aleatórias contínuas como altura, diâmetro a altura do peito (DAP) e volume foram submetidas à análise estatística.

RESULTADOS:
A dose que apresentou maior incremento foi de 650 ml de polímero hidroretentor hidratado a base de poliacrilamida para as diferentes capacidades de campo, sendo o ponto ótimo de incremento alcançado na capacidade de campo 75% e na dose de polímero de 650 ml.

CONCLUSÕES:
O presente trabalho permite concluir que a aplicação de polímeros hidroretentores foi significativa no incremento de diâmetro e altura das mudas de eucalipto, sendo seu uso recomendado para situações de estresse hídrico, principalmente para solos de classe textural arenosa.

Instituição de fomento: Universidade Estadual de Maringá

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  polímero hidroretentor, Eucalyptus grandis, disponibilidade de água

E-mail para contato: acsilva1987@hotmail.com