60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

EXPLORANDO O TEMA “ENERGIA” EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA USINA CIÊNCIA/UFAL

Tania Maria Piatti2
Reinaldo Augusto F. Rodrigues4
Antônio José Ornellas Farias3
Maria do Socôrro Dias de Oliveira5
Carlos Alexandre A. dos Santos6
Marcos André Nunes6

2. Profª. Drª. Inst. de Química e Biotecnologia e Usina Ciência-UFAL - Orientadora
3. Prof. Msc. Instituto de Física e Usina Ciência-UFAL - Orientador
4. Prof. Dr. Inst. de Química e Biotecnologia e Usina Ciência-UFAL - Orientador
5. Téc. Educacional da Usina Ciência-UFAL
6. Estudante de Física da UFAL e Monitor na Usina Ciência da UFAL.


INTRODUÇÃO:
A Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas atua na área de divulgação das Ciências com particular interesse no tema “Energia”. Um programa educativo é desenvolvido e uma das ações consiste em visitas monitoradas de alunos do ensino básico aos espaços expositivos dedicados ao tema com o objetivo de contribuir para a melhoria do conhecimento dos jovens alagoanos em relação a fatores, condições e impactos produzidos pela geração e utilização das diversas formas de energia. O tema “Energia” é de fundamental importância na civilização atual, visto a voraz utilização de fontes de energia. Faz-se necessário despertar uma consciência a respeito das tecnologias utilizadas em sua produção, no controle e no uso mais racional para minimizar os impactos ambientais. É fundamental que este tema técnico-científico seja tratado com uma linguagem simples e concisa para descrever e fundamentar a teoria. Durante o programa procurou-se investigar o efeito desta instrução na aquisição de significados ao conteúdo abordado na visita regular de alunos do ensino médio às exposições.

METODOLOGIA:
Neste trabalho as visitas de alunos da escola básica tornam-se objetos de estudo. A estratégia utilizada é de apresentar uma exposição interativa com a ajuda de mediadores relacionando os experimentos, efetuando analogias e comparações, para que possam ser observadas diferenças e similaridades em procedimentos técnicos, em conceitos envolvidos, e na forma com que estão sendo contextualizados. Antes e após as visitas, cada aluno será avaliado por uma entrevista e por um teste para ao final analisarmos a evolução conceitual do grupo e se a visita realmente contribui para uma aprendizagem significativa.

RESULTADOS:
Esta investigação procura abordar a aprendizagem de conceitos pela aprendizagem significativa de Ausubel, para verificar se existe uma evolução conceitual sobre o tema “Energia”. Nossas hipóteses: 1) a visita é apenas um entretenimento científico, se não existir uma base de conhecimentos prévios adequados; 2) uma atitude positiva, relacionada ao interesse e à motivação pelo tema, ocorre a partir da exposição. Trabalhou-se com a análise qualitativa de dez entrevistados avaliando conhecimento e atitude e com análise quantitativa de um teste de conhecimentos com sessenta alunos. Ambos os instrumentos foram aplicados antes e após a visita. A análise qualitativa mostrou que a maioria dos entrevistados não apresentou antes da exposição uma base de conhecimentos adequados, e não atribuiu significado científico à exposição, comprovando a primeira hipótese. Por outro lado, os alunos que já tinham uma base conceitual mais sólida demonstraram atribuir significados científicos. Quanto à atitude favorável em relação ao tema, ficaram evidências entre os entrevistados de que a visita consegue promover motivação para aprendizagem, independentemente de existir à base conceitual prévia.

CONCLUSÕES:
Os resultados mostram que um conhecimento novo só adquire significado a partir da interação com conhecimentos científicos já estabelecidos de maneira significativa. A falta deste importante ingrediente no momento da exposição pode levar apenas a aquisição de alguns aspectos subjacentes relativos à tecnologia e ao contexto sócio-ambiental entre os alunos que já apresentavam certa vivência. A formação conceitual envolve processos psicológicos primários como a abstração, a discriminação, a diferenciação, e generalização, entre outros, que exige um investimento mental progressivo e retenções mais expressivas. A abordagem das exposições tem potencialidades por envolver uma série de experimentos dentro de um mesmo tema. Existindo uma base, um conceito se tornar significativo pela vivência com um conjunto de situações experimentais em que o mesmo aparece.

Instituição de fomento: Finep, Universidade Federal de Alagoas e Universidad de Burgos



Palavras-chave:  Centros e museus de Ciências, Aprendizagem significativa, Energia

E-mail para contato: usina.ciencia@fapeal.br