60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia

A FRAÇÃO AQUOSA DO EXTRATO ACÉTICO DAS FOLHAS DE PSIDIUM GUAJAVA L. REDUZ A FREQÜÊNCIA ATRIAL DE RATO (RATUS NORVEGICUS) DE UMA MANEIRA DEPENDENTE DE CONCENTRAÇÃO

Katiuce Andrade Viana2, 1
Deisy Cardoso Carneiro3, 6
Baden Amorim Santos1
Liliane Cotrim Oliveira1
Eduardo Antonio Conde Garcia4
Antonio Nei Santana Gondim1, 6, 5

1. Departamento de Educação – Campus XII, UNEB
2. Bolsista de iniciação científica – FAPESB
3. Bolsista de iniciação científica – FG
4. Departamento de Fisiologia, UFS
5. Prof. M.Sc./ Orientador
6. Faculdade de Guanambi – FG


INTRODUÇÃO:
Vulgarmente conhecida como goiabeira, a Psidium guajava L. é um exemplo de planta comumente utilizada na medicina popular. Aos extratos obtidos desta planta estão associados diversos efeitos biológicos. Apesar de existirem trabalhos mostrando o efeito da P. guajava L. sobre a contratilidade do miocárdio, nenhum estudo foi encontrado na literatura científica a respeito da atividade dos extratos desta planta sobre a freqüência cardíaca. Em virtude disto, esse trabalho objetivou estudar os efeitos da fração aquosa do extrato acético de P. guajava L. (FAq) sobre o cronotropismo atrial de rato.

METODOLOGIA:
As folhas de P. guajava L. foram coletadas em Aracaju/SE (janeiro de 2004). Uma exsicata foi enviada ao Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE 03304) a fim de ser identificada (nº Exsicata 008076). As folhas secas (100g) passaram por processo de extração em aparelho de Soxhlet e o extrato acético foi concentrado em evaporador rotativo (TE-210, TECNAL, Brasil). Para obtenção da FAq, o extrato acético foi dissolvido em solução de Tyrode. Os animais utilizados foram ratos adultos (Ratus norvegicus, ambos os sexos), fornecidos pelo biotério da FG. Os procedimentos realizados com os animais foram previamente aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNEB. Os estudos foram realizados em átrio direito in vitro, mantido em cuba para órgão isolado, submerso em solução de Tyrode (5 mL, temperatura ambiente) e aerado com mistura carbogênica (95 % O2 e 5 % CO2). A força de contração atrial foi captada por um transdutor isométrico (FT03, GRASS, EUA) e os sinais enviados a um amplificador (TBM4, WPI, EUA). Em seguida estes sinais foram digitalizados (DI-700, DATAQ, EUA) a fim de serem armazenados em computador (Windaq lite, DATAQ, EUA). Para avaliar o efeito da P. guajava L. sobre a freqüência de contração, os átrios foram submetidos a concentrações crescentes da FAq.

RESULTADOS:
A FAq reduziu o cronotropismo do átrio direito isolado de rato de maneira reversível e dependente de concentração, apresentando uma CE50 de 61,65 ± 1,23 mg/L, constante de Hill de 2,9 ± 1,4 e um efeito máximo de 100% (n = 3).

CONCLUSÕES:
A fração aquosa do extrato acético de P. guajava L. (FAq) possui um efeito depressor sobre a freqüência atrial de rato, o qual mostrou-se dependente da concentração.

Instituição de fomento: FAPESB, UNEB, FG

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Psidium guajava, Átrio direito, Freqüência cardíaca

E-mail para contato: katiuceviana@yahoo.com.br