60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A IMPORTÂNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PROPOSTA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UDESC.

Mirian Giacomel2
Camila Zanovelo2
Fabriela Soriane dos Santos2
Jônatas André Soares Claro2
Arnildo Korb2

2. CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA


INTRODUÇÃO:
Distintos são os conceitos sobre meio ambiente, sustentabilidade, educação ambiental e saúde, o que pode ser explicado através da teoria das Representações Sociais. O projeto de Pesquisa “Meio Ambiente e Enfermagem” do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina buscou analisar dentro de várias interrogações como esses conceitos são trabalhados no Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) do curso. O entendimento e o reconhecimento de que os conceitos são mutáveis auxilia na construção e no fortalecimento da proposta educacional, especialmente quanto aos conceitos que norteiam a questão ambiental. A relevância do tema está nos subsídios teóricos que a investigação poderá fornecer às disciplinas que abordam a promoção da saúde e que destacam, como essencial, o cuidado com o meio ambiente.

METODOLOGIA:
A pesquisa, realizada de agosto de 2007 a março de 2008, de ordem qualitativa, teve caráter documental a partir do P.P.P. do curso de Enfermagem da UDESC e de uma pesquisa bibliográfica sobre Educação Ambiental em livros e em consultas de bases de dados como SCIELO e BIREME. Os dados e informações coletadas foram debatidos e analisados em sessões de orientação e nas discussões do grupo de pesquisa.

RESULTADOS:
A revisão bibliográfica das interpretações dos vários conceitos que fundamentam a educação ambiental na saúde, apontaram que: 1. Os conceitos e suas formulações são influenciados por questões históricas, culturais, ideológicas, sociais, econômicas e políticas. 2. As preocupações com o meio ambiente surgem a partir das necessidades de adaptação do ser humano às mudanças ambientais que põem em risco a vida humana. 3. O desenvolvimento de novas doenças ou o retorno das já erradicadas decorre além da falta de políticas públicas, da limitada noção que as atuais gerações têm da complexidade existente nos ecossistemas. 4. Os textos que relacionam a saúde humana com o meio ambiente, na maioria dos casos, apresentam um enfoque higienista, ou seja, desconsideram a existência de relações harmônicas e desarmônicas entre os seres humanos e os demais seres vivos. 5. O Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem considera, embora que de forma discreta, a existência de distintos conceitos para os temas investigados.

CONCLUSÕES:
O entendimento de que os conceitos mudam ao longo do tempo e que são influenciados por questões ideologias, sociais, culturais, econômicas e políticas permite compreender que o Projeto Político Pedagógico requer uma atualização constante dos referenciais teóricos, dada à questão das Representações Socais. As contribuições que a pesquisa oferece para a formação acadêmica são relevantes no sentido de entender a necessidade do fomento as pesquisas e de conhecer de forma mais aprofundada os documentos que sustentam os discursos e as práticas educacionais, especialmente nos cursos superiores que objetivam a promoção da saúde através do discurso da sustentabilidade ambiental.

Instituição de fomento: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação Ambiental, Representações Sociais, Saúde

E-mail para contato: miriangiacomel@yahoo.com.br