60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

OS RECURSOS MIDIÁTICOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Francine de Bem Rossi1
Vanessa Dorneles2
Tatiane C. Froelich3
Tásia F. Wisch4
Dóris P. Vargas Bolzan5

1. Acadêmica Pós Graduação-CE-UFSM
2. Acadêmica Graduação
3. Acadêmica Graduação
4. Acadêmica Graduação
5. Profº Drº ª Orientadora: Professora do MEN/CE/UFSM


INTRODUÇÃO:
Este projeto de pesquisa e extensão abarca como lócus de pesquisa duas instituições de ensino superior, sendo elas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Assim, conta com a participação de acadêmicos dos Cursos de Pedagogia, de Letras, da Especialização, do Mestrado e dos docentes das instituições supracitadas, bem como professoras atuantes nas redes de ensino pública e privada de Santa Maria. Desta forma, tem por objetivo, através do uso dos recursos audiovisuais, contribuir com a formação inicial e continuada dos sujeitos envolvidos, proporcionando-lhes a rememoração de suas trajetórias a partir das cenas fílmicas, abarcadas por reflexões e discussões sobre a temática educação e pelo compartilhamento de vivências nos diferentes níveis de educação, enriquecendo de forma significativa a construção do conhecimento. Sob esta óptica, pretende-se também, estimular o uso dos recursos midiáticos em sala de aula como ferramenta para aprendizagem dos alunos e não como somente passatempo. Neste sentido, através destas tecnologias podemos [re] dimensionar pensares e fazeres sobre as ações pedagógicas, rumando para uma educação prazerosa e próxima ao que o mundo nos traz como novos contatos, ou seja, os recursos tecnológicos.

METODOLOGIA:
Como métodos e processos para o desenvolvimento das atividades propostas neste estudo, através de encontros quinzenais, utilizaremos os recursos audiovisuais a partir de filmes, reportagens, palestras e documentários para que os participantes, tendo como referência as cenas fílmicas, possam reviver e rememorar experiências pessoais e profissionais. Assim, a partir destas rememorações abre-se espaços-tempo para discussões e reflexões a cerca da temática educação e da importância do uso destes recursos em sala de aula, tendo como intuito a valorização das experiências de cada um e a interação destas mesmas experiências e pontos de vistas diferentes. Neste sentido, o compartilhamento de idéias, pensamentos, angústias contribuem para o enriquecimento dos pensares e fazeres a cerca das ações pedagógicas. Além disso, referências bibliográficas também contribuem para as relações dialógicas estabelecidas nas atividades propostas. Vale ressaltar que, contamos também, com a contribuição para a aproximação universidade-escola, a qual possibilita a troca de diferentes pontos de vistas e vivências colaborando para novas reflexões e questionamentos, além de proporcionar a construção diversificada de atividades que venha a emergir do compartilhamento de conhecimentos e idéias.

RESULTADOS:
A apresentação de “resultados” parece um pouco difícil, pois muitas vezes o que parece ser um resultado passa a funcionar como o começo de um novo processo. Ainda assim, a partir das atividades propostas, percebemos um redimensionamento nas idéias e concepções das participantes do grupo, na qual a partir do compartilhamento de diferentes pontos de vistas tornam-se importante e ressaltado nas falas das mesmas: “(..) Acredito que seja uma experiência muito rica, pois além das leituras do projeto, podemos discutir acerca das produções cinematográficas e relacioná-las com o campo educativo... Com certeza sim. Porque através da discussão que o filme gera, confrontamos nossos conhecimentos prévios com o do grande grupo, além de constituir novas idéias acerca da temática debatida. (Participante “M”). Também percebemos uma nova forma de vislumbrar os recursos audiovisuais em sala de aula, ocorrendo uma valorização destes e a utilização deles como ferramenta para a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, além de contribuir para a formação dos participantes, enriquecendo seus discursos acerca das práticas educacionais, foi possível perceber a relevância das atividades de permuta de idéias e do uso dos recursos midiáticos como mediador das reflexões para a construção de conhecimento.

CONCLUSÕES:
Muitas vezes, os professores do ensino superior ficam encastelados nas universidades, pensando em levar o conhecimento para os colegas da educação básica, contudo percebemos, através deste projeto, um compartilhamento de pensares e uma importante aproximação da universidade com a escola básica. Além disso, muito mais do que somente recurso para o desenvolvimento dos encontros do grupo de pesquisa deste projeto, acreditamos no uso dos recursos audiovisuais como uma nova promessa de inserção dos mesmos nos contextos escolares, alavancando assim, o processo de ensinar e de aprender, deixando de ser mero passatempo. Desta forma, evidenciamos também, utilizando como proposta diversificada de trabalho, sua enorme relevância para a condução de reflexões e discussões a cerca das leituras de imagens. Uma rememoração de vivências abarcada de auto-reflexões em relação à prática pedagógica é propiciada, possibilitando assim, um [re] dimensionamento de idéias, saberes e fazeres em relação à educação. Assim, abre-se espaço para uma visão mais crítica das práticas educacionais e, principalmente, a reflexão em relação a constante formação e busca de conhecimento presentes na caminhada docente.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  recursos audivisuais, formação profissional, construção do conhecimento

E-mail para contato: frazinha.baby@gmail.com