60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva

CONTROLE DO BIOFILME ASSOCIADO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLARES DA ESCOLA DOMINGOS MACHADO EM SALVADOR-BA

Gimena Melo Santos1
Dayane Araújo de Almeida1
Jannine Baultar Costa1
Roberta Cristina do Sacramento Leite1
Fabiana Raynal Floriano2, 3

1. Graduando do curso de Odontologia da Universidade Federal da Bahia- UFBA
2. Profa. Orientadora, mestre em Saúde Pública
3. Docente do Centro de Ciências de Saúde da UFRB


INTRODUÇÃO:
Crianças em fase escolar representam um período propício para a aquisição de conhecimento e criação de hábitos saudáveis. Dessa forma, Programas de educação e prevenção em saúde bucal são capazes de motivar e orientar escolares quanto à prática dos hábitos de higiene oral. Sabe-se que a escovação constitui-se em um hábito muito importante para a remoção do biofilme dental em formação, o que previne o surgimento de doenças bucais, entre estas a cárie. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar o resultado de uma abordagem educativa em saúde bucal realizada pela disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva I da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), juntamente com a Equipe de Saúde Bucal (ESB) do Programa de Saúde da Família da Federação, Salvador-BA, com crianças da Escola Domingos Machado.

METODOLOGIA:
Realizou-se um estudo de corte transversal com 31 escolares de 1ª à 4ª série, pertencentes à escola Domingos Machado, em Salvador-BA, no ano de 2006. Das 31 crianças examinadas, 16 (51,6%) eram meninos e 15 (48,4%) meninas, entre 6 e 12 anos de idade, com uma média de 8,4 anos ± 1,3 anos. Trabalhou-se a importância da escovação durante três dias através de peças teatrais, jogos e brincadeiras. Adicionalmente, realizou-se escovação supervisionada no espaço escolar em todos os dias de visita. Para mensurar o impacto dessas ações foi registrado o Índice de Placa Corada, após a merenda, em dentes índices, em três momentos com o intervalo de uma semana. Os dentes índices avaliados foram: 1.6, 2.6, 3.6, 4.6, 1.1, 2.1, 3.1, 4.1. Utilizou-se como código: 0- ausência de placa, 1-placa até a metade da face dentária e 2-presença de placa em toda a face. As crianças com os maiores índices de placa foram encaminhadas para atendimento na Unidade de Saúde da Família da Federação.

RESULTADOS:
Realizou-se a análise descritiva e as medidas de prevalência da variável efeito foram obtidas. O software Epi Info, versão 5.01b (Dean et al., 1990), foi utilizado para a estruturação do banco de dados e para a análise estatística. Ao comparar os três dias de visita, não foi observada a redução de placa, visto que nos três momentos de exame o índice de placa foi acima de 60%. (64,4%; 60,5% e 64,3%), índice este considerado alto. Quando analisado em relação à região, observou-se nos três exames uma prevalência de placa maior na região anterior, o que pode ser inferido à técnica de corar. Em relação aos arcos dentários, não foram observadas diferenças estatisticamente significantes, permanecendo o arco superior e inferior com índice de placa corada próximo a 60%.

CONCLUSÕES:
As crianças participaram ativamente das atividades realizadas e mostraram-se motivadas em relação ao auto-cuidado com a saúde bucal, o que ratifica a importância das práticas educativas em saúde oral. Tais atividades, entretanto, por serem de caráter pontual, não causaram impacto no padrão de escovação, visto que o Índice de Placa não sofreu redução. Sugere-se a continuidade dessas atividades por um período maior e o envolvimento dos pais para uma ação continuada no domicilio.



Palavras-chave:  biofilme dental, escolares, índice de placa corada

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