60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 1. Ética

ÉTICA NO MAGISTÉRIO

Andreia Mendonça dos Santos Lima1

1. Professora Especialista. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.CEULJI/ULBRA


INTRODUÇÃO:
Toda pessoa, que se considera um bom profissional, tem suas atitudes baseadas em princípios morais e éticos, principalmente, as profissões que lidam com a formação do ser humano. Dentro destas profissões, este trabalho tem um foco específico, o profissional da educação. Pois, este lida com indivíduos em pleno desenvolvimento e tem a função de transmitir os preceitos morais e éticos da sociedade em que vive. Por isto, o presente artigo tem como objetivo mostrar os caminhos que norteiam o trabalho de um educador na visão ética de sua profissão. Isso se deve ao fato de que foi notado a importância deste setor na formação humana juntamente com a família. No entanto, para a escola cumprir seu papel, em primeiro lugar, é necessário que professores e demais profissionais da mesma área estejam cientes dos conceitos de moral e ética; depois, devem se capacitar constantemente e organizar sua classe profissional, criando um Código de Ética do Magistério. Porque, somente assim, os educadores terão alicerces para defender seu trabalho diante de um mundo em constante transformação. E em conseqüência, a educação poderá cumprir a sua função de formadora de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis.

METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa descritiva bibliográfica sobre as definições dos conceitos de moral e ética e suas implicações no processo educacional. Assim como, fez a análise da situação atual do papel da família e da escola na formação de indivíduos.Desta maneira, o trabalho definiu o que é ética e moral, mostrando os seus benefícios para os profissionais de educação e depois, apresentou uma proposta de criação de um Código de Ética do Magistério, justificando sua necessidade na área educacional e fundamentando-se na Constituição Brasileira e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

RESULTADOS:
Analisada a situação atual da educação brasileira, percebeu-se que a família e a escola são peças fundamentais no desenvolvimento da educação ética e moral do indivíduo. No entanto, para tal realização, notou-se um problema, o de que a família e escola perderam-se no meio de tantas mudanças do mundo moderno, assim ficando desorientados com relação aos conceitos de moral e ética. E para a resolução disto, primeiramente, é necessário o resgate destes valores através de ações concretas que vão desde o aspecto teórico até a prática. É somente após esta conscientização, que será possível cada qual assumir seu papel. Depois, os educadores terão que se capacitar constantemente e seguir seus caminhos embasados em um Código de Ética do Magistério. Posto que, há uma exigência social, que condiciona o profissional a exercê-la seguindo padrões e conhecimentos de um povo numa determinada sociedade e contexto. No entanto, o Código de Ética do Magistério não existe de maneira concreta, sendo um instrumento de caráter emergencial que garante a funcionalidade do processo de ensino aprendizagem e promove o bem estar de todos. A partir da realização deste código, será possível ser feito um trabalho com seriedade e compromisso social, formando cidadãos preparados para o mundo em transformação.

CONCLUSÕES:
Em face de tudo isso, é necessária a dinamização das relações entre escola, professores e alunos, com um enfoque na estruturação ética do sistema educacional. Pois somente com um código ético atual, rebuscado em valores tão imprescindíveis e com alta aplicabilidade, é que se poderá vislumbrar um futuro próspero para a sociedade, tendo em vista que se é no ambiente familiar e escolar que nascem os valores morais. É certa, a necessidade de desenvolver jovens críticos, reflexivos e com senso de liberdade. Deste modo, a educação é um direito de todos e deve ser norteada por profissionais capacitados e organizados profissionalmente, pois só assim, será possível formar cidadãos preparados para cumprir seu papel social e construir uma sociedade justa e digna para todos.



Palavras-chave:  Ética, Moral, Educação

E-mail para contato: andreiamendonsa@bol.com.br