60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População

ADEQUAÇÃO NA INGESTÃO DE MACRO E MICRONUTRIENTES DE ESTUDANTES RECÉM-INGRESSOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA.

Mariana Lage de Oliveira Andrade1
Viviane Ferreira Zanirati2
Márcia Regina Pereira Monteiro3
Roberta Ribeiro Silva4

1. UFMG - estudante de graduação do curso de Nutrição
2. UFMG - estudante de graduação do curso de Nutrição
3. Profª. Dra. - UFMG - Orientadora
4. UFA - colaboradora


INTRODUÇÃO:
Esse estudo teve como objetivo avaliar a adequação da ingestão alimentar de estudantes recém-ingressos nos cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

METODOLOGIA:
Para o levantamento dietético foi utilizado registro alimentar de quatro dias alternados, considerando um dia do fim de semana. Para quantificar os nutrientes foi utilizado o programa Diet-Pro, em seguida foi realizada a verificação da adequação segundo DRIs (2002). Os dados foram tabulados e analisados no programa SPSS (2003).

RESULTADOS:
A quantidade de calorias da dieta estava abaixo do recomendado pela DRI`s para 64,1% dos estudantes. Entretanto o consumo de carboidratos e proteínas estava dentro das DRI`s para todos os estudantes entrevistados. Mais de 90% dos universitários apresentaram consumo de colesterol e fibras alimentares abaixo do recomendado. Os ácidos graxos saturados, monoinsaturados estavam adequados para 52,8%, 45,3% respectivamente. Entretanto os poliinsaturados se encontraram abaixo das DRI`s para a maioria (86,8%) dos estudantes. Em relação ao consumo de vitamina A, cálcio e ferro, a ingestão estava abaixo da recomendação para 69,8%, 98,1% e 49,1% dos universitários, respectivamente.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que as informações dietéticas forneceram subsídios para identificação de vulnerabilidade nutricional; porém devem ser analisadas cautelosamente e utilizadas para identificar apenas riscos nutricionais e não diagnósticos de carências ou excessos porque, as necessidades individuais de nutrientes nem sempre são as mesmas das recomendações preconizadas para população.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  adequação nutricional, DRIs, universitários

E-mail para contato: ma.lage@gmail.com