60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

O PROFESSOR E A MOTIVAÇÃO DO ALUNO PARA APRENDER A APRENDER

Laura Maria Coutinho1
Jaqueline Santos Feliciano da Silva Neiva2

1. Profª. Drª. - UnB - Orientadora
2. FE - UnB - graduanda em Pedagogia


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa analisou como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do DF tem favorecido a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos para aprender a aprender, partindo do pressuposto que a prática docente influencia diretamente nesta questão (Tapia & Fita, 2004, Rossini, 2003, Guimarães, 2001, Boruchovitch, 2001, Bzuneck, 2001).

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi a observação etológica, com foco no registro direto por meio de anotações e filmagens do comportamento de professores e alunos em uma escola pública do Recanto das Emas - DF. Foram utilizados também questionários abertos e discussões com os professores.

RESULTADOS:
Após análise e interpretação do conteúdo à luz das teorias que serviram de base ao estudo, buscou-se sistematizar e categorizar comportamentos, atitudes, valores, estados motivacionais e características do aprender a aprender. Foi possível verificar que professores influenciados pela postura tradicional de ensino utilizam mais de recursos que favorecem a motivação extrínseca do aluno para aprender – onde o objetivo está fora do aprendizado em si, como aprender para não ser punido - que intrínseca.

CONCLUSÕES:
Tais constatações sugerem a necessidade de uma reflexão constante por parte dos professores de quais metodologias de ensino/aprendizagem favorecem a motivação intrínseca dos alunos para aprender com autonomia e, ainda, que diferença isso pode fazer em suas vidas

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  motivação intrínseca e extrínseca, aprender a aprender, etologia

E-mail para contato: jaquesud@hotmail.com