60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

CONCEPÇÕES DOS DOCENTES EM RELAÇÃO À INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO.

Rozenilda de Souza1
Rosa Maria Cordovil Benezar2
Antonio Pedro Rodrigues dos Santos2

1. Universidade Estadual de Roraima - UERR
2. Universidade Federal de Roraima - UFRR


INTRODUÇÃO:
O ensino de Física ofertado aos alunos do ensino médio – EM, tem sido motivo de preocupação por apresentar grande distanciamento do contexto social do aluno, isso tem ampliado discussões em âmbito nacional que apontam para a necessidade de mudanças curriculares nesta área e favoreçam a incorporação de novos conceitos científicos no currículo de Física do EM. Sendo o professor o principal agente de intermediação para desencadeamento desse processo, este trabalho apresenta as concepções dos professores sobre a inserção de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea – FMC no currículo de Física do Ensino Médio – EM, em Boa Vista – RR.

METODOLOGIA:
A investigação apresenta em sua abordagem aspectos quantitativos e qualitativos, as entrevistas foram feitas em forma de questionário permitindo uma pesquisa de natureza exploratória. A amostra foi diversificada, incluindo-se a rede pública e privada e atingiu 50% das escolas que atuam com EM, contemplando as diferentes zonas do município. Ao todo participaram da entrevista 14 professores. Para discorrer a respeito das dificuldades e problemas na reestruturação curricular, a opinião dos professores é traduzida nas seguintes questões: I) Qual a importância em inserir tópicos de FMC no Ensino Médio? II) Orientações oficiais (PCN’s PCN+) evidenciam a importância da inserção da FMC no EM e a justificam como sendo uma ponte para uma práxis contextualizada com a realidade. Você conhece ou já leu essas orientações? Qual sua opinião sobre esses documentos? III) Quais as maiores dificuldades encontradas para a implementação de um novo currículo no EM?

RESULTADOS:
Em relação à questão I, 30% classificam a inserção dos tópicos de FMC como importante e necessária pois estaria permitindo alunos e professores compreenderem melhor a sociedade a qual estão inseridos, além de favorecer um conhecimento pautado em um contexto social mais atualizado, entretanto, a maioria, 70% dizem que não concordam com essa inserção visto que na prática do sistema educacional do Brasil, a preocupação não é com qualidade de ensino, mas sim, com índices de aprovação, o que não favorece na execução das mudanças propostas. Na questão II, os textos oficiais, seja a parte geral ou a específica de Física, são de desconhecimento de 36% dos professores que as caracterizam como um documento que apenas concentram uma utopia educacional, 62% afirmam conhecer as orientações e concordando ou não com seu conteúdo não conseguem introduzi-los na sala de aula tendo em vista as dificuldades presentes no ensino de Física. Na Questão III, os fatores indicados que interferem na inviabilização da reformulação curricular vão desde o livro didático, o pouco tempo destinado às aulas de Física, a desvalorização profissional e a formação inicial e continuada, essas são problemáticas que perduram há muito tempo e que estão presentes na opinião de todos os entrevistados.

CONCLUSÕES:
As opiniões apresentadas, sinalizam que há um tímido desejo em acompanhar as mudanças no cenário do ensino de Física. A inserção da FMC apesar da resistência de muitos professores é motivo de preocupação daqueles que a vêem como necessária e até mesmo urgente, ainda assim, não são todos que acreditam que apenas uma reestruturação curricular melhore a qualidade no ensino de Física. É preciso que haja a aplicação efetiva de uma política educacional que não se ocupe apenas com a formulação de orientações, mas também com as más condições de ensino-aprendizagem oferecidas nas escolas. Somam-se a falta de um currículo de ensino de Física mais moderno, o desconhecimento das propostas educacionais e a formação do professor, que não deveria seguir o modelo clássico da memorização, o que o torna um profissional despreparado para promover uma prática pedagógica reflexiva e questionadora. Verificou-se que atualmente o ensino de Física tem caminhado num sentido contrário as reformas desejáveis e que há a necessidade da comunidade docente elaborar estratégias que permitam a esta localidade acompanhar as atuais tendências do ensino da Física.

Instituição de fomento: Governo do Estado de Roraima

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Ensino, Física Moderna

E-mail para contato: ro_zzer@yahoo.com.br