60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

CONSUMO CONSCIENTE NO PROJETO USINA ECOELÉTRICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO FUNDAMENTAL EM ILHA SOLTEIRA - SP

Michel Pisa Carnio1
Danitielle Cineli Simontato1
Talita Mazzini Lopes2
Dionízio Paschoareli Junior3
Carolina Buso Dornfeld4

1. Graduandos do Curso de Ciências Biológicas – FEIS-UNESP, Ilha Solteira-SP
2. Bióloga, formada no Curso de Ciências Biológicas - FEIS-UNESP, Ilha Solteira-SP
3. Prof. Dr. Depto de Engenharia Elétrica - FEIS-UNESP- Ilha Solteira-SP
4. Profa. Dra. Depto de Biologia e Zootecnia - FEIS-UNESP- Ilha Solteira-SP


INTRODUÇÃO:
Os padrões de crescimento populacional e desenvolvimento econômico mundiais requerem cada vem mais a utilização dos recursos naturais para sua manutenção. O ser humano, como consumidor, direciona sua preocupação à satisfação de suas necessidades individuais, deixando de lado a reflexão sobre as conseqüências de suas escolhas, o que resulta no uso intensivo dos recursos naturais e no descarte indiscriminado de lixo no meio ambiente. Visto a condição de degradação que o consumismo reflete nos recursos naturais e meio ambiente em geral, torna-se crucial a crítica ao modelo de consumo, como contribuição à uma sociedade mais sustentável. Neste cenário, a educação ambiental é fundamental na formação de indivíduos cidadãos que se vêem como parte do ambiente em que vivem, conscientes, influentes e atuantes na proteção e melhoria do meio ambiente, possibilitando a redução dos impactos negativos decorrentes de sua interação com o mesmo. Portanto, o objetivo desta atividade foi de trabalhar conceitos sobre consumo consciente e problemas ambientais, especificamente o aquecimento global, com alunos do ensino fundamental. Deve-se mencionar que o trabalho é parte integrante do Projeto Usina Ecoelétrica, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da FEIS - UNESP, Ilha Solteira, SP.

METODOLOGIA:
As atividades incluíram palestras, dinâmicas interativas e reflexões com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental de uma escola em Ilha Solteira- SP, que ocorreram entre agosto e novembro de 2007. Dois tópicos principais foram abordados: o consumo consciente e os problemas ambientais relacionados ao aquecimento global. Os temas foram introduzidos com palestras expositivas, utilizando exemplos e situações cotidianas de fácil compreensão e atividades práticas. Na atividade 1, os alunos foram convidados a escolher palavras relacionadas ao conteúdo, e, de acordo com as palavras lembradas e escritas na lousa, formularam frases e cartazes com ilustrações/desenhos referentes às frases. Realizou-se também uma dinâmica de grupo denominada “Teia do Consumo”, adaptada do material do Instituto Akatu (2005), na qual cada aluno recebia uma palavra que se relacionava à conservação ou degradação ambiental, e utilizava seus conhecimentos para escolher uma palavra de um colega que se relacionasse com a sua (Atividade 2). Quanto ao “Aquecimento Global”, além do conteúdo teórico, trabalhou-se uma atividade, modificada de WWF-Livro das Águas (2007), que focou principalmente a dependência entre vida e ambiente, denominada “Ações antrópicas e meio ambiente” (Atividade 3).

RESULTADOS:
Na formulação da atividade 1, os alunos demonstraram aprendizado e possível conscientização quanto à relação entre consumo, fontes de energia, recursos naturais e preservação ambiental. A seguir estão citadas algumas frases a título de exemplificação: “O consumidor consciente não explora as crianças, evita a poluição, utiliza fontes renováveis e recicla seu lixo”; “ [...] Energia solar: use a energia solar porque não faz nada com a natureza. Consumismo: é ruim porque você vê uma coisa toda enfeitada cheio de desenho e na produção você compra um monte”; “O consumismo é ruim pois muitos recursos não são renováveis, já o consumismo consciente evita que esses recursos acabem”; “Seja um consumidor consciente, evite o consumismo e a exploração infantil; recicle e evite a poluição”; “Jogue o lixo no lixo, [...]. Economize energia. Preserve a natureza”. A preocupação com a preservação ambiental, o tratamento e destino final do lixo, o consumo consciente e o trabalho infantil foi retratada com desenhos que abordavam o avanço tecnológico, a poluição dos recursos naturais (água, ar e solo) e a educação ambiental aplicada em várias situações, entre elas um barqueiro recolhendo resíduos de um rio. Houve grande participação dos alunos durante as dinâmicas elaboradas nas atividades 2 e 3.

CONCLUSÕES:
Observou-se o interesse dos alunos em lidar com os problemas e possíveis soluções ligados à degradação e preservação ambiental. Não pode ser desconsiderada a hipótese de que os alunos assimilaram e interiorizaram os conceitos e idéias desenvolvidas durante as atividades, haja vista o nível de informações e as conexões estabelecidas por eles ao expressarem seus pensamentos em forma de frases e ilustrações. Percebeu-se a confusão de alguns alunos perante alguns temas, dentre eles o consumismo, no qual passam a impressão de que o ato de consumir está diretamente ligado à exploração infantil. A atividade 2 fez com que os alunos percebessem as correlações existentes entre os diversos componentes do meio ambiente. A atividade 3 levou os alunos a refletirem sobre a dependência ser humano-meio ambiente. Considerando a continuidade do projeto para 2008, os temas poderão ser melhor trabalhados, possibilitando a revisão dos conceitos, análise dos resultados e aprimoramento das atividades.

Instituição de fomento: Pro-reitoria de Extensão da UNESP, Pró-reitoria de Graduação – Núcleos de Ensino da UNESP e Programa Ciência na UNESP – Vice-reitoria.



Palavras-chave:  consumo consciente, uso racional, educação

E-mail para contato: michelcarnio@yahoo.com.br