60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

AS ÁGUAS DO RECIFE DIRECIONANDO O OLHAR DO PROFESSOR PARA O MEIO AMBIENTE : UM RELATO E SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA.

José Hildo dos Santos1
Mônica Alves Coelho dos Santos1
Kate Limeira Cavalcanti Jota1
Jerrana Cantarelli1
Alfio Mascaro Grosso1
José Renato da Silva Filho1

1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE


INTRODUÇÃO:
A transversalidade do tema meio ambiente ainda não é vivenciada de forma interdisciplinar e contextualizada, em sala de aula. Como abordar o tema com objetividade, obtendo-se resultados concretos em relação a mudanças de comportamentos e atitudes? Nesta perspectiva, professores da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, durante os Encontros de Formação continuada promovidos pela rede municipal de ensino, interviram juntos com educadores na criação e socialização de estratégias e situações didáticas, onde as águas do Recife foram utilizadas como fio condutor na transversalidade e na interdisciplinaridade. O trabalho objetivou principalmente sensibilizar os professores quanto à problemática ambiental, provocando questionamentos e possíveis ações mitigadoras, estimulando a criação e adoção de novas situações e estratégias didáticas na abordagem do tema. Outros objetivos foram elencados: 1) facilitar a percepção para as questões ambientais de forma comparativa e crítica; 2) contextualizar, a partir da percepção, promovendo uma reflexão; 3) incentivar mudanças de atitudes e resultados concretos no cuidado com o meio ambiente; 4) desenvolver a interação entre os professores, através do trabalho em equipe; 5) facilitar a interdisciplinaridade e 6) utilizar e valorizar o conhecimento prévio para a aquisição de novos saberes.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no ano letivo de 2006 durante os encontros pedagógicos de Formação Continuada. Participaram um total de cento e oito (108) educadores de vários componentes curriculares e modalidades de ensino (Educação Infantil, Educação Básica, de Jovens e Adultos e Profissionalizante). Nos encontros os educadores tiveram oportunidade de participar do processo criativo, surgindo a partir daí, novas situações e estratégias didáticas e ainda relataram suas experiências e vivências em relação às questões ambientais. O processo foi facilitado com a utilização das águas do Recife como fio condutor, onde a Escola Ambiental Águas do Capibaribe (EAAC) foi o instrumento principal. Através da incursão pedagógica no Barco Escola observou-se uma diversidade de imagens e paisagens vivenciadas pelos professores, servindo de estímulo para criação e adoção de estratégias e situações didáticas, importantes para a interdisciplinaridade e a transversalidade. Dentre as situações didáticas criadas as mais freqüentes foram aquelas que utilizaram o aspecto lúdico (jogos, músicas, poesias, cordel, histórias, etc.). No final de cada encontro foram realizadas avaliações e eco-dinâmicas, onde o professor pode expressar a sua participação nesta atividade, bem como a relevância deste momento para o aprimoramento da sua prática pedagógica.

RESULTADOS:
As estratégias e situações didáticas criadas pelos professores promoveram o entendimento da realidade sinalizando uma posterior intervenção, através de mudanças de atitudes, pois só cuidamos daquilo que conhecemos. Estas situações se propuseram a obter resultados concretos e não serem apenas atividades pontuais, pois a Educação Ambiental acontece com mudanças de paradigmas, exigindo reflexões e ações interventivas, que devem transpor o espaço escolar e o de convivência, sensibilizando os envolvidos quanto aos problemas ambientais. O processo de sensibilização da comunidade escolar pode propiciar iniciativas que atinjam tanto o bairro no qual a escola está inserida como comunidades mais afastadas nas quais residam alunos, professores e funcionários, potenciais multiplicadores de informações e atividades relacionadas à Educação Ambiental implementada na escola.

CONCLUSÕES:
Finalmente, pode-se concluir que o desenvolvimento das etapas deste trabalho proporcionou uma maior participação e engajamento dos professores durante os encontros pedagógicos. A participação efetiva nas atividades propostas, apesar da exaustiva jornada de trabalho, mostrou-se como um desafio e aposta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem para o município. Constatou-se, também, um aprimoramento da contextualização, intertextualização e o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Além disso, as situações e estratégias produzidas pelos professores, transformaram-se numa ferramenta relevante para a difusão dos conhecimentos, sendo um ponto de partida, para o desenvolvimento de um trabalho de educação ambiental nas escolas desta rede de ensino.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Formação continuada, Transversalidade, Situações didáticas

E-mail para contato: jotahildo@yahoo.com.br