G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O PROFESSOR E A MOTIVAÇÃO DO ALUNO PARA APRENDER A APRENDER
Laura Maria Coutinho1 Jaqueline Santos Feliciano da Silva Neiva2
1. Profª. Drª. - UnB - Orientadora 2. FE - UnB - graduanda em Pedagogia
INTRODUÇÃO:Esta pesquisa analisou como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do DF tem
favorecido a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos para aprender a aprender, partindo do pressuposto que a
prática docente influencia diretamente nesta questão (Tapia & Fita, 2004, Rossini, 2003, Guimarães, 2001,
Boruchovitch, 2001, Bzuneck, 2001).METODOLOGIA:A metodologia utilizada foi a observação etológica, com foco no registro direto
por meio de anotações e filmagens do comportamento de professores e alunos em uma escola pública do Recanto das
Emas - DF. Foram utilizados também questionários abertos e discussões com os professores.RESULTADOS:Após análise e
interpretação do conteúdo à luz das teorias que serviram de base ao estudo, buscou-se sistematizar e categorizar
comportamentos, atitudes, valores, estados motivacionais e características do aprender a aprender. Foi possível verificar
que professores influenciados pela postura tradicional de ensino utilizam mais de recursos que favorecem a motivação
extrínseca do aluno para aprender – onde o objetivo está fora do aprendizado em si, como aprender para não ser punido
- que intrínseca.CONCLUSÕES:Tais constatações sugerem a necessidade de uma reflexão constante por parte dos professores de quais
metodologias de ensino/aprendizagem favorecem a motivação intrínseca dos alunos para aprender com autonomia e,
ainda, que diferença isso pode fazer em suas vidas
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: motivação intrínseca e extrínseca, aprender a aprender, etologia
E-mail para contato: jaquesud@hotmail.com
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