60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva

SAÚDE BUCAL DE PRÉ-ESCOLARES: A IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR NA AQUISIÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.

Marcos Ribeiro de Souza Regis3
Gardênia Matos Paraguassú3
Fernando Presidio dos Santos Neto3
Lana Bleicher1
Ana Cristina Azevedo Moreira2
Helena Cristina Alves Vieira Lima2

1. Universidade Federal da Bahia/ Odontologia Social e Pediátrica
2. Instituto Ciências da Saúde/ Departamento de Biointeração
3. Universidade Federal da Bahia


INTRODUÇÃO:
Analisando a influência de uma figura adulta na formação dos hábitos das crianças que a rodeiam, mostra-se essencial que o cuidador de pré-escolares seja devidamente informado sobre saúde bucal. Desta forma faz-se importante este estudo exploratório-descritivo avaliando os conhecimentos dos cuidadores sobre saúde oral e a avaliação do risco à cárie dos pré-escolares .

METODOLOGIA:
Inicialmente identificaram-se os aspectos gerais e os relacionados ao desenvolvimento de práticas educativas em saúde da instituição (creche estadual José Adeodato de Souza Filho, Salvador/BA). Foi traçado o perfil dos cuidadores, o seu conhecimento sobre a etiologia, tratamento e prevenção da cárie. Realizou-se posteriormente um levantamento epidemiológico de todas as crianças de 3 a 5 anos matriculadas.

RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que a creche não realizava ações preventivas da cárie, a escovação dental era realizada sem supervisão do cuidador; 41% dos entrevistados consideravam a doença cárie como transmissível e para só 75% a escovação era um dos métodos de prevenção da cárie. Através do índice ceo, presença de placa bacteriana, localização das lesões e estágio de destruição coronária, os indivíduos examinados foram classificados em alto, médio ou baixo risco. Concluiu-se que: 31% das crianças apresentavam alto risco à cárie; enquanto na idade de 5 anos apenas 32% estavam livres da doença, cujo valor esperado seria 50%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde; nas idades de 3, 4 e 5 anos, os valores ceo foram 2; 1,9 e 2,6 com participação predominante do componente cariado, revelando precocidade da doença.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que a cárie continua sendo um dos principais problemas da odontologia e saúde pública, e a prevenção a maneira mais eficaz e econômica para evitá-la. Portanto a utilidade deste estudo se aplica à programação de procedimentos coletivos e a disseminação da promoção em saúde bucal, favorecendo a aquisição de hábitos saudáveis desde a infância

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Cuidadores, Pré-escolares, Cárie

E-mail para contato: marcosregis@hotmail.com