60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano

AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ADULTOS: CONSTRUÇÃO DE TESTES VERBAIS - ÁREA BIOLÓGICAS

Natália Jacometti Falleiros1
Solange Muglia Wechsler1, 2

1. PUC-CAMPINAS/Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas
2. Prof. Dr.


INTRODUÇÃO:
O objetivo deste projeto é de validar uma bateria de testes para avaliação da inteligência de adultos. A relevância será a de suprir uma lacuna no nosso país para avaliação da inteligência do adulto, considerando que são poucos os instrumentos existentes com este fim na nossa realidade, e que estes limitam a compreensão do funcionamento intelectual a uma grande habilidade (fator G) ou em duas grandes áreas de funcionamento(verbal e não verbal). Neste sentido, foi escolhida a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III que atende o modelo internacional mais aceito para avaliar a inteligência, CHC, baseado nas teorias de Cattell-Horn-Caroll...A proposta deste projeto foi ampliar os estudos com esta bateria e padronizá-la para adultos brasileiros, começando assim pelo primeiro teste, que diz respeito ao conhecimento léxico, incluindo a construção de itens para a parte verbal da bateria e adaptação desta para administração coletiva.

METODOLOGIA:
O primeiro passo foi consultar o Dicionário Eletrônico Houaiss para coletar palavras que apresentasse possíveis níveis de dificuldade para adultos brasileiro. Uma lista inicial de palavras foi dividida em três partes, sendo uma delas composta por substantivos concretos, para o teste de sinônimos, uma outra composta por objetos/pessoas que pudessem ser desenhados para compor o teste de vocabulário ilustrado, e uma outra para o teste de antônimos.A lista inicial foi apresentada para uma amostra piloto, composta por 10 alunos de Psicologia (8mulheres/2 homens),voluntários de atividades do LAMP.Esta amostra serviu para estudar a compreensão inicial dos itens formulados, auxiliando na exclusão de palavras de alto ou baixo grau de dificuldade.Uma segunda mostra foi composta por 40 jovens do curso de Biologia (29 mulheres e 11 homens), entre 19 e 24 anos, de uma universidade particular em SP..Os instrumentos usados neste projeto foram o dicionário eletrônico e listas de palavras formuladas a partir da análise da amostra piloto que divide-se em três categorias: Sinônimos (68 itens); Vocabulários (76 itens) e Antônimos (64 itens).Após a apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi apresentada a lista de palavras, a aplicação foi feita em forma grupal, na sala de aula.

RESULTADOS:
Porcentagem de acerto dos itens segundo participantes do curso de Biologia Total de itens Itens excluídos 1 - 25% 26 – 50% 51 – 75% 76– 100% Sinônimos 68 12 17,6% 31 13 14 3 Vocabulário 76 5 6,5% 22 14 20 15 Antônimos 64 11 17,1% 25 17 9 1 Os resultados apresentaram que das 68 palavras da lista de sinônimos, grande quantidade delas (31) tiveram um demonstrativo pequeno de conhecimento léxico, uma vez que apenas de 1 a 25% dos participantes responderam corretamente, diferente da pequena quantidade de itens respondidos de forma adequada (3) por apenas 76 a 100% dos participantes. Das 76 palavras da lista de vocabulário, 22 palavras respondidas corretamente indicam que também tiveram um demonstrativo pequeno de conhecimento léxico, uma vez que apenas de 1 a 25% dos participantes responderam corretamente, assim como um maior conhecimento léxico em relação a 14 palavras que diz respeito à 26 e 50% dos participantes. Dentre as 64 palavras da lista de antônimos, a quantidade maior de palavras respondida corretamente foi 25, sendo assim correspondente à resposta de apenas 1 a 25% dos participantes, enquanto que de 76 a 100% dos participantes indicaram corretamente pelo menos 1 palavra.

CONCLUSÕES:
Este estudo inicial demonstrou que algumas palavras deverão ser eliminadas da parte verbal da Bateria Woodcock-Johnson, pois apresentam elevado nível de dificuldade ou são consideradas fáceis demais. Entretanto, esta decisão somente será tomada após o exame dos resultados deste trabalho que está sendo feito com alunos das áreas de Ciências Humanas e Sociais. Assim sendo, serão escolhidos itens que possam fazer parte da Bateria Woodcock-Johnson para adultos. Posteriormente, estes itens da parte verbal desta Bateria serão unidos com os demais subtestes e aplicados em uma amostra de 1.400 pessoas, na segunda parte do estudo para validação da mesma.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Inteligência, Bateria, Adultos

E-mail para contato: natijacometti@gmail.com