60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

RESILIÊNCIA COMO PROCESSO: ESTUDO NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES

Leila Estevão da Silva1
Raquel Souza Lobo Guzzo2

1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ PUC-CAMPINAS
2. Profª. Drª. da Pontifícia Universidade Católica de Campinas/Orientadora


INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo identificar, segundo visão de educadores, características de resiliência em crianças, identificar indicadores de risco e proteção na escola conforme visão dos mesmos e identificar ações dos professores que contribuam para um melhor desenvolvimento dos alunos. O constructo da Resiliência faz referência à pessoas que conseguem viver bem, mesmo passando por dificuldades (Trombeta & Guzzo, 2002). Para compreender este constructo como processo, tem que entender o homem como um ser ativo, social e histórico e, considera a sociedade como produção histórica do homem e como material (este material produzido a partir do trabalho do homem) possuidora de contradições (dialética) (Fromm, 1975). Esta concepção de sociedade é dialética pode-se considerar o homem como produto e produtor da natureza, como sujeito e objeto. E o termo processo é justamente por considerá-lo em constante transformação, ou seja, as situações nas quais as pessoas passam podem ser re-significadas no decorrer do tempo, o que está em total coerência com a concepção de homem e de mundo utilizada. Pensando nisso, é de extrema importância compreender a realidade brasileira na percepção de educadores para entender o constructo de resiliência como processo e os conceitos envolvidos.

METODOLOGIA:
Após a aceitação da participação dos educadores, de crianças de 1, 2 e 3 anos de idade, que freqüentam uma creche, foi preenchida um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Posteriormente, foi utilizado um questionário-roteiro para entrevistas individuais semi-estruturada com os mesmos. Este questionário-roteiro continha questões sobre alguns aspectos, como por exemplo: a vida do(a) educador(a), sobre a estrutura de sua vida, a dinâmica da sua vida (considerando a creche), sobre as crianças e sobre a própria creche. As entrevistas foram gravadas e transcritas para manter a integridade dos dados. Foi feito também, a seguinte pergunta para os educadores: “Você acha que tem alguma criança resiliente na sua sala, e por quê?”. Esta pergunta foi feita para todos educadores, para manter o sigilo da pesquisa, uma vez que os mesmos têm um vinculo forte entre si e não iria garantir o anonimato se fosse realizado apenas com alguns. Embora esta pergunta tenha sido feita para todos, a entrevista com o questionário-roteiro foi realizada com dois educadores. Foi utilizado o método qualitativo para a análise dos dados.

RESULTADOS:
Para a análise dos resultados, serão construídas unidades de sentido a partir das entrevistas, ou seja, serão criadas categorias para analisar o constructo de resiliência. A análise está sendo realizada e será finalizada em maio.

CONCLUSÕES:
As conclusões serão finalizadas em maio.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  resiliência, indicativo risco/proteção, contexto escolar

E-mail para contato: leila.estevao@gmail.com