60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

REFLETINDO A PRÁTICA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA 8ª SÉRIE

Fatima Vera Cardoso Figueiredo2
Alessandra Cardoso Figueiredo2
Ana Claudia Serruya Hage2

2. Universidade do Estado do Pará - UEPA / Programa de Pós-graduação em Educação


INTRODUÇÃO:
A pesquisa deu-se a partir da leitura “Na vida 10 na Escola 0”, no qual se verificou que a disciplina Matemática tem sido o "bicho" que amedronta os alunos, tendo estes dificuldades no aprendizado escolar, mas com grande facilidade em utilizar a mesma matemática no seu dia-a-dia, embora inconscientemente. A atual situação educacional do ensino público em Belém, mostra um alto índice de notas “baixas” e o ensino da matemática através de aulas teóricas e exercícios repetitivos e enfadonhos, ou seja, sem referência ao que os alunos já vivenciam. Na pratica diária eles lidam com muitos sistemas convencionais, como: o sistema de numeração — o dinheiro, quando compram algo, numa venda na feira, a criança que aprende matemática na rua vendendo, práticas que refletem os rituais da cultura, não deixam de ser uma solução matemática sem os benefícios da instrução de sala de aula. E qual a explicação para o fracasso dessa criança ou adolescente em sala de aula, uma vez que bem sucedida nas tarefas cotidianas que envolvem estruturas lógicas — matemáticas? Enfim, a explicação do fracasso escolar tem sido uma busca de culpados. Diante desta realidade, refletimos as competências e habilidades que se pretende que o aluno adquira por meio do estudo da matemática. Buscando identificar que alunos desejar-se-ia formar e para que se quer formar, para a vida, para o trabalho — profissão, para o vestibular? etc. A pesquisa realizou análise envolvendo o ensino da matemática, atribuindo-se destaque aos processos e níveis de aprendizagem.

METODOLOGIA:
A pesquisa desenvolvida foi um estudo quanti-qualitativo que de acordo com HAGUETTE (2005) fornece uma compreensão profunda de certos fenômenos sociais apoiados no pressupostos da maior relevância do aspecto subjetivo da ação social. Contudo, é valido destacar que dimensão quanti supõe uma população de objetos de observação comparável entre si e a dimensão quali enfatiza as especificidades do fenômeno em termos de origens e de sua razão de ser. Este estudo teve como unidades de análise o aluno, o professor e as metodologias aplicadas no cotidiano da sala de aula Investigou que competências e/ou habilidades se deseja que os alunos adquiram, por meio da aprendizagem da matemática e que metodologia de ensino mais adequadas para a aquisição dessas? No primeiro momento foi houve a pesquisa bibliográfica com análise e composição da base teórica. No segundo momento, a pesquisa de campo empregando a técnica do método direto de investigação questionário. Tendo como informantes 02 professores e 15 alunos da disciplina matemática da 8ª série, da Escola Pública “Augusto Montenegro” em Belém do noturno. Na coleta de dados foram recursos metodológicos: o questionário aberto que abordava temáticas relativas ao objeto da investigação dentre outras, suas considerações sobre dificuldades em matemática, de que forma identificam em níveis de metodologias/noções de conceitos e como se dá processo o ensino-aprendizagem; e a observação e a entrevista que permitiram cortes profundos para a análise processual do tema investigado.

RESULTADOS:
A natureza da relação entre o ensino e a aprendizagem da matemática para os alunos é relevante ao estudo. Sendo assim, os relatos dos entrevistados, mostram que pouco mais da metade afirmava não gostar da disciplina Matemática, O que revela ainda, que a maioria prefere estudar Matemática com a ajuda do professor e através da resolução de problemas, ou seja, buscam no professor um mediador. Postura de fundamental importância para o processo ensino-aprendizagem uma vez que exerce papel de criador e gerenciador de situações - problema que conduzem o aluno a refletir e construir seu próprio conhecimento. A análise dos resultados da pesquisa junto aos alunos revela: a) a maioria não gosta da disciplina Matemática, pelas dificuldades: falta de explicação da matéria pelo professor, falta de auxilio do professor, falta de recursos auxiliares de ensino. b) o aluno considera importante a Matemática em sua vida, tendo em vista a aplicabilidade futura. c) os alunos (79%) são mal sucedidos na Matemática. d) o professor não dá importância a opção do aluno pela metodologia para a solução dos problemas. Em concordância com os dados anteriores os momentos de observação nos revelaram que o professor não interage com a matéria, tendo em consideração aluno, tornando mais claras e ensinando as diferentes concepções dos fatos de acordo com os alunos que ele tem, bem como a faixa etária destes. O que nos remete a uma prática dissociada da tríade (professor, aluno e conteúdo) de elementos envolvidos na relação de ensino.

CONCLUSÕES:
A partir deste estudo, pode-se dizer que transitar entre a prática pedagógica e a aprendizagem da matemática é essencial se quisermos avançar o pensamento sobre a educação matemática. Pois como atividade social a aprendizagem ocorre no ambiente participativo de interação entre as pessoas o que permitir a ressignificação deste saber e o exercício continuo do aprender a aprender. Mas para tal é importante a reflexão sobre os problemas referentes a seleção, estruturação e apresentação de eixos temáticos, do currículo escolar, ter claro o porquê, para quem e para onde apontam os mesmos, possibilitando ao professor o trabalho multidimensional, do qual fazem parte os condicionantes sócio – culturais, históricos e psicológicos dos alunos. Então, propomos ações na busca da melhoria da qualidade do ensino- aprendizagem da Matemática: 1. Estudo, pelos professores do PCN referente à disciplina; 2. Formação em serviço e continuada deste profissional da educação para a reconstrução da sua práxis pedagógica., 3. Propor aos docentes a realização do planejamento coletivo, a fim de um trabalho integrado. 4. Propor a discussão e adoção de metodologias que favoreçam a aplicabilidade dos conhecimentos no contexto das práticas sociais, Cabe ressaltar que o contexto educacional é uma complexa trama de referências que, em longo prazo, pode auxiliar na configuração do saber do educando e, em igual tempo, determina uma textura social para este saber/teoria e saber-fazer/prática. É através desta estreita interdependência ou co-produção de conhecimento teórico-prático que as competências podem ser desenvolvidas. Aprender significa desenvolver competências por envolvimento num processo contínuo e dinâmico.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  educação, ensino-aprendizagem, educação matemética

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