60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica

INCENTIVO À INSERÇÃO DO PÚBLICO FEMININO NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Nayanne Maria Garcia Rêgo1
Beatriz Lima Pinto1
Rafael Briani Biondi1
Diego Vinicius Cirilo do Nascimento1
Carlos Antônio Mendes da Costa Júnior1
David Simonetti Barbalho1, 2

1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Prof. Dr. - Depatamento de Engenharia Elétrica- UFRN- Orientador


INTRODUÇÃO:
O projeto objetiva intensificar a inclusão das mulheres no curso de Engenharia Elétrica, partindo da premissa de que as mulheres podem ser bem sucedidas em qualquer área compatível com as suas habilidades e aptidões, disseminar a imagem e potência feminina, como também expor todo o potencial dessa profissão e sua importância para a sociedade. Foi-se o tempo em que a Engenharia Elétrica era profissão de homem. O perfil do curso vem mudando muito, principalmente com o aumento da presença feminina, tornando o ambiente mais igualitário. Mulheres são mais sensíveis aos problemas, conseguem conciliar vários afazeres ao mesmo tempo, apresentam competência técnica, versatilidade e capacidade de trabalho fascinantes. A mulher por ser mais detalhista contribui para modificar as Engenharias, que deixaram de ser funções que dependem muito da força bruta para passarem a se basear mais no raciocínio lógico, no planejamento e na valorização das boas idéias. Boa parte disso se deve ao avanço tecnológico pelo qual estamos passando. As diferenças de raciocínio extrínsecas das mulheres complementam diversas lacunas existentes nas investigações levadas a cabo pelos homens, logo, as equipes formadas por ambos os sexos, de maneira equilibrada, conseguem melhores resultados e uma maior criatividade.

METODOLOGIA:
Visando a exposição, a inserção, como também o despertar das aptidões e habilidades das mulheres para a profissão de engenheira eletricista, estão sendo feitas visitas às escolas privadas e públicas da cidade de Natal-RN. Tais visitas estão sendo realizadas com o intuito de incentivar as pré-vestibulandas a se inscreverem no vestibular para o curso de Engenharia Elétrica. Para isso, é necessário mostrar atrativos do curso e da profissão, os campos ativos, e a importância de cada área no mercado de trabalho. Projetos já realizados pelo PET de Engenharia Elétrica foram expostos, no qual as mulheres participaram com uma capacidade de liderança, mostrando-se atenciosas, cuidadosas, dotadas de capacidade de concentração e capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Várias palestras estão sendo ministradas para alunos pré-vestibulandos enfatizando que o mercado de trabalho tem aberto bastante espaço para a presença feminina, principalmente porque, atualmente, um engenheiro pode atuar nas áreas de eletrônica, informática, telecomunicações, desenvolvimento de software, controle e automação, serviços que só exigem dos profissionais boa capacidade intelectual, o que permite que homens e mulheres concorram de igual para igual.

RESULTADOS:
Nas apresentações já realizadas nas salas de aula nas principais escolas do município, foram observados que o peso da tradição e os preconceitos sócio-culturais continuam a desencorajar as jovens a prosseguirem os seus estudos na área da ciência e tecnologia, o que faz com que a engenharia perca pessoas com grande capacidade. Outro fato observado foi que no geral as mulheres têm dificuldade com ferramentas matemáticas e físicas, o que contribuiu para um bloqueio de interesse na área tecnológica e científica. P or outro lado, ao mostrar que o mercado de trabalho do engenheiro eletricista é muito diversificado, que se pode atuar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica ou no ramo de telecomunicações, construção civil, automação, instrumentação, informática e tantos outros, observou-se despertar um certo interesse no público feminino bastante perceptível. Este interesse não ocorria antes certamente pela falta de divulgação do curso e pela incerteza do futuro.

CONCLUSÕES:
Nos primeiros contatos com os alunos e alunas do segundo grau em alguns colégios da cidade, notou-se que não só as mulheres, mas também os homens estavam mal informados, principalmente sobre a atuação do(a) engenheiro(a) eletricista no mercado de trabalho como também nas diversas profissões ligadas às engenharias. Verificou-se também que a aplicação desse projeto tem ajudado bastante a disseminar o curso e a profissão de modo eficaz e abrangente. O utro ponto que se destaca, é que as pessoas participantes das palestras estão mais conscientes e atentas na opção da formação profissional do curso que por ventura irão escolher. P or fim, de acordo com os resultados obtidos na execução do projeto, foi percebido para uma divulgação do curso ajuda a despertar o interesse das pessoas, a abstrair a imagem e conceito simplório que o curso possa ter, além de mostrar a importância que o mesmo tem na sociedade, já que o ramo tecnológico está destinado à profissão futuro. Foi possível analisar também as perspectivas dos alunos perante sua formação acadêmica.



Palavras-chave:  Inserção feminina, Profissão, Capacitação Feminina

E-mail para contato: nayannegarcia@yahoo.com.br