60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Documentação e Informação Científica

A DISPUTA PELA PRODUÇÃO DOS SENTIDOS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAS DE 2006: A EMERGÊNCIA DA OPINIÃO PÚBLICA DISTRIBUÍDA

Gabriel Herkenhoff Coelho Moura1
Fábio Luiz Malini de Lima2

1. Estudante de Graduação vinculado ao Departamento de Comunicação Social - UFES
2. Orientador do trabalho. Prof. Dr. do Departamento de Comunicação Social - UFES


INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem como objetivo empreender uma análise do papel da Internet, no que tange suas possibilidades de publicação de conteúdo (como blogs, Orkut e You Tube), nas eleições presidenciais brasileiras de 2006 e sua vitalidade na construção de um campo de batalha pela produção de sentidos nos momentos que antecederam a reeleição de Lula. A apropriação das ferramentas de publicação por parte de atores diversos no ciberespaço gerou um enorme volume de informações que fizeram emergir uma esfera pública virtual, em grande medida, alimentada pelas informações publicadas pelas corporações de mídia nacional. Para além da reprodução do discurso midiático, essa nova esfera pública foi fundamental na desmistificação da mídia nacional, alvo de um devir multitudinário por democracia que ressignificou a mediação, enquanto tentava rompê-la. A tentativa de desvendar esse fenômeno de ampliação da arena de discussão propiciado pelos blogues e comunidades virtuais é, então, o motor do presente trabalho. A necessidade dessa análise do ciberespaço está ligado ao fato de que as eleições majoritátias de 2006 apresentaram números expressivos de participação na web: mais de 1 milhão de usuários do Orkut e mais de 10 mil blogueiros brasileiros participaram ativamente do debate eleitoral.

METODOLOGIA:
Este trabalho tem a internet como sua principal unidade de análise, sendo os blogues e comunidades virtuais os objetos mais específicos. Por se tratar de um evento ocorrido em um tempo delimitado, é necessário o recolhimento de conteúdos já publicados na rede. Os próprios blogues oferecem reflexões acerca do desenvolvimento do debate político, o que dá ao estudo um material empírico carregado de conteúdo teórico, tornando os caminhos para elucidação do objeto mais interessante. A metodologia utilizada passou pela revisão bibliográfica – sobre o contexto sócio-político da pós-modernidade, o advento dos blogues e a evolução dos modos da participação do usuário na construção de conteúdos na Internet – e pelo desenvolvimento de uma pesquisa descritivo-exploratória dos blogues políticos brasileiros e das comunidades virtuais. Foram coletados 12 blogs, as 4 maiores comunidades do Orkut referentes à eleição presidencial e 10 vídeos do You Tube de maior repercussão que se referiam às eleições. O recolhimento de dados foi feito a partir da utilização dos sítios Technorati e Google BlogSearch que foram os principais instrumentos de pesquisa, uma vez que eles facilitam a organização e a busca de conteúdos, além de darem uma noção quantitativa (e até qualitativa) sobre as publicações.

RESULTADOS:
Diante da coleta de dados empíricos e da revisão bibliográfica empreendida tornou-se possível categorizar elementos importantes como: os grupos que tentavam dar legitimidade a seus discursos; o papel da imprensa na discussão ocorrida nos blogs e comunidades virtuais; e a relação entre esses novos ambientes de produção de conteúdo e o paradigma da comunicação de massa e seus conceitos – destacando-se o modelo da opinião pública. Quanto aos grupos e a legitimidade dos seus discursos, notou-se que a disputa desenvolveu-se entre a comunidade pró-Lula e anti-Lula no sentido de desqualificação dos candidatos, entretanto, as duas comunidades convergiram na despontecialização dos sentidos produzidos pela mídia tradicional. Já em relação ao papel da imprensa é válido ressaltar o poder de agendamento da mesma sobre as discussões em blogs e comunidades virtuais. Tendo em vista os elementos categorizados já apresentados tornou-se possível analisar como esses novos ambientes de produção de conteúdo modificam o paradigma da comunicação de massa. O novo modelo comunicacional emergente no ciberespaço faz entrar em colapso os processos de comunicação da mídia tradicional, rompendo conceitos e ressignificando o papel da comunicação de massa.

CONCLUSÕES:
A popularização das novas tecnologias de informação e comunicação, em conjunto com a expansão do acesso à Internet e com a evolução das interfaces criativas vêm modificando substancialmente o mercado comunicativo mundial. As eleições presidenciais brasileiras de 2006 já se encontravam inseridas nesse contexto e, assim, viu o nascimento de uma nova esfera pública que modificou radicalmente os paradigmas da teoria da opinião pública. A formação de opinião deixou – e tende a deixar cada vez mais – de ser exclusividade dos meios de massa, o que veio a ser comprovado pelo próprio resultado das eleições de 2006. Apesar da ofensiva midiática contra Lula, os sentidos produzidos fora da esfera midiática tradicional possibilitaram a emergência de um mercado de comunicação alternativo, que deu vazão a múltiplas expressões, o que relativizou substancialmente os efeitos dos meios de massa. Contudo, para além do protagonismo da grande rede no resultado das eleições presidenciais brasileiras de 2006, o que houve (e há) de interessante nesse novo fenômeno político é a ampliação da arena de discussão e, conseqüentemente, a formação de uma esfera pública virtual e o surgimento de potenciais “formadores de opinião”, que trouxe a política a um regime de conversação pública jamais presenciada pela democracia brasileira.

Instituição de fomento: UFES/CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  blogs, eleições, mídia de massa

E-mail para contato: gabriel.herkenhoff@gmail.com