60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

O PROGRAMA NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO PARA O ENSINO MÉDIO E O PROCESSO DE ESCOLHA NO CEFET-GO / UNED - JATAÍ

Regina Estevam Alves1
Carlos Cézar da Silva1
Valdesson Batista de Souza Filho1
Dayane Cristina Hahn1
Gisele Del Fiume Lemes1

1. Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás - Unidade de Jataí


INTRODUÇÃO:
Os aspectos relacionados ao uso do livro didático pelos professores e alunos nas escolas de ensino médio têm merecido destaque nos últimos anos em trabalhos de pesquisa na área de ensino. O programa nacional de distribuição do livro para o ensino médio (PNLEM) do MEC possibilitou aos alunos das escolas públicas terem acesso aos livros didáticos. O método de escolha dos livros, a opção pelo volume único ou seriado e a melhoria da qualidade do ensino precisam ser pesquisados. Neste sentido, foi feito um estudo com os alunos das terceiras séries do ensino médio do CEFET-GO/UNED-JATAÍ, a fim de se analisar o livro de química usado atualmente. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar a contribuição do livro didático de química no processo de ensino-aprendizagem dos alunos que estão concluindo o ensino médio.

METODOLOGIA:
referentes ao uso do livro didático, coletando-se as opiniões de 69 alunos das terceiras séries do ensino médio do CEFET-GO/UNED-JATAÍ. O formulário continha perguntas relacionadas ao tema, tais como carga horária, volume seriado ou único, existência de exercícios resolvidos e uso pelo professor e outras. Os resultados foram organizados em gráficos na forma de barras e expressos em percentagem levando-se em consideração o número de entrevistados.

RESULTADOS:
A carga horária de Química é composta por duas aulas semanais na terceira série, enquanto Física e Matemática, quatro aulas semanais. Este item merece atenção, comprovado pelo item dois do questionário. Além disso, Biologia e Matemática já contam com livros distribuídos pelo MEC, Física e Química ainda não. A qualidade do conteúdo no livro de Química também deve ser analisada, já que a maioria dos alunos demonstrou dificuldade em resolver os exercícios apresentados pelo livro, conforme as respostas. A conferência das respostas apresentadas no final do livro, parece não ser um fator relevante no processo de ensino-aprendizagem para os alunos. Independentemente de haver respostas no final do livro, a maioria tenta resolver os exercícios individualmente.

CONCLUSÕES:
1. Na disciplina de Química deve ser feita uma discussão na escola sobre a carga horária semanal, principalmente na terceira série. 2. Os livros didáticos de Biologia e Química, adotados atualmente não apresentam exercícios resolvidos. Este fator deve ser levado em consideração quando na escolha de livros didáticos. 3. Os alunos têm utilizado outras fontes de consulta além do livro didático. 4. A pesquisa foi de grande valor visto que foi considerada na escolha do livro para o Programa Nacional de Distribuição do Livro Didático (PNDL).

Instituição de fomento: CEFET-GOIÁS



Palavras-chave:  ensino, livro, ciências

E-mail para contato: estevam.regina@gmail.com