60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada

SALMOS ENERGÉTICOS EM DEUS MIX, DE LUÍS AUGUSTO CASSAS

Francimary da Silva França1
Elly Brandão da Silva1, 2

1. UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
2. Prof. Dr. / Orientador


INTRODUÇÃO:
A Literatura tem se constituído através dos tempos em constante diálogo com outras áreas do conhecimento, da cultura e da sociedade. E, em seu caráter diálogico, procurando representar a vivência humana, ela convoca em seus textos outros textos que fazem parte dessa cultura, através de processos de intertextualidade, e interdiscursividade. Neste relação, a Literatura reescreve textos e temas teológicos, mantendo assim uma interação e uma inter-relação com a Teologia. É através do texto que esses dois campos discursivos se cruzam, formando as redes de formulação discursiva e mantendo pontos de contato através de reescrituras e reformulações textuais. Esta pesquisa pretende, à luz dos referidos conceitos, examinar extratos textuais teológicos no livro de poemas Deus Mix: Salmos energéticos de açai com guaraná e Cassis, do poeta maranhense, Luís Augusto Cassas. Para realizar tal estudo consideramos as contribuições de Fiorin, que dá conta dos processos realizados pelos fenômenos relacionados ao interdiscurso, bem como das noções de figuras e temas discursivos. Reputamos ainda as asserções de Maingueneau no que tange as discussões relacionadas aos processos heterogêneos que constituem o discurso e as contribuições de Genette em, sua teoria da Transtextualidade.

METODOLOGIA:
O objetivo de tal pesquisa é identificar, analisar e interpretar os extratos teológicos presentes nos poemas de Luís Augusto Cassas, e as possíveis inter-relações entre seus poemas, seus salmos energéticos, e os salmos de Davi, da Bíblia, ressaltando de que maneira o texto Literário reescreve as figuras e os temas teológicos presentes nos poemas de Cassas, transformando-os, constituindo intrigantes heterodoxias.

RESULTADOS:
a pesquisa se constitui numa pesquisa bibliográfica e qualitativa, que intenta realizar-se a partir de um método de natureza comparativa, entre os poemas e os textos bíblicos, buscando examinar os recursos paratextuais, intertextuais e interdiscursivos que constituem os textos literários, os salmos energéticos, para, comparativamente, apontar reformulações e reescrituras presentes nos poemas.

CONCLUSÕES:
Podemos afirmar que a obra de Cassas de constitui intrigante reescritora de temas e figuras teológicas, convocando “textos sagrados” ou fazendo referência a discursos sobre os deuses das religiões, de modo que é frequente a presença de estratos teológicos nos poemas, a partir de reconhecidas relações intertextuais e interdiscursivas.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  TEOLOGIA, LITERATURA, DISCURSO

E-mail para contato: franceemarry@yahoo.com.br