60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

JOGO DRAMÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CLÁUDIA APARECIDA BONK1

1. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – Paraná


INTRODUÇÃO:
Fazendo parte do quadro de professores do Curso de Pedagogia da FAFIUV, e sendo potencialmente formador de professores para atuar com crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considera-se a relevância que o jogo dramático exerce na educação e quando inserido no contexto escolar visa favorecer o desenvolvimento da criança e do adolescente. Capacita o aluno a analisar, ou seja, ser crítico quanto a realidade do meio em que vive; possibilita inseri-lo no contexto ao qual pertence possibilitando-o compreender para mudar a realidade apreendida. O presente estudo tem por objetivo analisar a relevância do jogo dramático para o desenvolvimento psicológico e social de crianças e adolescentes. Neste sentido percebe-se que o espaço escolar, oportuniza estas diferentes vivências. As teorias psicológicas e sociais do jogo através de seus estudiosos, entre eles Courtney (2001), indicam que este recurso pedagógico pode atuar como compensação, ou como meio de dominar a realidade, ao organizar o todo em modelos compreensíveis, ou como auto-expressão. Pretende-se demonstrar que a educação dramática não implica em treinar os alunos para o palco, mas sim fazer parte do processo educativo, que entendemos estar fundamentado teórica e metologicamente nas escolas.

METODOLOGIA:
A pesquisa ocorreu na Instituição intitulada Clube dos Amiguinhos do município de Bituruna – PR, e ao longo de seu desenvolvimento aplicou-se encontros semanais elaborados com base nas teorias de Spolin (2003) sob a luz da pedagogia construtivista. Este trabalho pautou-se em organizar atividades compatíveis com o nível de desenvolvimento dos educandos, por meio de técnicas dramáticas, expressão corporal, conhecimento básico do teatro e interpretação de texto. Tendo o objetivo como norteador das ações e reflexões realizadas, e respeitando o ritmo próprio de cada participante, como procedimento metodológico organizou-se uma peça de teatro com crianças e adolescentes, abordando a temática: Cidadania, para ser apresentada nos Clubes de Mães do município de Bituruna – Pr. O projeto desenvolveu-se no decorrer do ano de 2007.

RESULTADOS:
Nos encontros semanalmente realizados com crianças e adolescentes além de ser estudado as teorias do teatro e a prática para a apresentação de uma peça teatral, trabalhou-se conteúdos que as teorias psicológicas sociais do jogo indicam como oportunidade ou potencialidade pela qual as crianças abordam a dura realidade da vida adulta. Neste sentido entendemos que tanto o jogo dramático da criança quanto o teatro do adulto são versões das tentativas dos seres humanos de encontrar a segurança. Percebeu-se que através do jogo dramático que o aluno passou a improvisar de forma teatral, de modo a recapitular problemas não solucionados. Constatamos sua importância educacional, pois, permitiu por meio de técnicas específicas auxiliar não apenas problemas de ajustamento, mas também de aprendizagem. Consideramos que foi muito mais que treinar os alunos para o palco, mas que ocorreu o processo educativo. Ao todo vinte e três crianças e adolescentes participaram das atividades. Este trabalho ainda existe e está ampliando-se. No ano de 2008 será desenvolvido também no município do Porto União – SC, no distrito de São Miguel da Serra, onde contaremos com o apoio de acadêmicos do curso de Pedagogia da FAFIUV.

CONCLUSÕES:
O estudo vem demonstrar que os jogos dramáticos auxiliam o ser humano no desenvolvimento da expressão corporal, a dicção, a memória, o trabalho em grupo, o autocontrole emocional, sensação de bem estar e a disciplina. A arte dramática, como qualquer outra área do domínio específico do conhecimento humano, tem conteúdos próprios a serem apreendidos, transformados, criados e recriados. E como as áreas do domínio específico do conhecimento humano não significam áreas isoladas da vida, já que no contexto da realidade o ser humano é uno, com todas as suas experiências, vivências e relações, o jogo dramático deve ser tratado como tal. Sabe-se que ao mesmo tempo em que o jogo dramático é um fenômeno social e cultural, é também expressão de um sentir particular, externado por diferentes linguagens. É uma necessidade humana básica, principalmente em se tratando da criança e do adolescente, como tal, inevitável e mutável, por força da própria natureza humana é insatisfeita, indagadora e contraditória. Consideramos viável e altamente produtivo que o professor conheça e pratique os jogos dramáticos com seus alunos, nos diferentes níveis de aprendizagem em que se encontrem.



Palavras-chave:  Jogo-dramático, Ensino-aprendizagem, Prática educativa

E-mail para contato: claudiaapbonk@yahoo.com.br