60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

AS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: COMPARATIVO ENTRE DUAS UNIVERSIDADES NORDESTINAS

Anderson Tales Ferreira Romão1
Hélio da Costa Cavalcante Filho1
Márcia Josiene Monteiro Chacon1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


INTRODUÇÃO:
Um estudante ao ingressar em um curso de graduação apresenta inúmeras expectativas relativas às futuras experiências que vivenciará. As expectativas são frutos das experiências vividas pelos indivíduos e podem ser modificadas durante seu processo de formação, visto que, diversos são os fatores que podem influenciar as mesmas. Levando-se em conta este aspecto, o presente trabalho teve como objetivo comparar as expectativas dos alunos do Curso de Ciências Contábeis de duas Universidades Públicas Federais do Nordeste brasileiro. Neste sentido, este estudo buscou identificar as diferenças e semelhanças, existentes entre as expectativas dos alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a partir da divulgação das informações publicadas em dois trabalhos semelhantes, realizados junto às referidas instituições. Por meio desta comparação pôde-se concluir que existem semelhanças quanto a algumas expectativas dos discentes de ambas as universidades, principalmente às relacionadas à realização de concursos públicos. Porém, também foram apuradas diferenças significativas entre os estudantes das duas instituições, como no caso, dos indecisos em fase inicial do curso e das expectativas não relacionadas nas pesquisas.

METODOLOGIA:
Este estudo trata-se de uma análise bibliográfica de dois artigos já publicados. O primeiro artigo desenvolvido por Santiago et. al. (2007), buscou identificar as pretensões dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e teve como título: Uma Abordagem Sobre as Perspectivas dos Estudantes em Relação ao Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo na Universidade Federal de Pernambuco. O segundo escrito por Chacon et. al. (2007) desenvolveu uma pesquisa semelhante na UFRN, este artigo foi intitulado: Um Estudo Sobre a Expectativa dos Estudantes quanto ao término do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Partindo-se então dos dados contidos nestes dois trabalhos, este estudo buscou realizar um comparativo destes, no intuito de verificar a influencia da localidade nas expectativas dos alunos. Por fim, analisou-se o perfil dos estudantes das duas Instituições de Ensino Superior (IES) e efetuou-se um comparativo entre as expectativas e o grau de satisfação dos estudantes destas Universidades.

RESULTADOS:
A análise dos dados do estudo realizado na UFPE possibilitou apurar que a maioria dos estudantes são do sexo masculino (59%) possuindo uma faixa etária compreendida entre os 19 e 21 anos. Os estudantes da UFRN são em sua maioria homens (50,40%) com faixa de idade entre os 19 e 21 anos. Com relação as expectativas, verificou-se que os discentes da UFPE ao ingressarem no curso estão com as mesmas voltadas para a realização de concursos (41,40%). Os da UFRN, por sua vez, indicaram está indecisos quanto as suas expectativas ao iniciarem o curso (36,18%). As pesquisas tentaram identificar as diferenças das expectativas dos discentes em inicio de curso e aqueles que já haviam cursado dois ou mais anos. Verificou-se que 34,90% dos entrevistados da UFPE afirmaram ter suas as expectativas voltadas à área de concursos públicos ou para outras expectativas não relacionadas na pesquisa; os alunos da UFRN, assim como os da UFPE, evidenciaram ter suas expectativas direcionadas para os concursos públicos (46,34%). Por fim indagou-se aos discentes das duas instituições se os mesmos se encontravam satisfeitos com o curso escolhido. Diante disto tanto os entrevistados da UFPE (50,00%) quanto os da UFRN (56,20%) alegaram estar satisfeitos com o curso (50,00%).

CONCLUSÕES:
As expectativas de uma pessoa sofrem influencia direta das experiências vivenciadas por esta. Assim, estas expectativas servem como direcionador em suas escolhas. Sabe-se, que a vida profissional é antes de tudo uma escolha, tornando-se salutar a identificação dos fatores que direcionam os indivíduos a optarem por determinada profissão. Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento e alteração das perspectivas dos estudantes de graduação está a localidade onde os mesmos residem. Os dados apresentados anteriormente possibilitaram observar algumas diferenças em relação às expectativas dos discentes que estão iniciando no curso, aonde na UFPE estes indicaram que suas expectativas em relação ao curso é a de realização de concursos públicos enquanto na UFRN se mostram indecisos. Constatou-se também algumas semelhanças, prova disso são as referentes á realização de concursos públicos, pelos alunos que já haviam cursado dois ou mais períodos, bem como o aferimento do grau de satisfação dos discentes, onde evidenciou-se uma semelhança para os percentuais apurados nas duas IES, que indicaram que estes estão satisfeitos com o curso escolhido. Ressalta-se que este trabalho não possui caráter conclusivo, ficando como sugestão a replicação do mesmo nos diversos Estados da Federação.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Estudantes, Satisfação, Nordeste

E-mail para contato: anderson.tales01@yahoo.com.br