60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

O LÚDICO A SERVIÇO DO AUTORITARISMO:ANÁLISE DISCURSIVA DE HINOS E CANTIGAS ESCOLARES ESCOLARES DAS DÉCADAS DE SESSENTA E SETENTA

Juliana Cássia de Souza1
Filomena Elaine Paiva Assolini1

1. Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP/ USP


INTRODUÇÃO:
A motivação para o trabalho surgiu quando, a partir de um trabalho realizado no segundo ano de pedagogia, notamos que as cantigas de roda, transmitam implicitamente alguns valores morais. De posse do material que subsidiou o trabalho, delimitamos nossos objetivos: investigar, com base na análise do discurso de “linha” francesa (A.D) o discurso pedagógico escolar que circulava entre 1965 e 1972,implícita e explicitamente, a partir de cantigas utilizadas e outros materiais disponíveis:como livros didáticos do período e manuais escritos para orientar os professores e de entrevistas realizadas com os mesmos. Escolhemos essa temática por acreditar em sua dupla relevância: primeiramente, do ponto de vista histórico, pela contribuição para uma melhor compreensão do discurso que circulou no cerne do sistema educacional brasileiro naquele período e, em segundo lugar, do ponto de vista pedagógico, já que a compreensão das práticas desenvolvidas antigamente pode colaborar para que nós, futuros professores, sejamos instigados a refletir criticamente não apenas sobre os conteúdos, mas também sobre os valores transmitidos durante o processo de ensino.

METODOLOGIA:
O corpus desta pesquisa foi constituído por livros e materiais didáticos utilizados pelos professores nas aulas de Educação Moral e Cívica, ao longo dos anos de 1965-1972. Livros de Registro, conteúdos trabalhados nessas disciplinas, letras de hinos e cantigas utilizadas pelos professores em suas aulas durante o referido período também integram nosso corpus. Além desses documentos, entrevistas semi-estruturadas e depoimentos orais desses educadores também fazem parte de nosso material de pesquisa; a partir desse amplo espaço discursivo, são concebidos como fragmentos correlacionados de linguagem e situação. Tais recortes constituem seqüências discursivas de referência, por nós analisadas.

RESULTADOS:
O trabalho de pesquisa nos mostrou que as letras das cantigas registradas no material disponível refletiam,de certo modo,os mesmos conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Moral e Cívica na época;ou seja,por meio de suas letras, as cantigas utilizadas não apenas durante as aulas de canto (orfeão), mas como em toda a rotina escolar das crianças, contribuíam para a inculcação de determinados valores. Através da contextualização histórica do período pós-ditatorial no Brasil, pudemos compreender como e em que medida os aspectos sócio-histórico-ideológicos influenciavam e determinavam os conteúdos pedagógicos trabalhados nas disciplinas de Educação Moral e Cívica. Nossas investigações mostraram que o discurso predominante no período de 1965 a 1972 caracterizou-se,fundamentalmente,pelo autoritarismo,impedindo tanto os educadores quanto os educandos de circular por outras zonas de sentido que não aquelas preestabelecidas pela escola enquanto instituição; muitos professores e alunos permanecem desde aquela época e até hoje, na posição de sujeitos enunciadores,que repetem discursos legitimados,discursos que muitas vezes não lhes fazem sentido algum: a ideologia nos dá a impressão de um sentido único,literal,evidente;a ideologia faz parecer natural o que é construído pela história.

CONCLUSÕES:
As formações discursivas nas quais os educadores e educandos podiam inserir-se naquele período histórico permitiam-lhes apenas reproduzir os sentidos institucionalmente prefixados:aqueles que enalteciam a estrutura social vigente.Assim,as letras de hinos e canções que circulavam dentro dos espaços escolares,tomadas e tratadas pelos professores como discursos “neutros”,“inocentes”,“lúdicos”,consistiam em discursos nos quais ecoavam e refletiam vozes e sentidos de formações ideológicas autoritárias.Podemos observar que,embora tenham transcorrido quarenta anos,na instituição escolar, o Discurso Pedagógico Escolar em seu viés autoritário ainda se faz presente de diferentes formas,seja pela imposição de interpretações e leituras cristalizadas,pelo impedimento de educadores e educandos ocuparem a posição de intérpretes historicizados,ou por práticas pedagógicas que não conduzem o educando a discussões,debates e análises.É fundamental que o educador conheça as práticas pedagógicas utilizadas em diversos momentos históricos,e as observe com um olhar crítico,analítico,a fim de encontrar subsídios para construir uma prática pedagógica mais completa,mais humana e,principalmente,que contribua para a formação de sujeitos questionadores,capazes de analisar criticamente sua própria realidade.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Análise discursiva, Discurso Pedagógico Escolar, Hinos e cantigas

E-mail para contato: ju_tecoara@yahoo.com.br