60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência

A CONCEPÇÂO MAGNÉTICA DE AMPÈRE E A ORIGEM DA ELETRODINÂMICA.

João Paulo Martins de Castro Chaib1
André Koch Torres Assis1

1. Instituto de Física - Universidade Estadual de Campinas/ IFGW-Unicamp


INTRODUÇÃO:
Em 1820 Oersted descobre o desvio de uma agulha magnética em relação à sua orientação natural quando colocada paralela a um fio condutor com corrente constante. No mesmo ano, diferente de seus contemporâneos, Ampère interpreta o resultado do experimento como sendo devido a uma interação direta entre correntes elétricas existentes no ímã e no fio, estabelecendo assim a identidade dos efeitos magnéticos com os fenômenos de cargas em movimento. Para fundamentar sua posição, realiza uma série de experimentos para estabelecer uma analogia entre os fenômenos magnéticos e os fenômenos de interação entre correntes, os quais denominará de eletrodinâmicos. Além disso, Ampère obteve a sua fórmula para a força entre elementos de corrente com a qual estabelece a identidade entre os fenômenos magnéticos e eletrodinâmicos de maneira quantitativa. Nosso trabalho tem o objetivo de expor e discutir as hipóteses e os resultados que Ampère formulou sobre a origem dos efeitos magnéticos de 1820 até a publicação em 1826 de sua obra magna “Teoria dos Fenômenos Eletrodinâmicos Deduzida Unicamente da Experiência”.

METODOLOGIA:
A partir das publicações e manuscritos originais, assim como de fontes secundárias, fez-se um estudo e mapeamento das hipóteses e experiências realizadas por Ampère com as quais construiu a sua teoria dos fenômenos magnéticos. Essa teoria também é confrontada com as teorias de alguns de seus contemporâneos e com a visão eletromagnética moderna.

RESULTADOS:
Conseguiu-se obter muitos dados a respeito do caminho seguido por Ampère para chegar às conclusões apresentadas em sua obra de 1826. Também entendeu-se as origens de vários termos e conceitos utilizados na eletrodinâmica moderna. Além disso foram detectados erros históricos publicados em livros didáticos e trabalhos de pesquisa modernos.

CONCLUSÕES:
Já na primeira metade de século XIX todos os fenômenos magnéticos conhecidos até então foram descritos quantitativamente por Ampère como relações eletrodinâmicas. Apesar de terem tido uma relevância crucial na construção da eletrodinâmica, os trabalhos originais de Ampère são pouco divulgados hoje em dia. Com nossa pesquisa esperamos ajudar a reverter esta situação.

Instituição de fomento: PRPG/Unicamp



Palavras-chave:  Ampère, Eletrodinâmica, Magnetismo

E-mail para contato: jopachaib@yahoo.com.br