60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica

I EMICRO NORDESTE: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DA MICROELETRÔNICA NO NORDESTE.

Carlos Antônio Mendes da Costa Júnior1
Jackson Luan Queiroz1
Beatriz Lima Pinto1
Nayanne Maria Garcia Rêgo1
Rafael Briani Biondi1
Rafael Nunes de Almeida Prado1

1. Petiano - DEE - UFRN


INTRODUÇÃO:
A Escola de Microeletrônica é um evento que tem como objetivo fornecer aos alunos de graduação conhecimentos na área de microeletrônica, através de palestras, mini-cursos, olimpíadas, oficinas e mesas redondas. Este evento tem ocorrido com enorme sucesso em estados como Rio Grande do Sul e Bahia, e fomentado o desenvolvimento da área nas universidades destes locais. Visando atingir tais metas e aliado a criação do PET de Engenharia Elétrica da UFRN, que tem como a microeletrônica uma de suas áreas temáticas, optou-se pela realização de um evento semelhante na região que foi visto como uma maneira de disseminação da microeletrônica nos estudantes da UFRN. Tal preocupação se deu pela enorme discrepância entre as velocidades de crescimento da área no mundo e no Brasil, em especial em nosso estado, que volta quase todas as suas atenções para outras atividades no ramo da Engenharia Elétrica. Nasce assim a I EMICRO-NE (Primeira Escola de Microeletrônica do Nordeste), nome este que carrega uma perspectiva de envolvimento e expansão do evento e da microeletrônica para todo o nordeste.

METODOLOGIA:
Fundamentado no fato de que a pretensão mor do evento era estimular a formação de pessoas na área de microeletrônica, teve-se portanto a iniciativa de tornar os mini-cursos oferecidos a principal atração do evento, e para tal, foi necessária a adequação dos mesmos aos níveis dos alunos, dos recém ingressos aos formandos, sendo oferecidos desde cursos básicos, como Digital Básica e Analógica Básica, até cursos mais avançados, como VHDL (VHSIC Hardware Description Language) para programação de FPGA (Field-Programmable Gate Arrays), Radiofreqüência e Ferramentas Mentor. Os mini-cursos da I EMICRO foi o elemento chave para a disseminação do conhecimento na área, manifestando assim a busca por aprofundamento e aumentando a quantidade de futuros profissionais qualificados em microeletrônica. Foram oferecidas ainda palestras e uma mesa-redonda, elementos estes responsáveis por apresentar um panorama da atual situação da área. Outra atividade marcante na EMICRO-NE foi a Olimpíada, que consistiu em avaliar e premiar o melhor projeto na área de eletrônica, estimulando o conceito de pesquisa e desenvolvimento nos alunos de cursos afins, tais como: engenharia elétrica, engenharia da computação e ciências da computação.

RESULTADOS:
A realização da I EMICRO-NE ocorreu durante os dias 10 a 14 de Março de 2008, contando com cinco mini-cursos (todos com vagas completamente preenchidas), quatro palestras e uma mesa redonda, nas quais estavam presentes um público médio de 60 pessoas. Tratou-se de um evento totalmente feito pelos alunos, e para os alunos, uma vez que os responsáveis pela realização, organização e demais iniciativas foram os próprios alunos do PET-EE. Esta iniciativa foi de grande aproveitamento para os mesmos, que tiveram experiências muito produtivas com a realização do evento. Outro resultado foi percebido em forma de comentários e elogios, sendo estes não só de alunos, mas também de professores, chefes de departamento, pró-reitor de extensão, pró-reitor de graduação, dentre outros cargos na universidade que tratavam com muita satisfação o evento ocorrido, cobrando inclusive novas edições. Por fim, o mais importante foi a formação de mais de 50 alunos de graduação em diversas áreas da microeletrônica, bem como a conscientização dos mesmos sobre as dificuldades pela qual a área de microeletrônica tem passado no Brasil, por falta de mão-de-obra qualificada.

CONCLUSÕES:
Aproximadamente um mês após a realização do evento já se pode ver os impactos causados pela I EMICRO-NE, dentre os mais importantes podemos listar: fundação do Ramo estudantil do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc.) na UFRN; ativação de uma empresa incubada pela Universidade e pelo Departamento de Engenharia Elétrica, para o desenvolvimento de Microchips (PotyChip), composta por alunos de pós-graduação; valorização das disciplinas criadas pelo novo PPP (Projeto Político Pedagógico), implantado no início de 2007, do curso de Engenharia Elétrica; reconhecimento do PET-EE por parte dos alunos e professores do referido curso; reativação da Empresa Júnior de Engenharia Elétrica pelo DEE (Departamento de Engenharia Elétrica). Essas foram, portanto, algumas das primeiras conseqüências motivadas por este importantíssimo evento. Espera-se através da continuidade deste evento, acontecendo anualmente, resultados ainda melhores possam advir para a região nordeste, aumentando assim a sua importância e o seu âmbito de ação.

Instituição de fomento: UFRN



Palavras-chave:  Escola de Microeletrônica, Recursos Humanos, iniciativa

E-mail para contato: solrcarlos@hotmail.com