60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político

A MÍDIA IMPRESSA E AS ELEIÇÕES PARA O GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE EM 2006

DANNYEL BRUNNO HERCULANO REZENDE1
JOSÉ ANTÔNIO SPINELLI2

1. Graduando - Departamento de Ciências Sociais - UFRN
2. Prof. Dr. - Departamento de Ciências Sociais - UFRN - Orientador


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa se insere dentro de uma temática que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e alcançando maiores debates na Ciência Política, no meio acadêmico e em outros espaços da sociedade. Trata-se da relação entre mídia e política. O objetivo é estudar a cobertura, feita pela mídia impressa local (jornais Tribuna do Norte e Diário de Natal/ O POTI), da campanha eleitoral para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte em 2006. Sendo assim, valendo-se dos conceitos de agenda setting e enquadramentos (PORTO, Mauro.) é possível instrumentar os estudos no sentido de perceber o papel da mídia na construção de uma hegemonia na sociedade civil (GRAMSCI, Antônio.). É de fundamental importância o reconhecimento das reais intenções postas pela mídia no noticiamento das questões política-eleitoral e na formação de um comportamento político.Neste sentido, importa perceber a forma como foram relatados os acontecimentos político-eleitorais, as formas ideológicas e os interesses por trás das notícias, bem como a percepção e o comportamento do público frente às informações veiculadas pela mídia impressa.

METODOLOGIA:
Metodologicamente a pesquisa segue linhas bibliográficas e empíricas. Teoricamente, os conceitos utilizados de agendamento (agenda setting) e enquadramentos (framing) tiveram como base uma vasta referência sobre o tema cujo objetivo é fornecer um referencial de análise e interpretação da campanha eleitoral 2006 para o governo do Estado/RN. Empiricamente, a coleta de dados nos jornais impressos Tribuna do Norte e Diário de Natal/ O POTI se fizeram necessárias no preenchimento de uma planilha padrão de organização/orientação da pesquisa.

RESULTADOS:
Como resultados imediatos, já que se trata de uma pesquisa em andamento, foram obtidas as informações ou notícias veiculadas nos jornais Tribuna do Norte e Diário de Natal/ O POTI as quais tiveram como elementos centrais o tipo de matéria, formato da reportagem, data, autor, título, página etc. Seguiram-se as análises percebendo as visões de mundo, que guardam tais reportagens,impressa pela mídia em seus textos comunicativos.

CONCLUSÕES:
As conclusões mais imediatas podem ser vistas na forma com a mídia local enquadra as notícias. Há uma seleção e “saliência” nas matérias postas. Isto significa que nos textos comunicativos observados (reportagens) há sempre uma forma particular de expor o problema, de intuir interpretações ou uma maneira moral de conduzir as interpretações das notícias.

Instituição de fomento: PPGS/UFRN

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  mídia impressa, eleições 2006, política

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