60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil

O TROPEIRISMO

Daniela Lorenzzetti Pires1
Maria Neli Ferreira Borges1, 1
Homero Francisco Peixoto Camargo1, 1, 1

1. UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL


INTRODUÇÃO:
A região de Vacaria que faz parte do quadrante missioneiro como reserva de gado, através da chamada Baqueria de los Piñares, vai ter seu território ocupado pela ação dos tropeiros, que transitaram pela região, em direção ao Prata e ao centro do país. Este transito levou a ocupação da região,com a criação de infra estrutura necessária ao movimento do tropeirismo.

METODOLOGIA:
Este trabalho tem como objetivo estabelecer a real importância do ciclo do tropeirismo na formação e evolução do processo sócio- econômico e cultural que se estruturou na região de Vacaria, e suas repercursões na sociedade atual. A metodologia utilizada é a estrutural histórica, centrada na pesquisa bibliográfica, oral e icnográfica.

RESULTADOS:
Os tropeiros para transitar pela região vão fazer uso dos caminhos que foram abertos pelos índios, quando estes buscavam o gado das vacarias, para levaram para suas estâncias. Além disso pela atividade que exerceram, foram agentes de circulação econômica, social e de comunicação entre as cidades que frenquentavam. Realizaram também a ocupação do espaço regional, fazendo surgir cidades, e fixando fronteiras. Hoje a figura do tropeiro permanece no imaginário da população local e regional, que procura sempre referenciar sua figura, como parte integrante da história local e regional.

CONCLUSÕES:
Difentes tipos de atividades tropeiras aconteceram na região de Vacaria, mesmo após o fim do ciclo oficial do tropeirismo. Está entre elas o uso da carreta de terno, introduzida por imigrantes italianos no interior de Vacaria. Além disso, a população local e regional matém costumes tradicionais ligados ao ciclo do tropeirismo, como a paçoca de charque, coversas ao redor de um fogo de chão onde são relatados antigos causos de tropeiros. E, nas fazendas do interior, ainda se conservam os antigos mangueirões, onde os tropeiros deixavam o gado em descando, como também os antigos corredores de tropeiros, que vão em direção aos rios Pelotas e Antas, onde existiam os chamados passos. O Passo de Tropeirmo principal da região é o de Santa Vitória, que foi também região coletora de impostos.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Tropeiro, Tropeirismo, Vacaria

E-mail para contato: dlpires@ucs.br