60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO MUNICÍPIO DE AMPARO: O PROGRAMA "CIRANDA CRIANÇA".

Helena Maria Ribeiro Urbano1

1. Centro Universitário Amparense -UNIFIA


INTRODUÇÃO:
Neste trabalho realizamos uma investigação sobre o Programa Ciranda-Criança no município de Amparo-SP, com o objetivo de discutir a importância de políticas públicas que viabilizam projetos de educação não-formal nos municípios, os quais favoreçam a inserção de crianças das classes populares no universo da cultura mais erudita, enriquecendo sua formação como cidadãos, ampliando seus conhecimentos e habilidades e favorecendo seu aproveitamento escolar. Através de pesquisa de campo foram levantados dados os quais analisados apontam para a continuidade desse programa, já que seus resultados foram avaliados positivamente pelos sujeitos envolvidos. O Programa “Ciranda Criança”, implantado pela Secretaria Municipal de Educação teve início no ano de 2005, estando em pleno desenvolvimento atualmente. Nasceu da preocupação de se criar espaços e momentos para que as crianças e os adolescentes que freqüentam as escolas da Rede Municipal de Amparo pudessem ampliar seus conhecimentos culturais. Elaboramos o seguinte problema de pesquisa: em que medida o Programa “Ciranda Criança” viabiliza a aquisição de bens culturais aos alunos de Escolas Públicas do ensino fundamental, possibilitando aos mesmos o enriquecimento nos processos de aprendizagem e inclusão social?

METODOLOGIA:
Esta pesquisa resulta de um trabalho de iniciação cientifica desenvolvido no decorrer do ano de 2007, em escolas da Rede Municipal de Amparo. A metodologia constituiu-se em observações diretas da realidade (pesquisa de campo), análises documentais, registros de relatos de educadores, gestores, pais e recreadores, e entrevistas com pais e professores da educação formal e da não-formal (com roteiro, gravadas e transcritas). Realizamos um levantamento nas 13 instituições públicas onde funciona o Programa “Ciranda Criança”, que hoje atende aproximadamente 900 crianças dentro das atividades oferecidas: canto, teatro, flauta, ballet, italiano, karatê, artes manuais, dentre outras. Dentre as treze escolas, escolhemos três como amostragem.

RESULTADOS:
Analisando os bairros que envolvem as escolas pesquisadas, observamos que possuem características semelhantes. Com base em informações contidas nos projetos pedagógicos, foi possível constatar que são bairros onde residem famílias com menor grau de instrução escolar (ensino fundamental incompleto), sendo que muitos de seus moradores são migrantes vindos de diversas regiões do Brasil, os quais buscam no Município de Amparo uma melhoria na qualidade de vida . Desses, a maioria é assalariada com registro em carteira. Nas três escolas observamos que existe a mesma estrutura para que o programa possa ser realizado. Possuem salas de apoio onde são armazenados os materiais utilizados nas atividades. Essas salas oferecem grande espaço para que os alunos possam se movimentar e expor seus trabalhos. Os horários são flexíveis (manhã e tarde). Os professores da escola (educação formal) entrevistados afirmam que esse Programa tem ajudado muito na postura dos alunos que dele participam, pois se tornam menos faltosos das aulas. Os professores do Programa “Ciranda Criança” estão satisfeitos com os resultados obtidos. Relatam que este tem o intuito de complementar o ensino formal, proporcionando às crianças o conhecimento da cultura erudita, formando as mesmas para enfrentarem as diversas situações da vida, como timidez, afetividade, os problemas familiares e até mesmo problemas de relacionamento entre os colegas. Os pais entrevistados confessam que, apesar de observarem algumas falhas na organização e na comunicação, ainda assim atribuem elevado valor ao Programa, pela oportunidade que eles mesmos nunca tiveram e de que não disporiam de recursos caso tivessem que pagar por esses cursos. Para as crianças entrevistadas é nítida a alegria com que desenvolvem as atividades, e relatam que antes passavam o tempo livre assistindo televisão ou na rua com os amigos. Os resultados do programa são demonstrados dentro da escola através de apresentações preparadas pela própria direção, assistidas pelos alunos e aberta à comunidade. Também aparecem nos eventos, como o Festival de Inverno na cidade de Amparo, que ocorre todos os anos no mês de Julho.

CONCLUSÕES:
A educação não-formal desenvolve laços de pertencimento, ajuda na construção de identidades coletivas do grupo, e pode colaborar para o desenvolvimento da auto-estima e do empoderamento do grupo. (Gohn, 2006). Nesse sentido, constatando que a maioria das famílias que tem filhos participantes do Programa é pertencente à classe operária, entendemos que através do aprendizado de música, língua estrangeira, dança, teatro e/ou artesanato, esses cidadãos jovens levarão para a fase adulta um nível de conhecimento e habilidade que poderá lhes trazer benefícios tanto na esfera pessoal como profissional. O Programa “Ciranda Criança”, desde sua implantação, vem sendo avaliado positivamente pelos sujeitos envolvidos e, através das entrevistas, ficou demonstrado que suas expectativas estão sendo bem atendidas. Sendo assim, concluímos que o Programa “Ciranda Criança”, longe de parecer assistencialismo, precisa ser visto com seriedade pelas políticas públicas as quais, de modo responsável devem assegurar sua continuidade para os próximos governos, pois, de acordo com Barroso (2005): “É este o grande desafio que se coloca a todos os que continuam a acreditar na necessidade de provermos coletivamente um serviço público que garanta o pleno direito à educação e o acesso a uma cultura comum, para todas as crianças e jovens, em condições de equidade, de igualdade de oportunidades e de justiça social”.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  educação não-formal, políticas públicas, inserção cultural

E-mail para contato: helena.urbano@hotmail.com