60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística

AQUECIMENTO GLOBAL: TEXTOS VERDADEIRAMENTE CONVINCENTES!?

Ana Márcia de Lima1

1. Escola Aníbal Falcão


INTRODUÇÃO:
Nessa pesquisa , temos como objeto principal investigar se alguns textos, mas precisamente, em “Aquecimento: PE sente os efeitos” e “Aquecimento global preocupa”, apresentados no Jornal FOLHA, do dia 06 de abril de 2008, selecionados para estudá-los / analisá-los, têm, de fato, conscientizado os seus leitores sobre o caos que está preste a acontecer. A idéia de realizarmos essa pesquisa se deu pela preocupação que temos em relação à linguagem e os signos lingüísticos repassados em vários textos jornalísticos impressos que sempre os divulgam, mas vemos que o aquecimento continua aumentando. Então, questionamos: será que está havendo, realmente, uma conscientização geral, através daqueles textos, já que é um assunto tão sério? Assim, vemos que a relevância dessa pesquisa dá-se, principalmente, pelo caos que está se formando em nosso planeta, por falta também dessa conscientização.

METODOLOGIA:
Estudos, principalmente, em Rajagopalan (2003), Sourioux (2002), e reportagens diversas sobre essa temática; apresentação dessa pesquisa às Gestoras das Escolas que trabalhamos (Débora Feijó e Aníbal Falcão, em Recife / PE) para uma possibilidade de implementá-la; seleção dos alunos, independente de idade e série, para serem nossos informantes; realização de uma reunião com todos, a fim de expor os detalhes e os passos a serem realizados; diagnose dos conhecimentos a respeito do aquecimento global, através de um questionário escrito; análise das respostas “igualitárias”; interpretação escrita, pelos informantes, dos textos “Aquecimento: PE sente os efeitos” e “Aquecimento global preocupa”, apresentados no Jornal FOLHA de 06/04/2008; análise das respostas dadas aos textos interpretados; estudos lingüísticos desses textos e das respostas das suas interpretações, a fim de detectar a conscientização desejada; debate sobre os dados informativos e os respectivos signos lingüísticos expostos nos textos trabalhados; exposição / debate com a comunidade acadêmica, sobre a necessidade de uma conscientização maior, e apresentação de uma linguagem mais adequada para os leitores também mirins, a fim de que a conscientização comece dos pequeninos, e se torne uma cultura geral.

RESULTADOS:
A maior parte dos nossos alunos escuta repórter televisivo e lêem, algumas vezes, jornais impressos, mas não se sentem convencidos, pois a real situação quando acontece tem inúmeras opiniões. Então, sentem-se confusos. Durante as interpretações textuais e debates, percebeu que se tivesse acesso a textos diversos sobre essa temática, há mais tempo teria uma visão mais consciente, não provocando danos ao meio ambiente na sua própria casa. Inclusive, alguns já têm filhos e sentem que devem começar já a repassar para eles essa conscientização.

CONCLUSÕES:
Diante da implementação dessa pesquisa, acreditamos que deve haver textos para todos os públicos, principalmente, para as crianças, a fim de que haja uma cultura geral, para que elas tenham uma opinião formada em proteger o ambiente em que vivam , a partir dos seus próprios lares e ter, de fato, uma qualidade de vida melhor. Inclusive outros meios de comunicação, como a televisão, por exemplo, deveria investir mais em publicidades e propagandas para esse fim, pois o público tem muito mais acesso à televisão. Dessa forma, as crianças se tornariam adeptas à corrida para salvar o nosso planeta, porque se assim fosse, desde o início dessa preocupação, com certeza, não teríamos o risco de um verdadeiro caos nos dias atuais.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Aquecimento global, Meio ambiente, Textos convincentes

E-mail para contato: marcilima13@yahoo.com.br