60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

IMPACTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFBA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS SEUS EX-BOLSISTAS.

Felipe Fagundes Soares1, 2
Candice Belchior-Duplat1, 2
Luiza Palma Luz Ferreira1, 2
Marcos Ribeiro de Souza Régis1, 2
Mariângela Silva de Matos1, 3
Sílvia Regina de Almeida Reis1, 2, 4

1. Universidade Federal da Bahia – UFBA/ Faculdade de Odontologia
2. Programa de Educação Tutorial (PET) – Odontologia - UFBA
3. Prof.ª Dr.ª Departamento de Odontologia Social - Orientadora
4. Prof.ª Dr.ª Departamento de Propedêutica e Clínica Integrada - Orientadora


INTRODUÇÃO:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), uma formação acadêmica de qualidade é baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão, estimulando os conhecimentos tanto técnico-científicos quanto sócio-culturais, incentivando os indivíduos à iniciação científica e à participação em atividades de extensão. Assim, propicia-se uma formação ética, humanística e cidadã que desenvolva habilidades exigidas pelo atual contexto do mundo do trabalho, como liderança, argumentação e criatividade. Concordando com essa perspectiva de formação, o Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para proporcionar uma formação de excelência. Hoje, existem 370 grupos PET no Brasil, cada um formado por 12 bolsistas e um professor tutor. Em 16 anos de atuação, o PET Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vem desenvolvendo atividades que visam aumentar sua interação com a graduação, a sociedade científica e as comunidades nas quais atua. Desse modo, conhecer o impacto do grupo na formação dos seus ex-bolsistas mostra-se relevante tanto pela escassez de estudos na área bem como para avaliá-lo, buscando a melhoria das suas ações. Esse estudo objetivou verificar a inserção dos ex-bolsistas no mundo do trabalho e se a experiência adquirida com o programa contribuiu para esta inserção.

METODOLOGIA:
A partir dos arquivos do programa, relacionaram-se 44 ex-bolsistas e voluntários que constavam no registro do PET Odontologia da UFBA no período de 1993 a 2007. Destes, 40 foram localizados através das informações cedidas pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) e da rede interpessoal de relacionamento, amigos, tutor, bolsistas antigos e efetivos. Foi criado um endereço eletrônico para a pesquisa, do qual foram enviadas mensagens informando a importância de participar, o questionário e o termo de consentimento livre e esclarecido. Esses dois últimos deveriam ser preenchidos e reenviados para o e-mail da pesquisa. O questionário auto-aplicável possuía perguntas abertas e fechadas. Com base numa abordagem quali-quantitativa, realizou-se uma análise descritiva dos dados, com freqüência e proporção. A análise qualitativa das questões abertas teve como referência a análise de conteúdo temática proposta por Bardin.

RESULTADOS:
Do total de 35 questionários recebidos, a maioria relatou o mestrado (37,1%) como maior grau de escolaridade, em seguida a especialização com 25,7%. Quanto ao maior grau de escolaridade pretendido, destaca-se o doutorado (60%) e o pós-doutorado (22,9%). Dentre as atividades profissionais exercidas, as mais citadas foram a clínica privada (60%) e a docência (37,1%), sendo que a atuação em pesquisa é mencionada pela maioria dos docentes. Sobre as dimensões desenvolvidas no PET mais valorizadas pelos egressos, a mais expressada foi o estímulo à pesquisa científica (57,1%), seguida pelo estímulo à docência (51,4%). Os estímulos à cultura e às atividades de extensão apareceram equiparados com 22,9%. As declarações a respeito da passagem pelo programa referem-se à preparação diferenciada para as esferas profissionais e pessoais da vida. Apenas dois entrevistados relataram que o PET não influenciou suas escolhas profissionais. Foram também destacados os seguintes aspectos positivos proporcionados pelo programa: vivência de grupo, amadurecimento, responsabilidade, autoconfiança, superação da timidez, autonomia e organização. Sobre o cumprimento dos objetivos do programa, os egressos responderam que a maioria desses são cumpridos.

CONCLUSÕES:
Os egressos do grupo PET Odontologia da UFBA demonstraram ter alcançado grande projeção no mundo do trabalho, além de almejarem conquistar ainda mais espaço, como o doutorado e o pós-doutorado. A atividade de pesquisa representou uma dimensão muito valorizada e marcante para os ex-bolsistas durante a passagem deles pelo programa. Esse exerceu uma forte influência sobre as escolhas e condutas profissionais nos seus egressos, provocando neles também a aquisição de competências como a habilidade de trabalhar em grupo, amadurecimento, organização, autonomia e autoconfiança. Em sua maioria, o programa atinge seus objetivos.

Instituição de fomento: PET/MEC-SESu

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Programa de Educação Tutorial, Formação Profissional, Odontologia

E-mail para contato: ff.soares@hotmail.com