60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada

DO CAUSAL AO CASUAL: UMA LITERATURA PÓS-QUÂNTICA

Daniela Cid de Garcia1

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro


INTRODUÇÃO:
O objetivo deste projeto foi investigar como os olhares da ciência para o mundo sofreram um profundo redimensionamento, observando como as leis deterministas e mecanicistas transformaram-se numa imagem da complexidade. Essa transformação estaria ligada a uma reestruturação do nosso conhecimento do mundo físico, a partir do momento em que o homem tornou-se capaz de sondar escalas inimagináveis até o início do século XX. Estabilidade, determinismo e permanência são vocábulos que resumem as características do mundo que a ciência clássica elegeu como objeto de estudo. No entanto, essa simplicidade não dá conta do fundamental na natureza, que se encontra nos níveis menos explorados pelo conhecimento humano, porque menos acessíveis experimentalmente. São esses níveis os objetos de estudo da física moderna. Com ela, o determinado cede lugar à dúvida. Essa aniquilação das certezas no mundo científico coincide com uma crise que se estende a outras áreas do pensamento humano e reflete-se na literatura.

METODOLOGIA:
Na primeira parte do trabalho, foi estabelecido um paralelo entre essa nova concepção do mundo e a narrativa moderna. Para tanto, baseamo-nos em textos de Althusser, Nietzsche, Freud e Benjamin. Num segundo momento, analisamos o papel da ficção nessa época em que a ciência perde seu caráter absoluto. Ao longo da história, houve uma manutenção do espírito de veto à ficção em favor do científico, respaldado pelo crivo da racionalidade como vetor do verdadeiro, em oposição ao metafísico. No entanto, é esse caráter de verdade e controle que a física moderna põe em xeque. Nessa seção, discutimos o texto ficcional enquanto simulacro, que seria o elemento desmascarador do discurso objetivo. Finalmente, investigamos como os conceitos discutidos acima se manifestam concretamente no texto literário, em seu viés formal e no conteúdo. Para isso, elegemos contos de Jorge Luis Borges.

RESULTADOS:
A análise dos contos de Borges, à luz de idéias trazidas pela física moderna, possibilitou uma reflexão sobre as realidades recursivamente reinventadas que se fazem possíveis pelo discurso ficcional. Essas realidades, materializadas fisicamente no microcosmos, são trazidas para dimensões humanas nas Ficções do autor.

CONCLUSÕES:
O trabalho é concluído com uma reflexão sobre os lugares da ciência e da ficção, num momento em que se nota a subversão da tendência tradicional – em que esses lugares eram categoricamente demarcados. Num contexto outro, de complexidade e de multiplicidade, esses dois ambientes confundem-se, rompendo-se com o conceito de verdade única e imutável. Além disso, é feita uma reanálise da noção de História que, nesse quadro, perde seu caráter monumental, fragmentando-se em estórias múltiplas de vozes múltiplas – uma vez que o real tornou-se, também, versão.

Instituição de fomento: CNPq/PIBIC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  complexidade, literatura, física

E-mail para contato: cid.daniela@gmail.com