60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO PROMOVEDOR DE APRENDIZAGENS

Rosa Oliveira Marins Azevedo1
Aglamir Prado da Silva1
Carlos Cardoso Barroco1

1. Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM/Curso de Pedagogia


INTRODUÇÃO:
A Brinquedoteca Itinerante é a criação de um espaço de vivências lúdicas, planejado e organizado com materiais variados, com a presença de acadêmicos. As atividades são planejadas a partir do agendamento das escolas interessadas em receber a brinquedoteca em seu espaço escolar. A organização do espaço é feita por cantos temáticos, em que os brinquedos e demais materiais são dispostos de modo a estimular a expressão livre da criança, permitindo a representação do imaginário e a aproximação do real, o desenvolvimento da linguagem e a interação social. As atividades da Brinquedoteca Itinerante são planejadas e desenvolvidas por dez brinquedistas, acadêmicos do curso de pedagogia da ESBAM, sob a coordenação da professora responsável pela brinquedoteca. As atividades ocorreram no segundo semestre de 2007, atendendo instituições públicas de Manaus. A fundamentação para desenvolver as atividades da brinquedoteca foi buscada em autores que vêem a atividade infantil, em geral jogos e brincadeiras, relacionada com o processo de desenvolvimento, e que consideram a brincadeira como condutora de relacionamentos grupais, favorecendo à aprendizagem das crianças e, possivelmente, contribuindo para a formação de futuros professores que atuam naquele espaço.

METODOLOGIA:
As atividades da Brinquedoteca Itinerante ocorreram no segundo semestre de 2007, atendendo a quatro instituições públicas de Manaus, com uma equipe de dez brinquedistas, acadêmicos do curso de Pedagogia. Durante esse período foram atendidas quinhentas e sete crianças, com idade entre seis e doze anos. Ao chegar à escola, agendada com antecedência, o grupo de brinquedistas organiza o espaço disponibilizado para o trabalho em seis cantinhos temáticos, a saber: cantinho da fantasia, da leitura, do teatrinho, dos brinquedos, dos jogos e das artes. Após essa arrumação, os brinquedistas se caracterizam de personagens conhecidas das crianças, como bruxas, fadas, príncipe, etc. Inicia-se o atendimento com o convite a uma turma de alunos, que juntamente com professora se dirigem ao espaço da brinquedoteca e são acolhidos pela equipe de brinquedistas que mostram o ambiente e apresentam as orientações para a utilização do local. Cada sessão de atendimento tem duração de 50 minutos. Durante esse tempo, as crianças podem brincar livremente, nos diversos cantinhos e participar de atividades de dramatização, músicas, contos oferecidas pelos brinquedistas. Terminadas as atividades, uma nova turma é convidada, e assim sucessivamente, até que todos os alunos sejam atendidos.

RESULTADOS:
Os alunos mostraram-se descontraídos e satisfeitos por serem protagonistas de sua ação, realizando atividades de seu interesse. Pôde-se perceber que o desenvolvimento de atividades lúdicas é uma questão que já vem sendo pensada pelos professores, embora, não efetiva, ainda, nas práticas escolares. Foi possível identificar no trabalho da Brinquedoteca Itinerante os seguintes resultados: a) ampliação do acesso às crianças a brinquedos e ao espaço para brincar; b) interesse crescente das instituições atendidas em oferecer espaços de vivências lúdicas ao alunos; c) vínculo afetivo entre brinquedistas, crianças e professora da turma; d) relação interpessoal mais positiva entre as crianças e entre elas e os adultos; e) manifestação de comportamentos espontâneos, criativos e lúdicos tanto das crianças quanto das professoras das turmas atendidas; f) fortalecimento das relações dos acadêmicos com a comunidade escolar envolvida; g) maior interesse, por parte dos acadêmicos e professores, em estudos e pesquisa sobre a importância do lúdico na formação humana. Assim sendo, o espaço da brinquedoteca revelou-se como possibilitador de integração que contribui para o desenvolvimento das crianças e também para a formação de futuros professores.

CONCLUSÕES:
Pensar em atividades lúdicas no espaço escolar, como possibilitadoras de aprendizagens, refletindo positivamente na vida da criança, inclusive no seu desempenho em sala de aula, é ainda uma questão desafiadora que merece estudo e discussão de todos os envolvidos na educação escolar. Nesse sentido, pode-se afirmar que o trabalho da brinquedoteca itinerante oportunizou aos professores e demais atores escolares, além dos acadêmicos envolvidos, um espaço de troca de experiências e construção de conhecimentos em relação ao comportamento e aprendizagens das crianças, favorecendo, particularmente, o estabelecimento da relação de afeto entre todos os envolvidos, relação esta impulsionadora de aprendizagens. Percebeu-se, assim, que para se valorizar o trabalho lúdico educativo que a brinquedoteca pode proporcionar através de seus vários cantinhos, caminhando em uma perspectiva interdisciplinar, é preciso compreender o valor do brincar para a formação da criança, em que as atividades possíveis de serem realizadas na brinquedoteca não podem ser vistas como simples passatempo, uma vez que são constituídas de alto valor educativo. No espaço da brinquedoteca, à medida que brinca, a criança satisfaz seus anseios, e é capaz de se entender e entender o outro através de tantas maneiras de brincar.



Palavras-chave:  Brinquedoteca, Aprendizagem, Integração

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