60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Documentação e Informação Científica

WEBLOG: CULTURA E PROCESSO DE AUTONOMIZAÇÃO

Thalles Gomes Waichert Santos Costa1
Fábio Luiz Malini de Lima1

1. Ufes / Cnpq


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho se justifica pela expansão de um campo de produção de informação e conteúdo: os weblogs. Através de ferramentas que possibilitam ganhos publicitários com uma publicação inicialmente amadora, os weblogs caminham no sentido de profissionalizar sua produção. Dessa forma, o objetivo do trabalho é traçar um estudo sobre o perfil do sujeito conhecido como blogueiro, a fim de melhor compreender esse novo campo que emerge no cenário midiático.

METODOLOGIA:
Esse trabalho teve como principal operação metodológica a revisão e o estudo de grande parte da bibliografia sob o advento do jornalismo online, a evolução dos modos de participação do usuário na construção de conteúdos na internet e a emergência dos weblogs. Além disso, foi feita uma pesquisa descritiva-exploratória na Internet sobre 97 posts de blogs que tratam da temática “profissionalização dos blogs”. Inicialmente, motores de busca foram utilizados para encontrar os primeiros resultados. A partir de então, a navegabilidade se deu pelas próprias ligações (hiperlinks) encontrados nos primeiros resultados. Essa análise foi feita durante os meses de novembro de 2007 a março de 2008. Os dados foram classificados de acordo com as seguintes categorias: Ética blogueira, Profissionalização dos blogs, Monetização, Resistência a monetização, Relação do jornalismo com o blog, Estratégias de sustentabilidade, Conquista de audiência e Conflitos éticos.

RESULTADOS:
No que diz respeito a profissionalização dos blogs pode-se observar que a busca por sustentabilidade financeira, decorrente da profissionalização, leva a práticas que entram em conflito com o ethos blogueiro, marcado por um código de ética informal. Dessa ética destaca-se algumas características como: amadorismo da publicação, referenciamento para outros blogs e a constituição de uma comunidade interrelacionada. A crescente busca por audiência (com o objetivo de aumentar a arrecadação através de publicidade) leva a uma mudança de linha editorial. Os blogueiros optam por assuntos mais genéricos que possam chamar atenção de um maior número de pessoas. Dessa forma, surge um contra-movimento à monetização caracterizado pela resistência ao modelo largamente difundido de inserir a publicidade nos blogs. Como conseqüência, alguns blogueiros começam a pensar em modelos alternativos para angariar fundos financeiros com os blogs, legitimando, então, o processo de autonomização. Para além dessa discussão, estabelece-se também uma linha de tensão entre o campo jornalístico e o campo blogueiro, pois a legitimação dos blogs enquanto veículos de comunicação provoca um êxodo de audiência dos media tradicionais para os novos media.

CONCLUSÕES:
Foi possível perceber que os blogs tendem a um processo de autonomização de sua produção. Isso se deve, em grande parte, a forma como o comportamento, os códigos de conduta informalmente instituídos e sua cultura em geral compõe um novo sujeito de enunciação. Num contexto global de mídia, não foi possível enquadrar o blogueiro em um campo específico. Sendo necessário direcionar o estudo para o campo específico dos blogs, sendo esse campo altamente heterogêneo e singular, estando ainda em processo de formação. A publicidade entra como uma força a mais nesse processo de autonomização, contudo não se constitui sua principal força motriz. Ficam perspectivas de estudo para o futuro. De uma tentativa de estudar a profissionalização dos blogs e a inserção de publicidade em seu conteúdo, nos deparamos com um objeto muito mais amplo: a constituição de um novo campo de produção. Nos estudos foi possível observar um processo de autonomização desse campo, mas resta agora estudar do que esse campo se autonomiza. Dessa forma, o trabalho abre margem para uma rica continuação de estudos.

Instituição de fomento: UFES/CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Blogs, Cibercultura, Internet

E-mail para contato: thalleswaichert@gmail.com