60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico

GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOB AS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL E CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PARA UMA UNIDADE DEPARTAMENTAL

Juliana Patrícia de Oliveira Jorge1, 2
Álvaro José Periotto1, 2, 3

1. Universidade Estadual de Maringá
2. Departamento de Administração
3. Orientador


INTRODUÇÃO:
A gestão de informação, caracterizada como um insumo útil e estratégico às organizações é tido como um instrumento de impacto na incorporação de novos valores às atividades operacionais e culturais.Cabe considerar, uma acentuada diferença entre empresas privadas e públicas, enquanto nas primeiras, o alinhamento dos recursos tecnológicos com o planejamento estratégico conduz a uma convergência na gestão do fluxo de trabalho e de documentos, nas segundas, os desafios são inerentes a escassez de recursos e aos fenômenos culturais que revestem o ambiente corporativo, como recorrência burocrática, apego à documentação física e resistência aos meios digitais. Sob tais circunstâncias, desenvolveu-se um estudo empírico para solucionar a gestão de informações em ambiente corporativo, voltado inicialmente no controle das atividades dos docentes em uma unidade administrativa da Universidade Estadual de Maringá. Assim implementou-se o sistema de informação G-Info, visando o processo de progressão funcional docente, com a alimentação do sistema G-Info com uma base histórica de, pelo menos, 2 anos para um conjunto de docentes e gestores de uma unidade departamental, no caso, o Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá. A movimentação de rotina, passa a ser observada no intervalo de tempo entre 2003 e 2006, com vistas a detectar fragilidades e apontar possíveis alternativas para sistematização de procedimentos ou ajustes no sistema, partindo em um caráter exploratório.

METODOLOGIA:
Buscando atender as necessidades operacionais e idealizadores de novos paradigmas, implantou-se o sistema G-Info, um software programado para atender o controle de dados acadêmicos do corpo docente do departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá, relacionando-se com 2 (duas) entidades em questão: secretaria e docência. Assim sendo, o G-Info se divide-se em 2 subsites distintos, cada qual voltado para atender objetivos diferentes, mas relacionados entre si. Desta forma, um dos subsites implementa o controle de dados pelo subiste do administrador (secretaria do departamento) e o complementar, pelo subsite do cliente (usuários docentes), com acesso feito por camadas (com log-in e senhas controladas). Para a análise dos dados utilizou-se o Índice de Capacitação Docente (IQCD) e a demanda qualificada e contemplada de bolsas (PIBIC) no total da Universidade e do Centro de Ciências Aplicadas (CSA), como informações de caráter comparativo, a fim de identificar fragilidades e potencialidades do departamento em pauta (DAD).

RESULTADOS:
Através desta coleta de dados referentes aos docentes do departamento de administração no intervalo de tempo entre 2003 e 2006, o IQCD do DAD demonstra-se compatível com o índice apresentado pela Universidade, o que significa ter um qualificado quadro de docentes, com total de 21 professores, dos quais 18 foram contemplados com bolsas nos projetos de iniciação científica, no período em pauta. Sendo assim, a coleta de dados promovido através do sistema G-Info tem servido como um eficiente instrumento de coleta e organização de informações de docentes, tanto no auxílio do processo de progressão funcional, quanto da análise de fragilidades e potencialidades departamental.

CONCLUSÕES:
A atividade experimental, desenvolvida neste trabalho, permitiu vivenciar o empreendedorismo voluntário e a busca de alternativas tecnológicas de baixo custo. Num contexto específico, buscou-se uma solução para a gestão digital de informações. O estudo pautou-se por um referencial estabelecido através de uma norma própria de avaliação da atividade docente numa IES, onde além de apresentar uma solução operacional para esta finalidade de avaliação, proporcionou mecanismos diversificados na forma de trabalhar no setor, bem como a geração de novas políticas para a gestão da unidade departamental. Adicionalmente, criou-se um ambiente favorável ao estabelecimento de novas formas interativas de administração da informação corporativa e identificação de trabalho colaborativo.

Instituição de fomento: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Gestão da informação, Administração Pública, Empreendedorismo interno

E-mail para contato: juzinha04@hotmail.com