60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

CONCEPÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA EM BELÉM/PA.

Hellen Cristina da Paixão Moura1
Renata Bernadete de Araújo Rocha1
Dayselene da Costa Lopes1
Priscila Fernandes Oliveira1
André Ribeiro Santana1

1. Universidade Estadual Vale do Acaraú/ IDEPA


INTRODUÇÃO:
A natureza fornece elementos vitais ao homem, como a água, a luz,os vegetais e etc.Os vegetais assumem grande importância pois além de serem usados na alimentação,também são utilizados pelo Homo sapiens ,desde primórdios para a cura de enfermidades.Isto mostra que a natureza está a disposição do homem,pois existem milhares de plantas que podem auxiliar o organismo nas suas funções corretivas ou neutralizam tóxicos, além de ajudar a elimina-los.Estas plantas são conhecidas como plantas medicinais e segundo Vieira(1992),consistem em plantas cujo principio ativo é capaz de curar ou ou aliviar enfermidades. O conhecimento de cura de plantas tem sido passado de pai para filho, de forma empírica. Com o passar do tempo o conhecimento empírico,foi abrindo espaço para o conhecimento cientifico,sendo as plantas levadas a laboratórios para ser comprovada sua eficácia. Atualmente existem grandes industrias que utilizam essas plantas,chamadas de fitoterapicos. Com esse grande avanço da fitoterapia,infelizmente ainda há uma parte da população que pouco conhece sobre seus princípios ativos e a forma de utiliza-los.Isto traz a discussão a questão do preservação,pois só se é possível preservar e conservar quando se tem conhecimento sobre elas. Neste contexto é importante ressaltar que o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, sendo que a Amazônia concentra grande parte desta diversidade. Considerando isto, é comum saber pelos meios de comunicação que há registros por profissionais de outros países que levam plantas nativas do Brasil, para serem realizadas pesquisas sobre seus princípios ativos e posteriormente conseguem o direito de propriedade industrial sobre compostos utilizados por populações tradicionais brasileiras. Dentro deste contexto, o papel da escola é muito importante, visto que é ela quem trabalha a formação intelectual do individuo. Portanto é relevante que os estudantes, tanto do ensino médio como do fundamental, das escolas tenham conhecimento sobre plantas medicinais: suas propriedades, onde encontra-las e manipulação, visto que isto é uma ferramenta de conservação e preservação das plantas com poder de cura,sendo importante no processo de combate a biopirataria de nossos recursos faunisticos.Também é relevante este conhecimento para mostrar a importância dessas plantas na qualidade de vida do homem. O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise sobre o que os alunos de ensino médio de uma escola de Belém sabem sobre plantas medicinais e propor ações para solucionar as dificuldades encontradas por eles com relação ao assunto.

METODOLOGIA:
A realização da pesquisa foi feita na Escola Salesiano do Trabalho, localizada no centro de Belém e o publico alvo são alunos do 3º ano do ensino médio. Na escola há duas turmas de 3º ano,sendo cada turma constituída de 15 alunos,sendo a maioria pertencente a classe média. A pesquisa contou com a resposta de um questionário contendo 5 perguntas discursivas a respeito da plantas medicinais.Ao todo foram entrevistados 30 alunos.A média de idade entre os alunos é de 18 anos e dos 30 alunos,60% são do sexo feminino e 40% do sexo masculino. A escolha pelos alunos do 3º ano, foi devido já terem maior capacidade critica e apresentarem respostas de forma mais objetiva e menos evasiva, já que são alunos que estão concluindo o ensino médio,estão prestando vestibular e dessa forma as dificuldades para apresentarem suas idéias são menores comparadas a alunos de outras séries,ajudando desta forma na compreensão e análise das respostas. O questionário era composto de 5 perguntas.A primeira pergunta realizada foi “o que é planta medicinal para você?”.Esta pergunta teve como objetivo saber qual o conceito que os alunos tem de plantas medicinais.Isto devido ao fato de muitos escutarem falar sobre o assunto porem não sabem do que realmente se trata.É importante ressaltar também as variadas concepções que os discentes possuem em relação ao assunto. A segunda questão perguntava se conheciam algum tipo de planta medicinal, ou seja, alguma espécie, sendo necessário cita-las no questionário. É relevante saber quais espécies são mais conhecidas pelo aluno, pois isto pode dizer muito do cotidiano deles. É importante frisar também por qual nome vulgar eles conhecem as plantas, já que o nome varia de região para região. Na questão de numero três a pergunta feita foi ”Para que você acha que serve as plantas medicinais?”.Objetivou saber com esta pergunta se os alunos pensam que as plantas medicinais servem para curar alguma doença que acomete o ser humano ou se pensam que se trata de algo místico ensinado pelos pais ou avós.Esta pergunta é fundamental pois a partir da análise das respostas é possível perceber se para os alunos há importância as plantas com poder de cura. O fato de existir pessoas ao redor que utilize plantas medicinais ajuda a conhecer um pouco sobre elas,absorvendo conhecimento com a prática daquela pessoa.Foi exatamente esta pergunta abordada na quarta questão,se conheciam alguém que utilizava as plantas e como a utilizava. A ultima pergunta colocou em questão se os alunos conheciam alguma forma de preparo das plantas medicinais e que relatassem como era realizado o processo. O objetivo desta pergunta foi ter uma idéia das principais formas de preparo que eles conhecem já que existem variadas maneiras de se preparar, dependendo de que doença se trata e de que planta irá se utilizar. Após ser passado o questionário, foi realizado as analises das respostas, nas quais foram obtidas através de análise estatística onde para cada questão analisada tinha-se vários núcleos.Posteriormente esses núcleos eram divididos em grupos e feito a porcentagem de quantos alunos escreveram respostas que aproximaram-se de cada núcleo.

RESULTADOS:
A primeira pergunta feita foi “O que é planta medicinal para você?”. Nesta pergunta, dos 30 alunos entrevistados, 80% responderam que plantas medicinais são plantas com poder cura, 14% disseram que são plantas importantes, 3% disse que eram plantas vitaminadas e 3% não souberam responder. Dos 30 alunos, os 80% que responderam que plantas medicinais são plantas com poder de cura,tem esta idéia devido estas plantas possuírem princípios ativos que vão agir no organismo,para que o mesmo quando não estiver em condições adequadas possa reabilitar-se. A maioria dos alunos já possuem a idéia de que as plantas medicinais realmente têm poder de cura para alguma doença. Isto quem comprova é a fitoterapia,pois é assim que Walter Adamés Accorsi relata:A fitoterapia explica cientificamente, porque as tradicionais plantas medicinais,utilizadas a milênios por todos os povos da terra,curam,completando desta forma,o valioso conhecimento cultural sobre tão importante alternativa terapêutica natural. (Vieira, 1992, p.5.) Com relação aos 14% dos alunos que disseram que plantas medicinais são plantas importantes, quiseram dizer com isto que elas apresentam um valor muito grande para a sociedade. Isto acontece devido um valioso conhecimento cultural e da diversidade de flora que a região Amazônica, região esta na qual está inserido todos estes alunos,apresenta com inúmeras plantas utilizadas na medicina alternativa.Esta importância foi reconhecida ,como apresenta Walter Radamés Raccorsi:[...]organização mundial de saúde,quando,em sua reunião de 23 de maio de 1978,reconheceu a importância das plantas medicinais e das preparações galênicas na cura do organismo humano e recomendou a difusão,em nível mundial,dos conhecimentos necessários ao seu uso(Vieira,1992,p.5.) Considerando ainda que 3% dos alunos disseram que planta medicinal são plantas vitaminadas, provavelmente quis mostrar que essas plantas possuem propriedades que deixam o corpo fortalecido e saudável, já que elas possuem nutrientes que irão fortalecer e organismo e combater inúmeras doenças. Na segunda pergunta 73% dos 30 alunos entrevistados disseram que sim, 17% disseram que não e 10% não souberam responder. Desta forma podemos observar que a maior parte dos alunos conhece algum tipo de planta medicinal. O conhecimento sobre essas plantas é muito importante visto que, de alguma forma, já ouviram falar sobre elas ou até já se utilizaram das mesmas.O saber sobre as plantas que podem curar já ajudam no combate a biopirataria e a preservação e conservação das mesmas. Com relação às espécies mais conhecidas pelos alunos, as mais citadas foram: Erva doce(6%),Erva cidreira(19%),Boldo(10%),Andiroba(10%),Capim-santo(2%),Quebra-pedra(2%),Pata de vaca(2%),Copaíba(4%),Folha de jaboti(4%),Algodão(4%),Alecrim(6%),Casca de laranja(2%),Canela(8%),Gengibre(4%),Mastruz(2%),Unha de gato(2%),Babosa(4%),Coramina(2%),Anador(2%),Sacaca(2%) e Camomila(2%) A erva cidreira (Lippia alba),é um subarbusto ramificado,da família das verbenáceas muito comum na Amazônia.Possui um principio ativo que são óleos essenciais,lipiol,acido tânico,citral e geraniol que vão agir de forma antiespasmòdica,empregada com bom êxito nas afecções gástricas,dores intestinais e dores de cabeça,relaxante do sistema nervoso,ajudando a conciliar o sono.As partes utilizadas são as folhas,em forma de chás(VIEIRA,1992). Uma das razões para a erva cidreira ter sido a mais citada, é provavelmente pelo fato de que ela é bastante utilizada como calmante e ajudar a conciliar o sono. Geralmente quando se tem criança com problemas de sono, logo é feito um chá para que ela possa acalmar-se e dormir. Mas também é muito utilizado pelas pessoas no dia a dia que por motivo de estresse, situação muito comum atualmente devido a correria no cotidiano, tomam um chá feito com folhas de erva cidreira para relaxar. Outra planta que foi muito citada é a andiroba,que é bastante conhecida por sua utilização tanto na fototerapia como também na cosmética.A andiroba(Carapa guianensis),pertence a familia das meliaceas e o nome vem do tupi-guarani que significa gosto amargo referente as sementes desta árvore. A utilização desta planta é como anti-helmintico,tratamento de feridas pelo poder cicatrizante que possui,inchaços e baques traumáticos.Pode ser utilizado o chá da raiz,a casca amarga em cozimento ou folhas moídas reduzidas ao pó.Também é utilizada para cura da herpes quando misturada com copaíba(Copaífera reticulata). Esta planta foi muito citada pelos alunos devido ser muito conhecida no mundo todo e principalmente nesta região,já que é nativa da amazônia.Além da utilização do seu óleo no tratamento de baques e na cosmética,também é utilizado como repelente de insetos,na forma de velas que é feita com o bagaço ou passando o óleo sobre o corpo. A terceira questão dizia para eles comentarem para que serviam as plantas medicinais.Dos 30 alunos 73% disseram que era para curar,20%para ajudar e 7% disseram que é para serem utilizadas por pessoas sem condições de comprar remédio sintético A maior parte dos alunos disse que as plantas servem para curar. O poder de cura das plantas medicinais já foi comprovado muitas vezes através de pesquisas em laboratório. Este poder de cura é confirmado pela fitoterapia,que explica cientificamente a utilização de plantas que curam(VIEIRA,1992).Para Rodrigues(2000)plantas medicinais que tem avaliadas sua eficiência terapêutica e a toxicologia ou segurança de uso,dentre outros aspectos,estão cientificamente aprovadas a serem utilizadas pela população em suas necessidades básicas de saúde.Isto mostra que apesar das plantas medicinais virem de um conhecimento empírico,estão aprovadas para uso pois realmente vão agir no organismo,curando algum tipo de enfermidade. Para os 20% dos alunos que disseram que plantas medicinais são para ajudar no tratamento de doenças, isto se deve ao fato de elas serem utilizadas não para curar, mas para ajudar, como complemento na cura de um individuo. Este complemento é feito com a união de remédios sintéticos com chás ou outras formas de manipulação de plantas medicinais. Nesta pergunta ainda houve 4% dos alunos que ressaltaram que plantas medicinais servem para serem utilizadas por pessoas sem condições de comprar um remédio sintético. Isto sem duvida faz parte da realidade da sociedade, pois existem remédios sintéticos que são muito caros para ser utilizado pela população, ou seja, fora de suas condições financeiras. Logo os remédios naturais são muito procurados, pois alguns podem produzir o mesmo efeito dos remédios fabricados em laboratório e alguns possuem um preço mais acessível para a população. Para Rodrigues (2000), os trabalhos com pesquisas de plantas medicinais via de regra, originam medicamentos em menor tempo, com custo muitas vezes inferior, e, consequentemente mais acessíveis à população. Com isso faz-se com que os remédios sejam amplamente utilizados, já que os efeitos colaterais são menores e são mais acessíveis economicamente. Objetivou-se também saber se os alunos conheciam alguém que utilizava plantas medicinais e como esta a usava. A maior parte dos alunos respondeu que conhece alguém (67%).O fato de se conhecer alguém que utiliza plantas medicinais ajuda o individuo a ter conhecimento sobre as plantas que curam.O conhecimento sobre elas é o primeiro passo para a conscientização sobre a importância das plantas medicinais.Quando tem alguém ao redor que utiliza, este conhecimento é repassado,mesmo que seja de forma empírica. Com relação a como essas pessoas utilizam 70% citaram o chá,10% massagem,10% xarope,5% pílulas e 5% batida.Pode-se observar que a forma de chá é a mais convencional de se utilizar as plantas medicinais.Esta era a forma mais comum preparada pelos índios para curar ou aliviar alguma doença.Uma característica bem interessante citada pelos alunos é a forma de manipulação com massagem e pílulas. Na quinta e ultima questão, 50% dos alunos conhecem alguma forma de preparo, 47% não conhecem e 3% não souberam responder. Esta resposta foi surpreendente pois não houve diferença significativa entre os alunos que sabem alguma forma de preparo para os que não sabem.Isto mostra que muitos sabem o que são plantas medicinais,conhecem pessoas que utilizam, porém não sabem manipular.Esta questão é muito importante visto que saber manipular as plantas influência bastante no seu modo de ação e eficácia. O uso de plantas medicinais, quando efetuado com critérios só tem a contribuir para a saúde de quem a pratica. Esses critérios referem-se à identificação da doença ou sintoma apresentado, seleção correta da planta e adequada preparação dela. É necessário estar consciente da toxidade da planta, pois a utilização em quantidades inadequadas, ao invés de ajudar, irá prejudicar o organismo.Um exemplo disto é a cabacinha(Luffa operculata) que para o uso popular serve para sinusite e amebíase,contudo o chá da sua raiz pode provocar aborto além de enjôo e mal estar(VIEIRA,1992). Com relação a forma que conhecem, como de costume o chá lidera como a mais conhecida. A forma de batida foi também citada pelos alunos. Esta se refere às folhas de uma determinada espécie misturadas com água ou outra substancia, por exemplo, o leite, e batidas no liquidificador. Já o xarope obteve 7% das citações e consiste numa preparação para uso mais prolongado, usado principalmente para doenças de garganta, pulmão e brônquios.

CONCLUSÕES:
O conhecimento sobre as plantas com poder de cura é de grande relevância. Este conhecimento deve-se não somente porque podem aliviar ou curar um corpo enfermo, mas também porque fora do Brasil, muitos sabem da importância e dos benefícios, tanto na saúde como economicamente, que elas podem trazer. A partir disto discute-se a biopirataria,onde milhares de substâncias exclusivas brasileiras encontram-se patenteadas por órgãos governamentais estrangeiros. Com essa questão é discutido que atitudes podem-se tomar para solucionar ou aliviar esse problema. Uma delas é a escola, no espaço da sala de aula, com alunos e professores. Trabalhar em sala de aula o conhecimento de plantas medicinais é um instrumento de inserir a educação ambiental como forma de conscientização e responsabilidade com a biodiversidade. Um dos principais problemas observados é a falta de conhecimento sobre manipulação das plantas medicinais. Isto é um excelente tema para ser trabalhado em sala de aula, podendo ser abordado de várias formas como: a implantação de um horto medicinal escolar, realização de oficinas, palestras e debates que possam envolver os alunos e toda comunidade escolar, além de este ser um tema interdisciplinar, ou seja, pode ser abordado em várias áreas de conhecimento. Mostrar para os alunos, o entendimento de que a valorização e conservação do meio são fundamentais para a educação, ressalta a importância do meio ambiente para a sociedade. Portanto com plantas medicinais envolvidas no processo de ensino aprendizagem na escola na área de educação ambiental, o aluno passa a se conscientizar envolvendo-se emocionalmente com o processo de geração de atitudes ambientalmente saudáveis. O conhecimento aliado às relações com o ambiente, é capaz de causar mudanças profundas nas atitudes dos alunos e desta forma proteger a flora brasileira e combater a degradação ambiental.

Instituição de fomento: UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ/ IDEPA



Palavras-chave:  Plantas medicinais, Educação ambiental, Sala de aula

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